terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Raupp assume hoje ministério


Ministro tem como primeira missão definir novos diretores de AEB e Inpe; sindicato cobra reposição de pesquisadores
Arthur Costa
São José dos Campos/abr

Ex-diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antônio Raupp toma posse hoje como novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A cerimônia está programada para começar às 11h. Às 15h, ele recebe o cargo de Aloizio Mercadante (PT), que assume a pasta de Educação no lugar de Fernando Haddad (PT), que deixa o governo para se dedicar à sua candidatura à Prefeitura de São Paulo.
Uma das primeiras medidas de Raupp como ministro deve ser indicar seu sucessor na presidência da AEB (Agência Espacial Brasileira), cargo que o físico ocupava desde março de 2011.
A expectativa é que o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Thyrso Villela Neto, assuma interinamente a agência --ele tem sido o substituto eventual de Raupp.
“O professor Thyrso tem uma respeitabilidade muito grande dentro da comunidade científica, com bons trabalhos publicados. Só não tem aquele traquejo político”, disse o presidente do SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial), Ivanil Elisário Barbosa.

Experiência. Além do cargo que ocupa na AEB, Thyrso é pesquisador titular da Divisão de Astrofísica do Inpe. Ele trabalhou no Laboratório de Ciências Espaciais da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA) e foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira entre 2000 e 2002.

Escolha. A comunidade científica também aguarda o anúncio por Raupp sobre quem será o novo diretor do Inpe.
Depois de analisar uma lista com três candidatos, o então ministro Mercadante disse, na semana passada, durante visita ao Cemaden (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em Cachoeira Paulista, que a decisão sobre o novo diretor da instituição já estava tomada.
O presidente do SindCt não acredita que a mudança de comando no ministério altere a decisão. “Raupp participou da decisão (de Mercadante) por estar prestigiado dentro do ministério, prova disto é sua indicação. Não acredito que seu pensamento seja diferente”, afirmou Barbosa.
O VALE apurou que a lista com os três possíveis nomes à direção do Inpe seria formada por Petrônio Noronha de Souza, Márcio Quintino da Silva e Leonel Fernando Perondi.
Petrônio Noronha é o atual chefe do LIT (Laboratório de Integração e Testes). Perondi já foi diretor-substituto entre 2000 e 2005 e Quirino foi coordenador do Programa de Satélites do Inpe.

Desafios. À frente do MCTI, Raupp tentará resolver problemas conhecidos nas instituições de pesquisa. O principal deles, aponta o SindCT, é o déficit de profissionais no Inpe e no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), de 1.600 pessoas.
“Daqui a três anos, o número de profissionais nas duas instituições será um terço do que é hoje. Aqueles que estão prestes a se aposentar precisam transmitir conhecimento para os mais novos”, afirmou Barbosa.

FUTURO
2012 pode definir sucesso de projetos
Raupp assume o MCTI em momento decisivo para projetos considerados prioritários no setor. Este ano, o Inpe terá que lançar o Cbers-3, quarto satélite sino-brasileiro, que deveria ter entrado em órbita em 2007. Caso o prazo não seja cumprido, o governo chinês --que já pressionou o Inpe-- pode cancelar a parceria com o Inpe, instituto que gerencia o projeto.


SAIBA MAIS
PosseÀs 15h, Marco Antônio Raupp recebe cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação de Aloizio Mercadante, que assume então a pasta de Educação às 17h

AEBCargo até agora ocupado por Raupp poderá ser entregue interinamente ao atual diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Thyrso Villela Neto

Currículo
Thyrso é pesquisador da Divisão de Astrofísica do Inpe, trabalhou no laboratório de Ciências Espaciais da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA) e foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira entre 2000 e2002 

INPE

Uma das primeiras medidas de Raupp será o anúncio do novo diretor do Inpe, definida desde a última semana

Nenhum comentário: