sexta-feira, 4 de novembro de 2011

batalha do Quênia com os islâmicos na Somália sucesso?

Por Peter Wilkinson, da CNNCNN) - Tropas quenianas estão lutando contra o grupo extremista islâmico Al-Shabaab na vizinha Somália, os ocidentais estão sendo orientados para estâncias turísticas do Quénia e os medos são elevados de ataques terroristas em Nairobi. Quais são as razões por trás dos distúrbios e que é provável acontecer a seguir?
Qual é a fonte da agitação?
Um estado de anarquia quase-existe na Somália por mais de duas décadas: o governo tem pouca autoridade, o conflito violento deixou milhares de mortos, eo país foi recentemente atingido por uma fome devastadora.
Piratas têm se aproveitado do vácuo de poder para se aproveitarem das grandes e pequenas embarcações na costa do país, mas ao longo dos últimos meses, Al-Shabaab militantes parecem ter acrescentado uma nova tática: o seqüestro de turistas estrangeiros e trabalhadores de ajuda humanitária no Quênia (embora alguns em Al-Shabaab negam envolvimento no rapto.) Al-Shabaab já gera dezenas de milhões de dólares por ano, em grande parte pelos portos controle ao longo da costa da Somália, de acordo com um recente relatório das Nações Unidas.
Como é que responderam ao Quênia seqüestros?
O custo da pirataria
Incursão do Quênia Somália poderia ser atoleiro
Respondendo a temores de que investidores estrangeiros e os turistas poderiam ser afugentados, as forças do Quênia, no mês passado entraram na Somália, dizendo que os seqüestros ameaçava a segurança e constituiu um ataque à soberania do Quênia. Forças do Quênia dizem que são em última análise, buscando tomar a cidade portuária somali de Kismayo, descrito pela ONU como um reduto-chave e fonte de dinheiro para a Al-Shabaab.
Qual tem sido a resposta?
A incursão tem levantado temores de represálias com a Al-Shabaab dizendo que considera uma afronta à soberania da Somália. No mês passado (outubro) da Embaixada dos EUA no Quênia afirmou ter informações credíveis de um ataque terrorista iminente contra estrangeiros. No dia seguinte, explosões gêmeas em Nairobi matou pelo menos uma pessoa.
Muitos se preocupam a ação fará com que o Quênia não menos seguro, mais assim. Analista de segurança Rashid Abdi, da International Crisis Group, disse à CNN: "Há um risco de que enquanto o argumento para ir em é parar o terrorismo, o contrário pode ser agora o caso Al-Shabaab terá agora o pretexto para atacar o Quênia.. "
Qual a probabilidade de operação do Quênia para ter sucesso?
Qualquer intervenção estrangeira na Somália é um grande risco, dizem os especialistas, que apontam para a história recente como prova, em malfadada América em particular "Black Hawk Down" missão em 1993, quando as forças dos EUA tentaram capturar um senhor da guerra local - resultando em muitas mortes em ambos os lados, a invasão da Etiópia apoiado pelos EUA que contribuíram para a ascensão do Al-Shabaab, e uma campanha longa e sangrenta da União Africano para controlar a capital somali Mogadíscio.
"Se houver qualquer coisa que aprendemos no último par de décadas é que a intervenção estrangeira, especialmente a intervenção militar, não funciona na Somália", disse Abdi.
Nosso principal objetivo é apenas para entrar, desmantelar a Al-Shabaab e sair.Alfred Mutua, porta-voz do governo queniano
Em grande parte do exército convencional do Quênia está sendo dificultado por fortes chuvas e capacidade Al-Shabaab para derreter no fundo. No entanto as autoridades dizem que sua operação deve ser mais em poucos meses. "Nós não queremos sair e ficar preso na Somália", porta-voz do governo queniano Alfred Mutua, disse. "Quando os Estados Unidos, Etiópia e outros foram lá, eles estavam tentando apoiar um governo existente. Nosso principal objetivo é apenas para entrar, desmantelar a Al-Shabaab e sair."
Qual é o pano de fundo a agitação?
Somália tem conhecido conflito apenas desde a queda de 1991 o ditador Mohamed Siad Barre, que havia tomado o poder em 1969, nove anos após a independência da Grã-Bretanha e Itália.Enquanto isso, a UE reforçou os controles de pesca na Europa, as frotas da Europa e da Ásia - muitos operando ilegalmente - deslocado para as águas do Leste Africano para os peixes. De acordo com muitos relatos, na ausência de qualquer patrulhas da marinha somali, as frotas saquearam as populações de peixes, dizimando a vida de muitos pescadores somalis.
Muitos desses ex-pescador desamparados "assumiu a responsabilidade em suas próprias mãos", segundo o Banco Africano de Desenvolvimento, e se virou para navios de seqüestro para compensar a renda perdida. A nova "indústria" foi rapidamente cooptado pelos senhores da guerra somalis e agora é uma gang-like, organizado hierárquica operação.
De acordo com a acadêmica William Jelani Cobb, "A Somália é como o Afeganistão, em que tínhamos um grande interesse no lugar durante a Guerra Fria e mais ou menos esqueceu-lo depois."
Em um artigo escrito para a CNN em 2009, em resposta ao seqüestro de um capitão de navio americano, Cobb escreveu: ". Parte da luta contra o terrorismo significa abordar as condições em que ela floresce extorsão e sequestro em alto-mar é certamente errado, mas, ignorando ... as ameaças ao abastecimento alimentar regional, que efetivamente criou um nicho para esses piratas ".
Se você tem uma grande guerra acontecendo, é difícil distribuir alívio. Atentados só aumentar o risco.Roger Middleton, pesquisador consultor em Programa de Chatham House para a África.
Como é que os distúrbios afetam a região?
Com a miséria a fome para milhões de pessoas causando no Corno de África, o conflito entre Al-Shabaab e as forças do Quênia é susceptível de prejudicar os esforços humanitários. Mesmo antes da incursão, os trabalhadores humanitários tiveram dificuldade para prestar socorro, de acordo com Roger Middleton, pesquisador consultor em Programa de Chatham House para a África.
"Se você tem uma grande guerra acontecendo, é difícil distribuir alívio. Bombardeios só aumentar o risco", Middleton disse, acrescentando que as discussões sobre o acesso entre os trabalhadores de ajuda e Al-Shabaab não eram susceptíveis de ser facilitado pelo conflito.
Como é que a comunidade internacional a reagir?
O governo queniano diz que a decisão de atacar foi o seu sozinho.Principais aliados ocidentais como os EUA eo Reino Unido têm sido rápidos a declarar publicamente que eles não estão ajudando nessa ação, embora os franceses dizem que vão ajudar. Na região, Ruanda e África do Sul emitiram declarações de apoio do Quênia.
"A comunidade internacional está a ser silenciosamente apoio", disse Middleton ", mas apenas porque eles não têm idéia do que fazer.
"Tenho certeza que os EUA e outros têm prestado assistência inteligência, mas não houve oferece esmagadora de apoio. A maioria dos governos acreditam que o envio de tropas para a Somália não é uma boa idéia, mas não há plano B, além do status quo.
"Seu raciocínio é que as forças Quênia poderia ser preso na Somália por muito tempo, ou pode haver uma campanha insurgente no Quênia em si Poderia ir horrivelmente errado -.? Quem sabe"

Nenhum comentário: