terça-feira, 8 de novembro de 2011

Lockheed divulga novo relatório dos testes de voo dos caças F-35


O fato mais marcante do programa F-35 no mês de outubro foi o primeiro pouso vertical embarcado realizado pela aeronave F-35B “BF-2″ no dia 3 de outubro. (Foto: Lockheed Martin)
O programa de teste de vôo dos novos caças F-35 continua a fazer progressos. Desde a última atualização dos teste de vôo divulgado no dia 20 de setembro, os caças de quinta geração F-35 Lightning II, dentre todos modelos, realizaram 185 vôos de testes, elevando o número total de vôos de teste para o ano para 837.
A aeronave F-35B realizou também a primeira decolagem curta no dia 4 de outubro, a bordo do USS Wasp. (Foto: Lockheed Martin)
O grande destaque para o mês de outubro foi a conclusão dos testes iniciais de adequação do caça F-35B de decolagem curta / pouso vertical (STOVL) a bordo do navio anfíbio USS Wasp (LHD-1) na costa da Virgínia. O teste começou quando a aeronave BF-2 executou o primeiro pouso vertical embarcado no dia 03 de outubro. No dia seguinte, o BF-2 executou a primeira decolagem curta do Wasp. Durante a terceira semana de testes no mar, as aeronaves BF-2 e BF-4 operaram simultaneamente no navio. Combinadas, as duas aeronaves realizaram 72 decolagens curtas e 72 pousos verticais durante o período de teste de três semanas.
Os testes de lançamento com catapulta continuam em Lakehurst com a aeronave de teste F-35C “CF-3″. (Foto: Lockheed Martin)
Vários testes de vôo e marcos importantes de produção foram realizadas desde o último relatório:
  • Outubro foi o mês mais movimentado para os vôos na história do programa de ensaios em vôo do F-35, com as aeronaves executando 122 vôos. A aeronave F-35B, conhecido como BF-2, realizou 22 voos, o maior número já realizado por um F-35 num único mês.
  • As aeronaves F-35Bs completaram seu vôo de número 500 no dia 30 de setembro. Em outubro, a frota de caças F-35Bs executou o maior número de pousos verticais (73) num único mês na história do programa de ensaios em vôo, incluindo o pouso vertical de número 200 para o programa no dia 04 de outubro.
  • As aeronaves F-35A “AF-12″ e “AF-13″ de decolagem e pouso convencional (CTOL) foram entregues para a 33ª Ala de Caça da Base Aérea de Eglin, na Flórida, nos dias 19 e 26 de outubro, respectivamente. Isto significou a entrega da quinta e sexta aeronaves CTOL em Eglin e a entrega de 12 jatos no total do programa F-35 para o Departamento de Defesa em 2011.
  • A partir do dia 03 de novembro, a aeronave F-35C, a versão destinada para ser embarcada em porta-aviões, já havia executado 59 lançamentos bem sucedidos com catapulta e três pousos enganchados.
  • As aeronaves F-35C já realizaram 200 horas de vôo até o dia 22 de setembro.
  • A aeronave F-35A “AF-1″ alcançou o limite de velocidade máxima teórica do F-35, de Mach 1.6, pela primeira vez no dia 25 de outubro.
A 5ª aeronave de produção a ser entregue para USAF, o caça F-35A “AF-12″, no final de outubro. (Foto: Lockheed Martin)
O número de voos cumulativos totais dos testes de voo em 2011 são as seguintes:
  • Os jatos F-35A (CTOL) voaram 407 vezes.
  • As aeronaves F-35B (STOVL) completaram 296 vôos.
  • Os jatos F-35C (CV) voaram 134 vezes.
No total, as aeronaves F-35 já realizaram 1.432 voos até o dia 03 de novembro de 2011. (Foto: Lockheed Martin)
Desde o início de testes de vôo em dezembro de 2006, até o dia 03 de novembro, os jatos F-35s voram 1.432 vezes, incluindo os vôos dos modelos de produção e do AA-1, a aeronave de teste de voo original.

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