sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bombardeiro tático SU-34: alta eficácia de combate


A Força Aérea da Rússia adotará nos próximos meses o novo bombardeiro tático SU-34. Em 2011 o avião passou os testes oficiais com sucesso.
O Estado já encomendou a produção de uma série de 32 destes aparelhos. No futuro, estes aviões substituirão a frota de bombardeiros táticos SU-24, diz o piloto veterano de provas Magomet Talboev.
"O SU-24 cumpriu as suas funções até ao fim, tornando-se obsoleto sob vários aspetos. O SU-34 é um avião que substituirá os bombardeiros táticos e os caças-bombardeiros. É o primeiro avião do mundo que oferece à tripulação chá e café na cabina, bem como a possibilidade de os tripulantes dormirem um pouco. É capaz de se manter no ar 24 horas por dia, o que faz toda a diferença, são possibilidades completamente diferentes. A potência de seus motores é enorme. Os anteriores modelos tinham a potência de 11 toneladas, e o SU-34 tem 16. Este aparelho é um verdadeiro avanço."
Segundo Roman Gusarov, editor-chefe do portal AVIA.RU, o SU-34 não é apenas um avião especializado mas sim um moderno sistema aéreo multifuncional, capaz tanto de atacar com eficácia alvos na superfície como também de travar combates aéreos:
"Comparado com o SU-24, a vantagem principal do SU-34 é o novo radar, que permite detetar alvos a distâncias muito maiores, identificá-los e atacar com mais precisão. Não há dúvida de que se trata de um avião de outra geração. O SU-34 tem um alcance efetivo significativamente maior, ele pode atuar em zonas muito mais distantes das bases e, se tomarmos em conta a possibilidade de abastecimento em voo, o seu alcance efetivo é duplicado."
O arsenal do SU-34 possui um amplo leque de armamento, a maior parte do qual é constituída por meios de destruição guiados e inclui mísseis de várias classes, bem como bombas aéreas de queda ajustável. Tem uma aerodinâmica excelente e tanques internos de combustível de grande capacidade. Os motores de dois circuitos econômicos com sistema digital de direção permitem voar a grandes distâncias, comparáveis com as dos bombardeiros estratégicos. Andrei Fomin, editor-chefe da revista Vzliót (Decolagem), afirma que o aparelho tem um futuro promissor pela frente:
"O termo bombardeiro tático está se tornando coisa do passado. Hoje temos aparelhos multifuncionais táticos, destinados não somente a bombardear mas também a lançar projéteis guiados contra alvos terrestres, marítimos e aéreos. A criação de sistemas multifunções hoje em dia é a principal tendência mundial, por isso pode-se dizer que a Rússia está na vanguarda do mundo. E o SU-34 é um perfeito rival do avião F-15E, que é amplamente usado pela força aérea estadunidense e exportado para vários países. Em princípio, em alguns parâmetros até pode ser superior, por ter sido adotado mais tarde."
Cerca de 70 por cento da frota de bombardeirosSU-24 existente será substituído pelo novo SU-34.Voz da Russia Segurança Nacional

Nenhum comentário: