quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aviso de Patrulha 'Albacora' é incorporado à Marinha

A Marinha do Brasil incorporou, este mês, mais um Aviso de Patrulha (AviPa), construído pela Indústria Naval do Ceará S.A (INACE). A solenidade, realizada no píer do Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE), marcou o batismo do navio, que recebeu o nome de AviPa “Albacora”, e sua transferência para o Setor Operativo.




Atracada ao píer, a nova embarcação recebeu o tradicional banho de champanhe, após o acionamento do dispositivo por sua madrinha, Vera Lucia Afonso Ramos, esposa do Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos.



Lançado ao mar no dia 09 de agosto, o AviPa contribuirá nas ações de Patrulha e Inspeção Naval e deve, também, ser utilizado em manobras de reboque de embarcações de porte semelhante, em tarefas de Busca e Salvamento (SAR) e em apoio a operações de mergulho livre e autônomo, ao longo do litoral sob jurisdição do Comando do 1º Distrito Naval, cuja sede fica localizada no Rio de Janeiro.



O nome da embarcação é originário de um peixe semelhante ao atum, encontrado em toda a costa brasileira, especialmente no Nordeste. O Aviso de Patrulha possui casco e superestrutura construídos em alumínio, 22,80 metros de comprimento e alcança uma velocidade máxima de 15 nós, com autonomia de três dias e um raio de ação de 300 milhas náuticas (cerca de 777 quilômetros). A sua tripulação é formada por um Oficial e cinco Praças.

Nenhum comentário: