sexta-feira, 20 de maio de 2011

Instalação do Motor Scramjet no Túnel de Choque Hipersônico T3

No início de maio de 2011, um dos módulos do motor “scramjet” (primeiro a ser desenvolvido no Brasil, medindo cerca de 1,0 m de comprimento), Fig. 1, está em fase de instalação na seção de teste do Túnel de Choque Hipersônico T3, o qual possibilita simular as condições de pressão e temperatura, assim como, a velocidade correspondente ao vôo real do Veículo Hipersônico Aeroespacial 14-X.


Atualmente, estão sendo instalados a instrumentação e os equipamentos que irão compor o módulo do motor “scramjet” para ensaio em túnel de choque hipersônico, tais como: suporte de fixação, transdutores de pressão, janelas de visualização, tanque de combustível (gás hidrogênio), cabeamento e ignitor.




O ignitor (tocha de plasma em desenvolvimento pela empresa turbotronics) possibilitará a manutenção da combustão do combustível com o Oxigênio, no motor “scramjet”, seja nos ensaios como durante o vôo atmosférico.

A imagem abaixo, Fig. 2, mostra a injeção de gás (argônio) através da tubeira do ignitor, que está instalado dentro da seção de teste do Túnel de Choque Hipersônico T3, para ensaios preliminares.

Arquivo do blog segurança nacional