quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Irã está "a um ano" de ter material para bomba, diz ex-inspetor


Ao transferir a produção de urânio altamente enriquecido para uma nova instalação subterrânea, o Irã está agora a apenas um ano de ter material suficiente para uma bomba nuclear, disse um ex-chefe das inspeções nucleares da ONU.
Olli Heinonen escreveu, em artigo publicado nesta quinta-feira, que ter um estoque de cerca de 250 quilos de urânio enriquecido a 20 por cento - uma forma que em poucas semanas pode ser purificada para o grau de armas, de 90 por cento - não significava, no entanto, que o Irã possa fabricar uma bomba sem mais trabalho de engenharia.
O finlandês Heinonen foi vice-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) até 2010 e agora está na Universidade de Harvard. Ele fez a previsão dias depois de o Irã ter confirmado o início do enriquecimento de urânio a 20 por cento dentro da montanha Fordow, alimentando os temores do Ocidente de que Teerã está buscando armas atômicas.
Estimativas sobre quando o Irã poderá desenvolver tais armas são importantes, já que podem determinar o prazo que as potências terão para resolver o impasse nuclear de forma pacífica. Teerã diz que seu programa nuclear é pacífico.
O Irã diz que precisa refinar urânio ao nível de 20 por cento de puridade físsil, comparado com os 3,5 por cento normalmente usados para abastecer as usinas de energia nuclear, para um reator de pesquisas médicas em Teerã que produz isótopos para doentes com câncer.
Mas diplomatas ocidentais e especialistas questionam a credibilidade dessa justificativa e observam que adquirir a capacidade de produzir urânio a 20 por cento é um passo mais perto dos 90 por cento necessários para fazer material para armas.
"Se o Irã decidir produzir urânio no grau das armas, a partir do urânio enriquecido a 20 por cento, já terá realizado 90 por cento do esforço de enriquecimento necessário", escreveu Heinonen em um artigo para a revista Foreign Policy.
"O que resta fazer é abastecer o urânio a 20 por cento através de cascatas existentes e adicionais para chegar ao enriquecimento no grau de armas... esse passo é mais rápido do que os anteriores".
Até agora o Irã produziu urânio a 20 por cento em outra instalação na superfície, mas anunciou no ano passado que iria transferir essa atividade de alto grau para um local subterrâneo em Fordow, oferecendo melhor proteção contra ataques aéreos inimigos.
Reuters

Nenhum comentário: