quinta-feira, 26 de abril de 2012

Consórcio RAFALE chega a mais de 70 acordos assinados com empresas e universidades brasileiras

Porto Alegre, 25 de abril de 2012– O Consórcio RAFALE International, formado pelas companhias francesas Dassault Aviation, Thales e Snecma - Grupo Safran, promoveu hoje, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), o seu sexto seminário, dando continuidade ao aprimoramento da proposta de transferência de tecnologia para fabricação do caça RAFALE no Brasil. Cerca de 80 empresários e representantes locais compareceram para apresentar suas perspectivas e discutir possibilidades de parcerias entre empresas e entidades gaúchas e francesas.
 
Foram assinadas quatro cartas de intenção que complementam ou ampliam o conjunto de acordos já firmados pelo Consórcio e que se somarão às mais de 70 já protocoladas com mais de 50 entidades/empresas brasileiras. A GME Aerospace, representada pelo seu diretor Diógenes Inácio, assinou carta de intenção com a Dassault Aviation, visando parcerias na área de materiais compósitos caso o RAFALE vença o programa F-X2. A TAP Manutenção & Engenharia do Brasil assinou acordo de cooperação com a Dassault Aviation no setor de manutenção de peças da aeronave de combate RAFALE. A AEL Sistemas, sediada em Porto Alegre, aproveitou a oportunidade para prorrogar sua parceria bem sucedida com a Dassault Aviation. “Esse diferencial de offsets propostos pelo Consórcio RAFALE é o que irá permitir a absorção da tecnologia brasileira. Tenho certeza que temos esse potencial para expandir nossas capacidades, e a AEL é o melhor exemplo disso”, comentou Eduardo Lourenço Rodrigues, representante da AEL Sistemas.
 
Dentre as parcerias acadêmicas, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Dassault Aviation assinaram um acordo que prevê futuras parcerias nos setores de pesquisa, desenvolvimento e educação. Além disso, um workshop foi realizado ontem, 24 de abril, pela UFRGS e a Dassault Aviation para discutirem juntas as áreas para possíveis parcerias, dentre elas a projetagem baseada em computação de alta performance e a simulação ou aplicação de realidade virtual em projetos da indústria aeroespacial. As áreas de cooperação visadas pela parceria também irão abranger projetos educacionais, interação com universidades francesas, intercâmbio de alunos e conexões com aglomerados industriais franceses.
 
A relação de cooperação iniciada ontem reflete a constante preocupação do Consórcio RAFALE International e de seus parceiros em estar à frente dos processos de inovação e de preparar o futuro tecnológico brasileiro, por meio do estabelecimento de parcerias privilegiadas entre referências de pesquisa e educação francesas e brasileiras, dentre elas a UFRGS.
 
A iniciativa é parte dos esforços do Consórcio, que participa com o caça RAFALE do processo de escolha da nova aeronave de combate brasileira (Programa F-X2), de dar início ao programa de cooperação industrial que integra a proposta feita ao Brasil. A França é a única concorrente do F-X2 que oferece transferência de tecnologia irrestrita ao Governo Brasileiro e a companhias e entidades locais – os projetos de offsets e transferência tecnológica cobrirão mais de 160% do valor do contrato de aquisição das aeronaves. Entre 2009 e 2011 foram realizados outros cinco eventos semelhantes, nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Belo Horizonte, São Bernardo do Campo e Rio de Janeiro.
 
O diretor da Dassault Aviation no Brasil, Jean-Marc Merialdo, apresentou os diferenciais do programa RAFALE e comentou os planos do Consórcio para a indústria brasileira: “Este seminário foi um importante passo para nossa relação com empresas e universidades gaúchas, dando continuidade à série de eventos realizados em 2011, que reuniram mais de 600 empresários e grandes entidades brasileiras em nome da inovação e da tecnologia de ponta na indústria aeroespacial. É mais um passo no processo único de compartilhamento de tecnologia sem restrições proposto pelo RAFALE International.segurança nacional

Nenhum comentário: