sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Submarino nuclear britânico encalha na costa da Escócia

AE-AP - Agência Estado


O mais novo submarino nuclear da Marinha Real da Grã-Bretanha encalhou na manhã de hoje no largo da costa da Escócia, mas o governo afirma que ninguém ficou ferido e que o acidente não foi sério. O submarino HMS Astute atingiu rochas ao largo da ilha de Skye, na costa oeste escocesa, e ficou horas encalhado até que rebocadores da Marinha Real levaram a embarcação para águas mais profundas durante a maré alta.







O submarino, que custou 1,57 bilhão de libras, é um dos 11 submarinos da frota britânica movidos a reatores nucleares e entrou em serviço em 2007. O Ministério da Defesa disse que o submarino estava iniciando uma missão de patrulha na costa escocesa quando ocorreu o acidente. O Ministério disse que o incidente está sob investigação.





"Este não foi um incidente nuclear", disse o Ministério, em comunicado. "Estamos respondendo ao incidente e podemos garantir que ninguém ficou ferido e que a embarcação continua impermeável. Também não houve sinal de qualquer impacto ambiental". O submarino Astute é armado com torpedos Spearfish e mísseis de cruzeiro Tomahawk. Segundo o ministério, o submarino obtém energia do próprio reator nuclear, que nunca precisa ser reabastecido durante seus 25 anos de vida útil. Normalmente, um submarino dessa classe leva 120 tripulantes.



Nenhum comentário: