quinta-feira, 28 de outubro de 2010

China constrói supercomputador mais rápido do mundo

Chamado Tianhe-1A, ele utiliza mais de 7 mil processadores gráficos e é 50% mais rápido que o anterior, dos EUA.


O supercomputador mais potente do mundo agora é chinês. Chamado Tianhe-1A, ele foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (NUDT, na sigla em inglês) e está instalado na cidade de Tianjin, onde será utilizado por cientistas de diversas áreas.



O supercomputador utiliza mais de sete mil unidades de processamento gráfico (GPUs) da linha Tesla M2050, da Nvidia, e 14 300 CPUs Intel Xeon. Ele tem um desempenho de 2,5 petaflops (bilhões de operações por segundo). Isso significa que é 50% mais rápido que o computador que até então ocupava a primeira posição, pertencente ao Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos.



O desempenho do Tianhe-1A equivale ao de 175 mil laptops ou 50 mil CPUs quadricore, o que, neste caso, consumiria mais de 12 megawatts de energia. Graças ao uso do processamento paralelo viabilizado pela GPU, o supercomputador chinês consome apenas 4 megawatts.



Supercomputadores são utilizados em missões que requerem altíssima precisão gráfica e matemática, como a descoberta de curas para doenças, previsão de fenômenos naturais de alta periculosidade como furacões e tsunamis, estudos de formação de galáxias e até mesmo em projetos da indústria, como design de automóveis e extração de petróleo.

Nenhum comentário: