sábado, 11 de janeiro de 2014

Navios da Frota do Norte russa atravessar o Canal

RIA Novosti.

Um esquadrão de navios da frota russa do Norte com a transportadora Admiral Kuznetsov à frente atravessou o Canal Inglês e continuou o seu curso em direção ao Estreito de Gibraltar, informou o comandante Yevgeny Kirilov, porta-voz da frota.
O grupo naval também inclui destróier anti-submarino Almirante Levchenko , o navio de desembarque Olenegorski Gorniak , o rebocadorNikolai Chiker e petroleiros Sergei Osipov e Kama.
"Recentemente, os navios foram repostos água e combustível no mar", disse Kirilov, acrescentando que os pilotos do grupo naval realizado vários voos a partir do convés do Almirante Kuznetsov .
Os navios da expedição da Frota do Norte russa começou em 17 de dezembro e terá como objectivo a hastear a bandeira de Santo André (bandeira naval russa) em áreas de importância estratégica.
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2014 SERÁ DECISIVO PARA A FABRICANTE SUECA DOS CAÇAS GRIPEN

Em 2013, a fabricante sueca Saab festejou o contrato de venda para o Brasil de 36 caças Gripen no valor de US$ 4,5 bilhões (R$ 10,7 bilhões). O ano de 2014 será, no entanto, decisivo. Para honrar uma encomenda no valor de US$ 13,89 bilhões (R$ 33,2 bilhões) de 60 caças Gripen para a própria Força Aérea Sueca, o Brasil ou a Suíça precisam concretizar ainda neste ano uma parceria com a Saab para o desenvolvimento da nova geração dos caças.
A Suécia precisa de parceiros para arcar com os altos custos de produção das novas aeronaves e garantir a estabilidade do projeto Gripen nos próximos anos. Por esse motivo, o governo sueco impôs uma aliança com um dos seus clientes internacionais como condição importante para a compra de 60 aviões Gripen para a própria Força Aérea da Suécia.

Uma claúsula especial do contrato especifica que, se nenhum outro país se unir ao projeto de desenvolvimento da nova geração de caças Gripen em 2014, o governo sueco pode cancelar a encomenda das 60 aeronaves. A suspensão do contrato seria uma grande perda para a companhia sueca.
Brasil ou Suíça
A aliança estratégica com o Brasil ou a Suíça poderá abrir as portas para a obtenção de novos contratos de venda dos aviões da Saab para outros países, como Dinamarca, Bulgária, Malásia e Coréia do Sul.
Na Suíça, foi decidido que a decisão do Parlamento para a aquisição dos caças Gripen vai ser submetida a um plebiscito popular. Antes de concluir um acordo formal para a venda das aeronaves, a Saab vai ter, portanto, que aguardar o resultado desse referendo, que está programado para o verão europeu. Ou seja, a partir do final do primeiro semestre neste ano.
No caso do Brasil, a previsão é de que o acordo final para a compra das 36 aeronaves suecas deva ser alcançado no fim de 2014. Depois do anúncio da escolha dos caças Gripen pelo governo brasileiro, em dezembro passado, começa agora um período de negociações da Saab com a Força Aérea Brasileira para a aquisição dos aviões. Só depois deste período, a Saab poderá assinar um acordo com o Brasil, seguido então pela ordem formal de compra do Gripen.
Para o Brasil, os benefícios da aquisição do Gripen para a indústria nacional de aeronáutica também devem ser significativos. O avião deve ser montado na Embraer e 80 % da estrutura do caça Gripen vai ser construída no Brasil – incluindo as asas do avião.
As estimativas preliminares são de que o desenvolvimento do Gripen deverá gerar cerca de 1.800 empregos na indústria aeronáutica brasileira. No total, 15 empresas brasileiras deverão estar envolvidas no projeto de montagem. Segundo o vice-presidente da Saab, Lennart Sindahl, as partes da aeronave produzidas no Brasil também vão abastecer outros mercados.
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terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Brasil vai começar a produzir drones em 2014

fabricantes de aeronaves não tripuladas. Murphy Systems, uma empresa criada por uma parceria de AEL Sistemas (subsidiária brasileira da Elbit Systems), Embraer e Avibras trabalhado protótipo do primeiro de âmbito nacional UAV Falcão, e sistemas de controle automatizado dessas aeronaves. Acordo com um relatório no site CartaCapitalbrasileira.
Intenção da joint venture, segundo a Embraer, é posicionar Murphy Manufacturers Association "aviões telecomandados Brasil". Como em outras áreas, a Embraer pretende marcar uma posição no mercado global de aviões de controle remoto (Sarp), estimada em 6,5 bilhões de dólares por ano.
Com esses planos ambiciosos, Murphy criou no âmbito da Estratégia Nacional de Defesa para ajudar a indústria brasileira em UAVs e desenvolvimento de novas tecnologias - alguns deles foram transferidos pela Elbit Systems, líder mundial no campo.
De acordo com a Embraer, Murphy pode desenvolver SARP pequena, mas concentra esforços na criação de aeronaves de médio e grande porte (mais de 228 kg / £ 500) para atender às necessidades do Exército do Brasil, seu principal cliente. Sociedade procura, portanto, desenvolver Sarp capaz de realizar "tarefas inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento. "
Entre os produtos de Murphy é o protótipo do VANT Falcão, desenvolvida pela Avibras, incluindo "Arquitetura de sistemas de controle, navegação, pouso e decolagens totalmente automatizadas." O projeto foi financiado pelos recursos do Exército, Força Aérea e Marinha. devido à possibilidade de uso particular, a joint venture também pretende investir neste mercado que está crescendo. Este exigências do mercado se concentrar em UAVs e monitoramento e controle ambiental, bem como de energia, petróleo e agricultura. No entanto, o uso civil de aeronaves não tripuladas, ainda precisa ser regulamentada para uma regulamentação adequada. operações de drones israelenses no Brasil começou há vários anos, . Quando há pelo menos dois drones que operam no país desde 2011 Nesse mesmo ano, o país assinou um acordo de 350 milhões de dólares com Israel para a produção de drones sobre a transferência total do solo brasileiro de tecnologia - um dos contratos foi com a indústria aeroespacial e mais tarde com a Elbit Systems. O objetivo do acordo era para exportar essas 
ferramentas, mas Israel vetou a venda dessa tecnologia para países como Venezuela e Bolívia.
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sábado, 4 de janeiro de 2014

Exército vai construir forte em GO para abrigar mísseis

AGÊNCIA ESTADO
ROBERTO GODOY
O Exército está criando em Formosa (GO) duas unidades especializadas de mísseis e foguetes para operar o Astros 2020, sistema de lançamento múltiplo desenvolvido pela Avibras Aeroespacial, de São José dos Campos (SP).
A nova base, o Forte de Santa Bárbara, vai receber o avançado míssil AV-TM com alcance no limite de 300 quilômetros - o primeiro da Força Terrestre, projetado e construído no País.
O programa prevê uma instalação de instrução, uma bateria de busca de alvos, os paióis de munições, e a revitalização do atual 6.º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes. As unidades terão, na área, um Comando e Estado Maior, uma bateria de Comando e três baterias de lançamento. Cada conjunto operaci0nal é integrada por 15 veículos: 6 carretas disparadoras, 6 remuniciadoras e ao menos mais três viaturas blindadas para o comando, a estação meteorológica e o apoio técnico.
O custo do complexo, abrangendo o núcleo habitacional para o pessoal permanente será anunciado até março. Só o desenvolvimento do míssil e do novo foguete balístico guiado AV-40, com 40 km de raio de ação, vai custar R$ 235 milhões dos quais R$ 195 milhões só para o AV- TM. O lote inicial será recebido em 2016. O programa exigirá cerca de R$ 1.246 bilhão, em etapas, até 2018.
Em nota, o Exército destacou que o Astros 2020 é a plataforma para que a Força tenha 'apoio de fogo de longo alcance com elevados índices de precisão e letalidade'. A navegação do AV-TM é feita por uma combinação de caixa inercial e um GPS. O míssil faz acompanhamento do terreno com um sensor eletrônico, corrigindo o curso em conformidade com as coordenadas armazenadas a bordo. Seu objetivo é uma instalação estratégica - refinarias, usinas geradoras de energia, centrais de telecomunicações, concentrações de tropa, depósitos, portos, bases militares, complexos industriais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo SEGURANÇA NACIONAL BLOG..SNB