terça-feira, 8 de novembro de 2011

Asteróide gigante passar perto da Terra terca-feira



(CNN) - Um asteróide do tamanho de um porta-aviões vai passar Terra para no prazo de oito décimos da distância da lua na terça-feira, a maior aproximação à Terra de um objeto deste tamanho em mais de 30 anos.
A maior aproximação ocorrerá em 18:28 ET, quando o asteróide passa dentro de 202 mil milhas do nosso planeta, segundo a Nasa.
A agência espacial classificou o asteróide como um "objeto potencialmente perigoso."
Asteróide passar perto da Terra
Se o asteróide se chocar com a Terra, que poderia causar uma explosão e um megaton 4000 terremoto de magnitude 7,0, de acordo com cientistas da Universidade Purdue. Se caísse no oceano, poderia causar um tsunami de 70 metros de altura dentro de 60 milhas do local do acidente, dizem os especialistas.
No entanto, a rocha espacial, chamado Asteroid 2005 YU55, não representa nenhuma ameaça de uma colisão da Terra, de acordo com Programa Perto da NASA Earth Object.
NASA planeja estudar o asteróide com as antenas de radar Goldstone, no deserto do Mojave de Califórnia. Antenas Goldstone são radiotelescópios muito sensível usado para investigar os quasares, mapeamento por radar de planetas e cometas.
Cientistas pretendem reconstruir a forma do asteróide com uma resolução tão boa quanto 13 pés (4 metros), utilizando as antenas.Vários dias de operações de alta resolução também estão escalados no Observatório de Arecibo, em Porto Rico.
Também irá fornecer uma rara oportunidade para astrônomos amadores para observar diretamente um asteróide com telescópios ópticos.

Nenhum comentário: