quinta-feira, 15 de março de 2012

Londres apoia exploração de petróleo por habitantes das Malvinas


A Grã-Bretanha disse na quinta-feira que apoia os direitos dos habitantes das ilhas Falklands (Malvinas) de explorarem suas reservas petrolíferas, depois de a Argentina, que reivindica o arquipélago, ameaçar processar empresas que se envolverem nessa atividade.
"A exploração de hidrocarbonetos é um empreendimento comercial legítimo, e o governo britânico apoia os direitos dos ilhéus das Falklands de desenvolverem seu setor de hidrocarbonetos", disse um porta-voz da chancelaria.
"Essa é uma parte integral do direito à autodeterminação, expressamente contido na Convenção Internacional sobre Direitos Civis e Políticos", acrescentou ele, referindo-se a um tratado da ONU.
Uma guerra entre Argentina e Grã-Bretanha pela posse das ilhas está completando 30 anos, o que reaviva as disputas entre os dois países.
"Queremos ter uma relação plena e amistosa com a Argentina, como vizinhos no Atlântico Sul, mas não vamos ceder os direitos humanos e políticos do povo das ilhas Falkland", disse o porta-voz.
Segundo ele, Londres aceita discutir a soberania das ilhas, desde que seus 3.000 habitantes concordem.
(Reportagem de Adrian Croft) REUTERS ..segurança nacional

Nenhum comentário: