quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Aviões não tripulados dos EUA matam 14 pessoas no Paquistão


Ao menos 14 pessoas morreram nesta quinta-feira e várias ficaram feridas em dois ataques com mísseis de aviões americanos não tripulados no reduto talibã paquistanês do Waziristão do Norte, segundo informaram meios de comunicação locais.
Os bombardeios ocorreram nas regiões de Spalga e Mir Ali, perto da fronteira com o Afeganistão, segundo os canais de televisão Geo e Khyber. Ao menos seis supostos insurgentes perderam a vida no primeiro ataque e outros oito no segundo, segundo estas emissoras.
O Waziristão do Norte é o local escolhido por grupos talibãs e redes jihadistas associadas à Al-Qaeda para se refugiar. O presidente americano, Barack Obama, considera os "drones" um dos principais instrumentos na luta antiterrorista, especialmente em países com os quais os Estados Unidos não estão tecnicamente em guerra, como o Paquistão.
No último dia 30, Obama reconheceu pela primeira vez em público que estes aviões atacam supostos membros da Al-Qaeda e do movimento talibã no Paquistão.
Anteriormente, o país colaborava de forma mais intensa para lançar estes bombardeios, mas durante o último ano as relações diplomáticas com Washington pioraram e agora Islamabad considera que os "drones" geram antiamericanismo. Os dois ataques coincidem com o início de uma cúpula em Islamabad na qual participam os presidentes do Paquistão, Irã e Afeganistão., fonte Segurança nacional
AFP

Nenhum comentário: