sábado, 11 de fevereiro de 2012

Irã perfil



O Irã se tornou uma república islâmica única em 1979, quando a monarquia foi derrubada e clérigos religiosos assumiram o controle político sob o líder supremo aiatolá Khomeini.
A revolução iraniana pôr fim à regra do Xá, que tinha alienado poderosas forças religiosas, políticas e popular com um programa de modernização e ocidentalização juntamente com pesada repressão da dissidência.Pérsia, o Irã era conhecido antes de 1935, foi um dos maiores impérios do mundo antigo, e que o país sempre manteve uma identidade cultural distinta dentro do mundo islâmico por manter a sua própria língua e mantendo a interpretação xiita do Islã.
Em 2002, presidente dos EUA, George W Bush declarou o Irã como parte de um "eixo do mal". Enquanto o sucessor de Bush, Barack Obama, abrandou o tom, Washington continua a acusar o Irã de tentar desenvolver armas nucleares.O Irã, que construiu sua primeira usina atômica - em Bushehr, no sul do país - com a ajuda russa, diz que suas ambições nucleares são pacíficas. Presidente Ahmadinejad diz que Irã tem um "direito inalienável" de produzir combustível nuclear.
Em 2010, a ONU decidiu impor uma quarta rodada de sanções contra o Irã sobre a questão. Dois meses depois, Teerã anunciou que os engenheiros tinham começado carregamento de combustível para a usina de Bushehr e descreveu isso como um marco no esforço do país para produzir energia nuclear.
A falta de progressos na questão nuclear aumentou a tensão com a ONU, EUA e União Europeia até 2011, e da União Europeia anunciou a proibição das importações de petróleo iraniano em janeiro de 2012. Como a UE compra 20% das exportações de petróleo do Irã, este foi um passo significativo. O Irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz, através do qual todos os petroleiros do Golfo passar, no caso de tal proibição.
O país tem uma abundância de recursos energéticos - reservas substanciais de petróleo e gás natural perdendo apenas para os da Rússia.
O Irã tem sido liderado por uma elite conservadora desde 1979, mas parecia estar entrando em outra era de transformação política e social com a vitória dos liberais nas eleições parlamentares em 2000.
Mas os reformistas, mantidos na defensiva política pelos conservadores poderosos no governo e judiciário, não conseguiu fazer bom em suas promessas.
Apoio do ex-presidente Mohammad Khatami para maiores liberdades políticas e sociais o fez popular entre os jovens - um fator importante já que metade da população está abaixo dos 25.
Mas suas idéias liberais colocá-lo em desacordo com o líder supremo, o aiatolá Khamenei, e linha dura relutantes em perder de vista estabelecidos tradições islâmicas.
As eleições de Junho de 2005 foi um golpe para os reformistas, quando Mahmoud Ahmadinejad, o prefeito de Teerã ultra-conservador, tornou-se presidente.
Polêmica de Ahmadinejad a reeleição em junho de 2009 e com a supressão violenta de protestos da oposição subseqüentes ainda mais ampliou o fosso entre conservadores e reformistas dentro establishment político iraniano.

Nenhum comentário: