sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Segundo site, drone dos EUA foi alvo de ciberataque no Irã


Segundo site Voz da Rússia a causa da queda de um avião não pilotado americano no domingo passado no território do Irã foi um ciberataque dos serviços secretos iranianos, comunicou a TV do Irã, exibindo no ar o aparelho despenhado.

O aparelho não sofreu danos visíveis. O avião não pilotado foi munido de sistemas sofisticados de observação, comunicação electrónica e radares. O aparelho podia ser utilizado, em particular, para tirar fotos de alta resolução, medir o fundo radioactivo e colher provas de ar. Os meios de comunicação social americanos informaram anteriormente que o avião foi utilizado para colher dados sobre estruturas do programa nuclear do Irã.

O impasse ocorre em um momento em que o Irã está buscando conter a reação externa ao ataque à embaixada britânica em Teerã por jovens, no último dia 29, ocorrida após o anúncio em Londres de que seriam impostas novas sanções ao banco central iraniano por conta das controvérsias em relação ao programa nuclear do país.
Em retaliação, o Reino Unido fechou sua representação na capital iraniana e determinou que todos os diplomatas iranianos deixassem Londres, medida que foi acompanhada por outros países da União Europeia, que chamaram seus embaixadores de volta.
Estados Unidos e Israel não descartam uma ação militar nas instalações nucleares iranianas se a diplomacia não conseguir resolver a disputa. O Irã rejeitou relatórios de Israel e Estados Unidos, com planos de ataque ao país, e advertiu que poderá revidar qualquer tentativa de invasão, atacando os interesses dos EUA no Golfo Pérsico e em Israel.

Nenhum comentário: