sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ATD-X estará pronto em 2016





Caça «stealth» do Japão voará dentro de 5 anos
Um dos responsáveis do programa de desenvolvimento do demonstrador tecnológico ATD-X, afirmaram nesta semana, que o primeiro protótipo do caça stealth japonês estará pronto durante o ano de 2016, altura em que se realizará o primeiro voo da aeronave.

O Ten. General Yoshioka referiu que o Japão está a dar uma especial importância ao desenvolvimento desse projeto e que ele é neste momento vital para a defesa japonesa.
O general lembrou que tanto a Russia quanto a China possuem os seus proprios projetos de caça «stealth».
O Japão tem capacidade para detetar todos os caças de 4ª geração a distâncias seguras, mas não existem certezas sobre como se vão comportar esses radares perante a ameaça dos caças de 5ª geração, cuja principal característica é a furtividade.

Shinshin «Coração de Deus»

O projeto japonês, será desenvolvido pelo ministério da defesa e pela Mitsubishi, vai chamar-se Shinshin o que quer dizer Coração de Deus e será um caça de 5ª geração puro, que vai dispor de sistemas electrónicos de combate capazes de dar à aeronave capacidade para resposta imediata a todo o tipo de ameaça identificada.
Mas o ATD-X «Shinshin» não será o substituto imediato do Mitsubishi F-2 ao serviço da força aérea japonesa. Espera-se porém que seja a base para uma plataforma que deverá substituir aquelas aeronaves.

O futuro Mistubishi F3, deverá basear-se no projeto ATD-X, mas os militares japoneses contam com oposição tanto da opinião pública, que poderá não apoiar o desenvolvimento da aeronave, como além disso podem ainda contar com alguma pressão por parte dos Estados Unidos.

Várias correntes de opinião no Japão defendem o desenvolvimento conjunto com os Estados Unidos de um caça de sexta geração, que deixaria os futuros caças de 5ª geração a grande distância.
Tais sistemas contariam com sensores completamente revolucionários e introduziriam as armas de energia dirigida (raios laser) nas aeronaves, algo que se sabe já estar em estudo por parte dos norte-americanos.

Nenhum comentário: