quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Irã diz que pode atingir interesses dos EUA se for atacado


Reuters
MOSCOU - O Irã é capaz de lançar ataques militares contra interesses americanos em todo o mundo se a República Islâmica for atacada pelos Estados Unidos, disse o embaixador do Irã em Moscou nesta quarta-feira, 8.Os EUA tentaram forçar Teerã a abandonar um programa nuclear delicado impondo sanções contra o banco central iraniano e dando aos bancos americanos novos poderes para congelar os bens do governo iraniano.
O embaixador do Irã em Moscou disse que os EUA estariam cometendo um erro grave, similar ao suicídio, se arriscassem um ataque militar contra o segundo maior exportador de petróleo da Opep. Washington não anunciou tais planos, mas disse que uma opção militar estava sempre sobre a mesa se o Irã não fosse impedido de outra forma de desenvolver armas atômicas.
"Os americanos sabem que tipo de país é o Irã. Eles estão bem cientes da unidade de nosso povo", disse o embaixador iraniano Seyed Mahmoud-Reza Sajjadi em uma coletiva de imprensa em Moscou. "E é por isso que o Irã é totalmente capaz de fazer ataques retaliatórios contra os Estados Unidos em qualquer lugar do mundo", disse. "Mesmo se atacarem, temos uma lista de contra-ações. (Os Estados Unidos) ficariam desapontados com seu erro enorme".

Nenhum comentário: