terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PIÑERA REITERA APOIO A ARGENTINA EM DISPUTA PELAS ILHAS MALVINAS


O presidente do Chile, Sebastián Piñera, declarou que seu governo “respalda e apoia” a Argentina no conflito com a Grã-Bretanha pela soberania das Ilhas Malvinas.
“A posição chilena é clara e firme, apoiamos os direitos da Argentina sobre as Malvinas e suas ilhas vizinhas por razões jurídicas e históricas”, afirmou o chileno em um comunicado divulgado à imprensa local.
Piñera comentou sobre sua vontade de promover um diálogo entre a Argentina e o Reino Unido “para encontrar uma solução definitiva a esta situação”.
O mandatário ainda disse torcer para que sua homóloga argentina Cristina Kirchner, que tomou posse para seu segundo mandato neste sábado, dê início a seu segundo período no poder “com o pé direito”.
As Ilhas Malvinas — conhecidas na Inglaterra como Ilhas Falkland –, são um território inglês, pelo qual a Argentina reclama posse desde o século XIX. Em 1982 os dois países travaram uma guerra por seu domínio e mesmo que o Reino Unido tenha sido vencedor, o governo argentino ainda reclama seus direitos sobre as ilhas.

Nenhum comentário: