sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vega conjunto de foguete para viagem inaugural


Foguete europeu Vega está finalmente pronto para fazer seu vôo inaugural na segunda-feira.
O veículo de 30m de altura, concebido na década de 1990, vai lançar no que é chamado de vôo de qualificação do porto espacial de Kourou, na Guiana Francesa.
Ele vai levar nove satélites em órbita, mas o objetivo da missão é realmente para provar sistemas do foguete como todo o trabalho desenvolvido.
Vega foi desenvolvido para garantir o acesso europeu ao espaço para as classes de carga com peso inferior a 2,5 toneladas.
No momento, estes satélites menores tendem a andar convertidos ICBMs russos para entrar em órbita e às vezes eles podem esperar muitos meses para conseguir um lugar de lançamento.
Vega deve permitir que os operadores europeus a ter mais controle sobre os horários de seus projetos espaciais. Isso também significa que o valor do que é uma empresa extremamente high-tech irá retornar para a economia europeia, não para a indústria estrangeira.
"Vega dá à Europa a capacidade de lançar satélites de pequeno porte", disse Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia (Esa).
"As novas tecnologias - e em particular a miniaturização de tecnologias - estão fazendo para satélites cada vez mais pequena Isto é particularmente verdadeiro de satélites científicos, tais como a Terra espaçonave observação Assim, Vega tem uma perspectiva fantástica em frente a ela, desde que consigamos.". ele me disse.
O lançamento na Guiana Francesa está agendada para ter lugar 
  • Vega vai decolar a partir de um bloco renovado anteriormente utilizado pela Ariane 1
  • Os seus quatro estágios e carga útil de satélite são montados no local de lançamento
  • Satélites pesará a partir de uma 10s poucos kg, até um máximo de 2,500 kg
  • A "missão de referência" é um satélite de 1,5 t em uma órbita 700 quilômetros de alta polar
Haverá inevitavelmente um certo grau de nervosismo no controle de lançamento em Kourou vir lift-off tempo. De acordo com estatísticas compiladas pela consultoria aeroespacial Ascend , 58% (11 de 19) dos novos foguetes a partir de 1990 tiveram uma grande anomalia em seu primeiro vôo.
É por esta razão que os satélites realizadas em viagem inaugural de Vega foram todas dado um "passeio livre".
Stefano Bianchi, Vega da ESA, gerente do programa, explicou: "Claro, nós entendemos mais sobre [o caminho foguetes realizar hoje] - temos mais capacidade de modellisation, computadores, etc, mas é claro que ao nível do sistema que você tem coisas que você não pode testar no chão. E você tem que confiar no primeiro vôo.
"Você faz toda a verificação, você toma todas as margens em que é desconhecido, mas ainda assim o primeiro vôo é sempre um teste."
Vega é um veículo de quatro estágios. Seus três primeiros segmentos queimar um combustível sólido. Sua quarta e última etapa usa propelentes líquidos e pode ser parado e reiniciado várias vezes para obter uma nave espacial em órbita apenas o direito. O estágio também pode trazer-se para fora do céu - algo considerado muito importante nos dias de hoje, dada a preocupação crescente sobre detritos espaciais.
Processo de enrolamento filamentarNovas técnicas de produção utilizadas nos estágios Vega são projetados para reduzir custos e melhorar o desempenho
Uma inovação significativa é a maneira como os casos a motor são preparados para os primeiros três fases empregando uma fibra de grafite de alta resistência e de resina epoxi.
Avio, a fabricante aeroespacial italiana no coração do projeto Vega, criou uma instalação onde filamentos deste material pode ser enrolada na forma desejada.
"O uso de fibra de carbono é muito importante e nos permite reduzir custos e melhorar o desempenho, porque há menos peso em que a relação entre o quadro eo combustível", disse Avio CEO Francesco Caio.


".
Esa Vega espera um operacional para ser o lançamento de cerca de duas vezes por ano, transportando na sua maioria pequenos satélites científicos e de governo.
Vega vai tomar o seu lugar ao lado de seu "irmão maior" em Kourou - o Ariane 5 foguete de carga pesada, eo novo meio-lift "europeizado" foguete Soyuz que só recentemente começaram a lançar a partir do porto espacial.
Com todos os três veículos, a Arianespace, a empresa que administra Kourou, será agora capaz de oferecer aos operadores de satélite um passeio para qualquer tipo de nave espacial para todos os tipos de órbita - das baixas, pole-cruzamento órbitas utilizados pelas missões de observação da Terra, para o alta, locais geoestacionários favorecido por grandes plataformas de telecomunicações.
Preparação para o lançamento foi empurrando direito para cima contra a extremidade da janela de tempo disponível.
Se Vega deve ser necessário atrasar o vôo por meio da próxima semana por causa de questões técnicas, é muito provável que será convidado a se retirar por um mês ou assim.
Um foguete Ariane 5 foi reservado para lançar navio da Europa carga terceiro ATV para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 9 de Março e esta missão tem precedência sobre qualquer outra atividade em Kourou.
As idas e vindas freqüentes na estação de exigir um cronograma de tráfego cuidadosamente coordenados e isso não pode ser interrompida para a introdução de Vega - tão importante como ele é.

Nenhum comentário: