sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O mais avançado navio de guerra da historia



O Destróier DDX é o resultado dos estudos iniciais de uma família de navios de guerra, que no início era chamada de DD21. Em dezembro de 2001, a marinha dos EUA emitiu um pedido de revisão da proposta para esse novo navio que foi renomeado de DDX, e será a base de uma família de navios de guerra de vários tamanhos, incluindo o futuro cruzador CGX. O objetivo desse programa é a substituição dos navios da classe Oliver H Perry (fragata) e do grande destróier da classe Spruance. Já em 2005 a o DDX recebeu sua designação oficial definitiva: DDG-1000.

O DDX será o mais moderno navio de guerra já construído, e seu desenho diferente, têm como objetivo diminuir sua assinatura de radar ou sessão cruzada de radar (RCS). Dessa forma, todos os seus sensores e antenas estão montados nas paredes do navio, de forma que o navio não possui mastros como encontrados nas classes anteriores. Outra coisa interessante sobre esse projeto inovador, é a incrível quantidade de sistemas autônomos que farão parte desta embarcação possibilitando diminuir, drasticamente, a tripulação necessária para a operação deste destróier para 95 homens, incluindo o destacamento aéreo dos helicópteros. Para se ter uma idéia, um navio da classe Spruance tem uma tripulação de 330 homens.

O radar será o novo radar multifuncional AN/SPY 3 MFR, de varredura eletrônica ativa projetada para preencher todas as exigências de controle de fogo e busca para a frota americana do século 21, tanto que esse moderno radar será instalado no novo porta aviões CVN 77, no futuro porta aviões CVNX, e no CGX. Uma capacidade importante desse novo radar é sua capacidade de detectar mísseis de cruzeiro com baixa assinatura de radar que estiverem atacando o navio. O alcance do SPY-3 está entre 450 e 500 Km. O SPY 3 proporciona controle de fogo para ao novo míssil Sea Sparrow ESSM, do míssil SM 3 Standard, e dos futuros mísseis de interceptação antimíssil. Em apoio a esse radar, existe ainda um radar VSR (Volume Search Radar) que executa busca no alcance acima do horizonte. A integração dos dois radares melhora a eficiência da cobertura do espaço aéreo e naval em volta do navio. Para guerra anti-submarino, o DDG-1000 está equipado com um sonar de banda dupla (alta e média freqüência) rebocado, que fica distanciado do navio para evitar que o som do próprio navio interfira na varredura contra submarinos inimigos, sendo que mais para o futuro haverá um novo sonar de casco montado no casco do navio que será eficaz contra minas em mar litorâneo.

O armamento dessa nova classe de navio, também representará uma revolução no combate naval. Dois canhões de um novo tipo, com calibre de 155 mm, será montado em duas torres com desenho discreto para baixa assinatura de radar. Esse canhão dispara um projétil guiado por GPS do tipo LRLAP que é um projétil guiado de ataque a alvos terrestres com alcance de 109 Km e que futuras versões terão esse alcance estendido para cerca de 180 km. Esse canhão consegue uma taxa de tiro da ordem de 10 tiros por minuto e a quantidade de munição transportada pelo navio é de 900 projéteis. Além desses canhões, está sendo montada, em todo perímetro do casco do navio, uma linha de vinte lançadores verticais quádruplos de mísseis, multifuncionais, capazes de lançar mísseis tomahawk, mísseis SM3 standard e a nova versão do Sea sparrow ESSM Esse lançador está sendo desenvolvido pela Raytheon e foi designado como MK 57 VLS. Para defesa aérea de ponto, serão instalados dois canhões automáticos de 57 mm BAE MK110. 


ESPECIFICAÇÕES


COMPRIMENTO : 182 mts
ALTURA: 24 mts
DESLOCAMENTO: 14264 Toneladas
PROPULSÃO: Turbina a gás
VELOCIDADE: 30 nós
TRIPULAÇÃO: de 95 a 150 tripulantes
ARMAMENTO: 20 lançadores verticais quádruplos PVLS MK-57 para mísseis de cruzeiro Tomahawk, mísseis antiaéreos SM-3 Standard e ESSM além de foguetes anti submarino de lançamento vertical ASROC. 2 Canhões AGS de 155 mm; 2 canhões MK-110 de 57 mm antiaéreos
AERONAVES: 2 Helicópteros Sikorsky SH 60 LAMPS ou 1 Helicóptero Sikorsky MH 60 R e 3 veículos aéreos não tripulados VTUAV RQ-8 A Fire Scout.
SENSORES: Radar AN/SPY 3 (MFR)
Radar de busca (VSR)
Sonar de dupla freqüência (HF/MF)
CUSTOS: A primeira unidade custará 2.5 bilhões de dólares, mas as posteriores terão um custo reduzido para 1.2 a 1.4 bilhão de dólares por unidade.

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