sábado, 14 de janeiro de 2012

Lanchas do Irã provocam navios dos EUA no Estreito de Ormuz


Lanchas de bandeira iraniana se aproximaram de um navio militar americano e outro da Guarda Costeira dos Estados Unidos "com um comportamento provocativo" no Estreito de Ormuz no início deste mês, informou nesta sexta-feira a emissora CNN.
O USS New Orleans, um navio anfíbio de transporte que navegava pelo Estreito de Ormuz na sexta-feira da semana passada, foi rodeado por três lanchas da Marinha iraniana até se situar a menos de 500 m da embarcação.
Os iranianos não responderam aos sinais de bandeira nem às advertências de rádio do New Orleans, e a falta de resposta significa o desprezo dos protocolos marítimos, disse um militar americano à CNN, que transmitiu imagens do incidente fornecidas pela Marinha.
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, usou sua conta no Twitter nesta sexta-feira para dizer que "as interações entre Estados Unidos e os navios da Guarda Revolucionária Iraniana são rotina", e acrescentou que "a postura do Irã é previsível e nossa vigilância, constante".
No mesmo dia, uma unidade da Guarda Costeira americana foi provocada por um navio e outras pequenas embarcações da Marinha iraniana a 120 km da cidade do Kuwait.
Segundo o militar americano, o pessoal iraniano a bordo das lanchas parecia portar fuzis AK-47 e pelo menos uma câmera de vídeo. Passado um tempo, a comunicação com o navio iraniano foi restabelecida e as embarcações menores foram se afastando.
Embora a Marinha dos EUA tenha abordagens rotineiras com forças navais iranianas há anos, os militares dizem observar uma ação mais agressiva nas últimas semanas por parte das embarcações da República Islâmica.

Nenhum comentário: