segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Irã vai fabricar em breve um sistema antimísseis equivalente ou superior ao S-300 russo, cujo contrato de entrega a Teerã foi suspenso por Moscou, anunciou nesta segunda-feira o general Heshmatola Kassiri, alto funcionário da defesa antiaérea do país.




“Em um futuro muito próximo, nossos especialistas vão produzir um sistema antimísseis que terá a mesma capacidade do sistema S-300, e inclusive maior potência”, declarou Kassiri à agência Irna.



“Produzimos nós mesmos todos os nossos equipamentos de defesa antiaérea. Em apenas um caso havíamos decidido importá-los. Era o sistema S-300 e os russos não nos entregaram o sistema por motivos injustificáveis”, completou.



Os países ocidentais e Israel pediram à Rússia que não entregasse o sistema antimísseis ao Irã. Moscou anunciou em 21 de outubro que o contrato estava interrompido.



A comunidade internacional acusa o Irã de tentar produzir armamento atômico sob o pretexto de um programa nuclear civil, o que o governo iraniano nega.







Num momento em que a comunidade internacional preciona o Iran para abrir mão de seu discurso belicista e de seu programa nuclear, novas e maravilhosas invenções brotam do deserto como cogumelos depois da chuva…





Recentemente o Iran tem declarado desenvolver armas revolucionárias, sistemas modernos e até mesmo mais poderosos que os “concorrentes” extrangeiros.



De fato pode-se averiguar que a indústria de defesa iraniana tem obtido exitos relativos uma vez que sofre embargos e restrições.



Porém muitos destes êxitos precisam ser relativisados uam vez que estão longe de se equipararem aos seus adversários, no caso o sistema S-300.



Os sistemas de armas iranianos ditos “avançados” ,em sua maioria tem se provado ser reinvenções de sistemasde armas dos anos 70 e 80, o que deixa muita dúvida sobre suas reais capacidades, salvo algumas poucas exceções.



No meu entender, o Iran tenta mostrar ao mundo e especialmente a sua opinião pública (que ao contrário do que se diz exerce forte influência no poder local) que o país está se tornando uma potência, porém este discurso hora ou outra será posto a prova e ai a história será outra.

Nenhum comentário: