terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os trabalhos de desenvolvimento do FOG-MPM ou MAC-MP

Vista lateral do FOG-MPM mostrando detalhe da saída de gases do motor. Os gases quentes não podem entrar em contato com a fibra ótica para evitar danificar e partir o fio. O FOG-MPM é um míssil guiado por fibra ótica bastante simples. Tem uma cabeça de busca por TV fixa e um motor foguete. Não usa GPS para guiagem de meio curso como os outros mísseis FOM da mesma capacidade.



Os trabalhos de desenvolvimento do FOG-MPM ou MAC-MP (Fiber Optic Guided Multi Purpose Missile - Míssil Anti-Carro de Múltiplos Propósitos) foram iniciados em 1985 pela AVIBRAS e revelado em 1989. O programa foi feito com fundos da própria empresa e com todos os componentes produzidos no país. Em 1989 foram realizados três lançamenos com um total de 8 até 1992 durante os testes.




O míssil tem um comprimento de 1,50 metros, 180 centimetos de diâmetro, peso de 33kg (24kg inicialmente), alcance de 10km que depois foi estendido para 20km em versões posteriores. A velocidade é de 150-200m/s e voa em uma altitude de cruzeiro de 200m. A cabeça de guerra tipo carga oca e pode penetrar 1.000mm de blindagem homogênea. Um "piloto" pode ser habilitado em 8 horas no simulador feito pela própria Avibras.
Lançamento de um FOG-MPM. O míssil sofreu críticas por ter um motor foguete que lança muita fumaça e por isso tem uma assinatura visual muito grande.





Versão naval terá altitude de cruzeiro de menos de 150m e alcance de 20km. Na década de 80 a Avibras estava oferecendo o míssil US$30 mil cada para um lote de 1.000 mísseis. Uma versão com alcance de 60km foi apresentada em julho de 2001.

Funcionamento auto-explicativo do FOG-MPM no campo de batalha. Os alvos são um carro de combate e um helicóptero. Após o lançamento o míssil sobe até 150-200m e o operador toma o controle do míssil que voa a velocidade subsônica até o alvo que é atacado pelo alto(parte menos blindada). A 200m/s um FOG-MPM leva 25 segundos para atingir 10km. Nesse intervalo de tempo um helicóptero desloca 1km a 150km/h e um veículo desloca 300m a 40km/h. É necessário um bom sistema de vigilância, reconhecimento e aquisição de alvos para evitar disparos as cegas e melhorar o aproveitamento do potencial do sistema. Oito mísseis podiam ser facilmente instalados em


um veículo 4x4 de 3/4 toneladas. O sistema só precisa de dois operadores.

lançador astros III da avibras
Em breve a Avibras deve apresentar o Astros III para lançar os missil de nova geraçao FOG-MPM de EMPREGO GERAL
NOVO MISSIL DA AVIBRAS ALCANCE
de 120 KM FOG-MPM AGORA COM GPS -TERMINAL FURTIVO A RADAR

Nenhum comentário: