segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Robô Spirit completa sete anos em Marte, mas há pouco para comemorar

estadão.com.br e AP


Nesta segunda-feira, 3, o veículo robótico Spirit da Nasa faz sete anos no planeta vermelho, mas há pouco para comemorar no momento. Não só ele está preso em um banco de areia, ele também não consegue se comunicar com a Terra desde março.




A agência não sabe ao certo se o robô está morto, mas continua na escuta, realizando checagens diárias na esperança de algum sinal do Spirit, que atolou na areia em abril de 2009.



Além de continuar escutando, o projeto também usa uma técnica de paginação chamada "Sweep e Beep" para estimular o robô a responder. No entanto, o período de pico de insolação (quando a chance resposta do robô é maior) acontece somente em março de 2011.



"Há uma possibilidade real de que o Spirit nunca mais acorde", disse Dave Lavery, responsável pelo programa de veículos robóticos de Marte da Nasa.



"Não estou pronto para dizer adeus ainda", disse o chefe da missão Steve Squyres. "Esse momento vai chegar um dia, mas ainda não é a hora."



Enquanto isso, seu "gêmeo", o robô Opportunity, está explorando a enorme cratera Endeavour, de 90 metros de diâmetro, que os cientistas acreditam conter pistas sobre o passado do planeta vermelho.

Nenhum comentário: