sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ahmadinejad prevê ataque dos EUA a dois países do Oriente Médio

TEERÃ (Reuters) -- O Irã prevê que os Estados Unidos realizarão uma ação militar contra “pelo menos dois países” do Oriente Médio nos próximos três meses, disse o presidente Mahmoud Ahmadinejad à emissora estatal Press TV.




Na entrevista, gravada na segunda-feira, ele não esclareceu se o Irã seria um dos países atacados, e nem qual foi a origem das informações.



EUA e Israel não descartam a possibilidade de uma ação militar para conter o suposto desenvolvimento de armas nucleares iranianas. Teerã diz que seu programa nuclear é pacífico.



“Eles decidiram atacar pelo menos dois países na região nos próximos três meses”, disse Ahmadinejad em trechos da entrevista divulgados na terça-feira.



Israel, que supostamente possui o único arsenal nuclear do Oriente Médio, já bombardeou alvos nucleares do Iraque, em 1981, e da Síria, em 2007.



O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se refere à eventual arma nuclear iraniana como “a máxima ameaça terrorista” ao Estado judeu. Seu vice, Moshe Yaalon, diz que Israel ampliou suas capacidades militares para eventual uso contra inimigos em Gaza, Líbano, Síria e Irã.



Ahmadinejad afirmou que seu país tem “informações muito precisas de que os norte-americanos incubaram um plano, segundo o qual eles travam uma guerra psicológica contra o Irã.”
Dominance Missile - Technology (DRADM-T). O DRADM-T é um dos vários programas de desenvolvimento de tecnologias para o programa Joint Dual Role Air Dominance Missile (JDRADM) de um conceito de míssil de uso duplo ar-ar e ar-superfície. O DRADM-T foca em propulsão e controle.







Ele também criticou a ofensiva diplomática dos EUA por sanções internacionais contra o programa nuclear iraniano. Na segunda-feira, a União Europeia definiu uma nova rodada de punições ao país, inclusive bloqueando investimentos nos setores de gás e petróleo.



Washington já havia tomado medidas semelhantes, e a ONU adotou nos últimos anos quatro rodadas de sanções à República Islâmica.



“A lógica de que eles podem nos convencer a negociar por meio de sanções é simplesmente um fracasso”, disse Ahmadinejad


Low Cost Miniature Cruise Missile 

Nenhum comentário: