terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Irã espera definir com AIEA pauta de encontro com 5+1

O governo do Irã espera fixar na reunião em Teerã com a missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a pauta do próximo encontro previsto com o Grupo 5+1 - coalizão de potências que negociam os rumos do polêmico programa nuclear da República Islâmica.O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, disse nesta terça-feira que os contatos com a missão de alto nível da AIEA - que chegou nesta segunda-feira a Teerã para dois dias de conversas - podem favorecer futuras negociações.
As conversas com a missão da AIEA, composta por cinco inspetores e liderada pelo diretor-adjunto para salvaguardas do organismo, Herman Nackaerts, "são para determinar o marco das futuras negociações e a cooperação com o Grupo 5+1", indicou Mehmanparast em sua entrevista coletiva habitual de terça-feira.
O Irã aceitou recentemente se reunir com o 5+1 - composto pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, EUA, Rússia, Reino Unido e França) mais Alemanha - para discutir sobre seu programa nuclear, mas ainda não há data para o encontro.
"Temos de esperar os resultados da viagem desta missão da AIEA para ver que efeitos pode ter em nossas negociações com o Grupo 5+1", acrescentou nesta terça-feira Mehmanparast. Segundo ele, "o Irã está preparado para as negociações (com o Grupo 5+1)", nas quais indicou: "As duas partes devem comparecer com um enfoque positivo e construtivo, com uma vontade de cooperação".
Sobre as relações com a União Europeia (UE), Mehmanparast expressou o interesse do Irã em estreitar os laços, mas indicou: "O fato de a UE, sob pressão dos EUA e Israel, aplique medidas hostis ao Irã naturalmente provocará nossa reação".
"O Irã quer desenvolver suas relações com todos os países, exceto com alguns que, devido à longa hostilidade, nos deixaram sem vontade de fazê-lo, como por exemplo os EUA", disse o porta-voz, que destacou ainda que as sanções não causarão efeito.
O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, indicou que a próxima reunião com o 5+1 será em Istambul, mas Mehmanparast afirmou nesta terça-feira que a antiga capital turca, embora seja a sede mais provável, ainda não foi confirmada.

Nenhum comentário: