terça-feira, 26 de outubro de 2010

Satélites Científicos

O INPE instituiu um programa para a construção de satélites de pequeno porte, visando atender a comunidade científica nas áreas relacionadas às atividades do Instituto, além de testar novos equipamentos e tecnologias.




Atualmente existem dois projetos inseridos neste programa, ambos vinculados à área de Ciências Espaciais e Atmosféricas:



EQUARS: Equatorial Atmosphere Research Satellite - Satélite para a Pesquisa da Atmosfera Equatorial.



A missão do Equars é realizar o monitoramento global da região equatorial da atmosfera terrestre. Os dados obtidos deverão ser aplicados no estudo dos fenômenos que ocorrem em nossa atmosfera e da sua relação com o clima espacial e a meteorologia.



MIRAX: Monitor e Imageador de Raios X - O Mirax é um satélite para pesquisa em astronomia, destinado a monitorar e coletar imagens de uma região do céu muito rica em fontes emissoras de raios X. Com ele pretende-se estudar fenômenos que estão entre os mais energéticos do Universo.



Há ainda um projeto que está atualmente em fase de redefinição, o de um satélite monitor do clima espacial, também vinculado às Ciências Espaciais e Atmosféricas.

Nenhum comentário: