terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ao menos 15 pessoas morreram nesta terça e três ficaram feridas em dois ataques com mísseis supostamente realizados por aviões não tripulados dos Estados Unidos

Islamabad, 14 set (EFE).- Ao menos 15 pessoas morreram nesta terça e três ficaram feridas em dois ataques com mísseis supostamente realizados por aviões não tripulados dos Estados Unidos na região tribal paquistanesa do Waziristão do Norte, informaram emissoras de televisão do país.




No primeiro dos ataques, ao menos três mísseis atingiram uma casa que seria ocupada por insurgentes, na região de Shawal, na fronteira com o Afeganistão. De acordo com a rede "Geo TV", 11 pessoas morreram neste ataque.



Horas depois, outro avião espião americano atacou a cidade de Miran Shah, no Waziristão do Norte, a cinco quilômetros da fronteira, e matou quatro pessoas, segundo fontes locais citadas pelo canal "Express".



Os ataques de aviões não tripulados dos EUA nas regiões tribais fronteiriças com o Afeganistão acontecem cada vez com mais frequência no Waziristão do Norte: já são cerca de 10 neste mês.



Esta demarcação, na qual buscam refúgio membros da rede Al Qaeda e facções talibãs tanto afegãs como paquistanesas, é a única do cinto tribal que não foi alvo de uma operação militar do Exército paquistanês contra a insurgência nos últimos dois anos, apesar da pressão dos EUA.



O Governo paquistanês rejeita em público estes ataques, enquanto os EUA não fazem comentários sobre eles, apesar de o programa estar sendo desenvolvido há anos e a imprensa fazer cobertura das ações.

Nenhum comentário: