terça-feira, 23 de agosto de 2011

Irã começa a levar centrífugas de urânio para bunker


Foto de satélite das instalações Fordow perto de Qom, Irã.
O Irã anunciou nesta segunda-feira que iniciou a transferência das suas máquinas de enriquecimento de urânio para um bunker subterrâneo perto da cidade sagrada de Qom.
“A transferência das centrífugas (da usina de) Natanz para Fordow (perto de Qom) está em andamento, sob total observação dos padrões”, disse Fereydoun Abbasi-Davani, chefe da agência nuclear iraniana, à rádio estatal Irib. “As instalações de Fordow estão sendo preparadas, e algumas centrífugas foram transferidas.”
O Irã anunciou em junho que iria levar a sua produção de urânio enriquecido para Fordow, desafiando os apelos internacionais para que o país abandone o beneficiamento de urânio — processo que, dependendo do grau de pureza, pode produzir material para usinas nucleares civis ou para armas nucleares. O Irã insiste no caráter pacífico das suas atividades.
O governo iraniano só admitiu a existência da instalação subterrânea de Fordow em setembro de 2009, depois de ela ser revelada por agências ocidentais de inteligência. A colocação das centrífugas em um bunker escavado numa montanha pode assegurar maior proteção em caso de ação militar dos EUA ou de Israel contra o programa nuclear iraniano.

Nenhum comentário: