domingo, 24 de fevereiro de 2013

Boeing compra negócio de microprocessadores da CPU Technology

Por Tatiane Bortolozi | Valor....SÃO PAULO - A unidade de Defesa, Espaço e Segurança da fabricante de aeronaves Boeing anunciou a compra do negócio de microprocessadores Acalis, da americana CPU Technology. O valor do negócio não foi revelado.
Os microprocessadores da Acalis permitem a conclusão de missões militares, em aeronaves tripuladas ou não, sem a interferência de ameaças de malware (softwares que danificam ou roubam informações), clonagem ou outras ameaças on-line contra a segurança de aeronaves.
A Acalis será integrada à divisão de aeronaves militares de ataque global da Boeing. A companhia, com sede na Califórnia, emprega 40 pessoas.
VALOR ...SNB

Licitação disputada pela Embraer nos EUA terá resultado em março

Por Virgínia Silveira | Valor.....SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - A Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf) deve anunciar em março o resultado da concorrência para a compra de 20 aviões de treinamento avançado e ataque leve, que serão usados em missões no Afeganistão, segundo previsão feita para as empresas que participam da disputa. Conhecido pela sigla LAS (Light Air Support), o programa de aquisição dessas aeronaves pode alcançar a cifra de US$ 1 bilhão com a encomenda de 50 aviões.
A Embraer, que havia sido declarada vencedora da licitação no começo do ano passado, participa novamente do processo com a aeronave turboélice Super Tucano. Sua rival, a americana Hawker Beechcraft (HB), também está no páreo com a aeronave AT-6, ainda em fase de desenvolvimento. No dia 19 deste mês, a HB anunciou a sua saída do “Chapter Eleven” (pedido de proteção contra falência), feito em maio do ano passado.
Segundo comunicado enviado para a imprensa nesta semana, a HB informa que saiu do processo de recuperação judicial bem posicionada para competir de forma vigorosa nos mercados de aviação executiva, missões especiais, treinamento e ataque leve. O plano de reorganização da empresa foi aprovado pelo Tribunal de Falências dos Estados Unidos no dia 1° de fevereiro e entrou em vigor no dia 15.
A retração da demanda por aeronaves executivas e uma dívida de US$ 2,5 bilhões levaram a HB a entrar com o pedido de proteção contra falência no ano passado. A empresa também fez uma tentativa fracassada de venda da sua área de aviação executiva para o grupo aeroespacial chinês Superior Aviation Beijing.
Em entrevista anterior, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, disse que o Super Tucano é o avião que oferece menor risco para o programa LAS e que o modelo atende perfeitamente a missão requerida pela Usaf para a concorrência.
“A nossa expectativa é realmente positiva. Desde que a concorrência seja justa e baseada em critérios competitivos, a Embraer tem muita esperança de ganhar novamente”, afirmou.
Pelas regras da segunda concorrência, aberta pela Usaf depois que a HB entrou na Justiça americana para impedir que o contrato fosse fechado com a Embraer, a empresa brasileira poderá ser favorecida, entre outras coisas, pelo maior peso que está sendo dado para a experiência comprovada do avião em operações de contrainsurgência.
O avião da concorrente americana só pôde demonstrar sua experiência como treinador, já que a nova versão de ataque leve At-6 ainda não está operacional. O Super Tucano, por sua vez, tem mais de 180 mil horas de voo, das quais 28 mil horas em voo de combate.
Em operação em nove forças aéreas da América Latina, África e Ásia, possui um total de 160 unidades entregues. Mesmo sendo um produto projetado e produzido no Brasil, o Super Tucano é um programa com impacto econômico forte para as empresas americanas.
Segundo a Embraer, cerca de 86% do valor em dólar do Super Tucano vem de componentes fornecidos por companhias ou países qualificados sob a lei “Buy American Act”, que exige um conteúdo americano superior a 50% para os produtos comprados fora dos EUA.
O parque industrial envolvido com o projeto reúne mais de 100 fornecedores de serviços e de componentes em 21 Estados americanos, o que corresponde a uma cadeia de fornecedores de 1.400 funcionários nos EUA.
“Na verdade, a Embraer adquire mais de US$ 2 bilhões em componentes fabricados por fornecedores americanos, suportando cerca de sete mil empregos nos EUA”, comenta a Embraer em seu site “BuiltForTheMission”, com informações dedicadas ao Super Tucano e à concorrência LAS. 
Caso seja a vencedora da concorrência, a Embraer pretende ainda construir uma fábrica na cidade americana de Jacksonville, na Flórida. No site sobre o Super Tucano, a empresa informa também que não serão criados novos empregos no Brasil como resultado de um eventual contrato com a Usaf para o programa LAS
VALOR ECONOMICO.....SNB

Empresários do Brasil avaliam riscos e oportunidades na Nigéria

Por Fernando Exman | Valo....ABUJA, NIGÉRIA - 
Empresários e autoridades brasileiras buscaram neste sábado criar oportunidades de negócios na Nigéria, em um seminário que reuniu cerca de 500 pessoas em Abuja. A Nigéria é o maior parceiro comercial do Brasil na África, e o governo nigeriano demonstrou às autoridades brasileiras o interesse de atrair empresas nacionais para investir no país.
A Nigéria quer, por exemplo, realizar parcerias para executar obras de infraestrutura, projetos de processamento de alimentos e segurança energética, construindo usinas de geração e linhas de transmissão de eletricidade. Abuja, por exemplo, sofre com constantes apagões diariamente. No entanto, a Nigéria não precisa de dinheiro para tirar esses projetos do papel, pois é um grande produtor de petróleo.
“É um caso diferente do que a gente vê na África. Aqui, o problema não é de capital”, explicou Rubens Gama, diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, que coordenou o seminário.
A Eletrobras avalia a possibilidade de participar da estruturação do sistema elétrico nigeriano e de projetos de transmissão de energia, disseram autoridades do governo brasileiro. Já construtoras brasileiras prospectam negócios em infraestrutura. A Andrade Gutierrez, por exemplo, é a primeira empreiteira brasileira a preparar a abertura de um escritório no país.
“O potencial é enorme”, afirmou Amauri Pinha, diretor comercial da Andrade Gutierrez.
Segundo o executivo, o governo nigeriano tem planos de elevar a capacidade de geração de energia do país em 40 mil MW até 2020. Atualmente, disse ele, a Nigéria tem apenas 5 mil MW de capacidade de geração instalada e gera de fato somente 3,2 mil MW. “É um plano muito ambicioso.”
Em reunião com o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, autoridades nigerianas disseram ainda que pretendem construir três centros industriais próximos a aeroportos do país. Estão tentando deixar de produzir apenas matérias-primas e gostariam da ajuda do Brasil para melhorar a infraestrutura e capacidade industrial dessas localidades. Pimentel prometeu realizar uma missão empresarial integrada também por investidores até o fim do ano.
AVES - Outro setor interessado em entrar no mercado nigeriano é o de exportação de aves, hoje fechado aos fornecedores estrangeiros. Segundo o gerente de relações com o mercado da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Adriano Nogueira Zerbini, o consumo anual de frango na Nigéria é de 2 quilos, enquanto no Brasil é de 45 quilos ao ano. “O potencial é muito grande.”
Um dos riscos de atuação no mercado nigeriano, entretanto, é o que autoridades e empresários chamam de “práticas heterodoxas”. No país, assim como em várias nações do continente, a corrupção é disseminada.
Uma alternativa sugerida por autoridades brasileiras é que os empresários fechem parcerias com companhias locais. “O empresário pode investir na Nigéria por meio de uma joint venture por causa de algumas dificuldades do mercado nigeriano”, afirmou o presidente da Associação Nigeriana de Câmaras de Comércio, Herbert Ademola Ajayi.
VALOR.... SNB

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Exército Brasileiro recebe últimos MSS 1.2 AC


Por Victor M.S. Barreira...
No mês de março, o fabricante brasileiro de sistemas de mísseis e outras tecnologias de emprego militar Mectron Engenharia Indústria e Comércio concluirá o fornecimento de sistemas de mísseis anti-carro portáteis guiados MSS 1.2 AC ao Exército Brasileiro (EB). Serão entregues os últimos 3 sistemas pela empresa, uma subsidiária da Odebrecht Defesa & Tecnologia (ODT). É desconhecida a quantidade de lançadores e mísseis adquiridos mas sabe-se que as proporções foram de 12 munições por unidade de tiro.
 
As características do MSS 1.2 AC permitem que este possa ser movimentado com facilidade (Mectron Engenharia, Indústria e Comércio)
 
No âmbito do programa de entregas, iniciado em utubro de 2012, foram recebidos também sistemas de simulação, equipamentos para sustentação e apoio, treinamento, documentação técnica e apoio logístico. Em março de 2012, o EB recebeu alguns protótipos para avaliação. Durante 2013, prevê-se que sejam iniciadas discussões com o EB para a aquisição de sistemas MSS 1.2 AC adicionais.
 
O MSS 1.2 AC desenvolvido em cooperação e sobre especificações do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), e compreende o posto de tiro que inclui um tripé que incorpora um sistema ótico da Opto Eletrônica, o tubo lançador e o próprio míssil. A unidade de tiro é operada por dois elementos, atirador e municiador, e tem um peso de 28 kg (míssil e tubo lançador pesam 23 kg). O míssil incluí a cabeça de guerra do tipo carga oca cujo explosivo é fabricado pela AEQ Aeroespacial, Química e Defesa (pertencente à Synergy Defesa & Segurança-SDS) sob especificação da Mectron-Engenharia, Indústria e Comércio e também o bastão propelente da Roxel (uma empresa conjunta da MBDA e do grupo Safran) montado na câmara de pressão pela Mectron-Engenharia, Indústria e Comércio. O míssil tem um calibre de 130mm e mede 1,5 metros de cumprimento. Seu alcance efetivo de até 3.700 metros a uma velocidade máxima de Mach 0.8. O míssil é capaz de penetrar aço blindado com cerca de 570mm de espessura. O guiamento do míssil em direção ao alvo é realizado por um feixe laser provido pela unidade de tiro.
 
MSS 1.2 AC aqui integrado a um veículo utilitário Troller (Mectron Engenharia, Indústria e Comércio)
 
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil recebe o mesmo sistema de armas desde meados de novembro de 2012, cumprindo assim um contrato celebrado em novembro de 2009. A entrega deverá estar concluída entre Junho e Julho do presente ano. Para o CFN, as proporções foram de 6 munições por unidade de tiro. Entre postos de tiro e mísseis, estima-se que possam ter sido adquiridos 500 sistemas pelos dois clientes (EB e CFN).
 
O sistema MSS 1.2 AC poder ser integrado em veículos de rodas blindados ou não blindados, permitindo-lhe uma maior mobilidade de operação. Para treinar os militares no emprego do MSS 1.2 AC, o seu fabricante desenvolveu um sistema de simulação que inclui o posto de tiro e o seu tubo lançador, interligados a um computador robustecido da Option Industrial Computers (OIC), onde corre uma aplicação informática que simula diversos cenários e zonas geográficas passíveis de emprego do sistema de míssil. Este foi também contratado pelo EB e pelo CFN.
 
O fabricante estuda incorporar diversas melhorias no MSS 1.2 AC, estas atualmente em fase de avaliação. Nas possíveis melhorias espera-se que sejam incorporadas na munição, cabeças de guerra nas configurações em "tandem" e "anti-bunker", o aumento do alcance do míssil para até 4 km, integrar à unidade de tiro o sistema de visão noturna e reduzir o seu peso.
 
Países da América do Sul, Africa e Oriente Médio demonstraram interesse pelo míssil anti-carro brasileiro.
 
Para treinamento, o posto de tiro pode ser conectado a um notebook robustecido onde são recriados diversos cenários de emprego (Victor M.S. Barreira)
.tecnodefesa.com.br...SNB

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Brasil e Namíbia querem expandir cooperação bilateral na área militar

Acompanhado de comitiva integrada por representantes de seu ministério e de empresários da indústria nacional de material militar, Amorim participou de reunião bilateral na sede do Ministério da Defesa namibiano. Durante o encontro, do qual participaram o ministro da defesa, Nahas Angula, e os principais chefes militares do país africano, foram discutidos vários temas relacionados à cooperação em defesa.

As delegações manifestaram a intenção de aumentar o número de exercícios militares, e também de ampliar os projetos conjuntos na área industrial, com o objetivo de melhorar a capacidade produtiva e operacional dos dois países no setor de defesa.

Nahas Angula fez uma breve exposição sobre o cenário geopolítico africano, destacando as preocupações de seu país com o aumento da pirataria, do tráfico de drogas, da pesca ilegal e de outras atividades ilícitas nas águas do Oceano Atlântico que banham a costa da Namíbia e de outras nações africanas.

Em resposta, Celso Amorim afirmou que o Brasil compartilha das apreensões namibianas em relação ao aumento das atividades ilegais. Durante a conversa, ambos concordaram em ampliar o trabalho conjunto bilateral, e no âmbito de foros como a Zopacas, para manter o Atlântico Sul como zona de paz e livre de ameaças.

Agradecimento presidencial

Após reunir-se com seu contraparte namibiano, Amorim foi recebido no palácio do governo pelo presidente do país, Hifikepunye Pohamba. O ministro brasileiro entregou a Pohamba uma carta da presidenta Dilma Roussef. No documento, Dilma reitera a disposição do governo brasileiro de ampliar a cooperação com o país africano em setores diversos, entre os quais o de defesa.

Depois de ler com atenção a carta, Pohamba afirmou compartilhar com a presidenta brasileira as mesmas preocupações e visões sobre a situação da África, de outras regiões do mundo, e sobre as relações entre os países. Em seguida, dirigindo-se ao ministro Celso Amorim, fez um sincero agradecimento ao Brasil pelo apoio prestado pelo país na constituição da Marinha namibiana.

De fato, há quase duas décadas, a Marinha do Brasil tem mantido um forte programa de cooperação com a força naval da Namíbia, que inclui desde a formação de oficiais e praças militares em escolas brasileiras até a doação e venda de navios. Como consequência dessa relação, muitos oficiais namibianos falam português, e outros se encontram atualmente fazendo cursos em instituições de ensino da Marinha.

No âmbito da cooperação, o Brasil mantém uma missão com cerca de 40 militares da Marinha, sediados no porto de Walvis Bay. Em abril deste ano, o novo navio-patrulha oceânico que será incorporado à Força Naval brasileira, o Apa, visitará Walvis Bay, onde deverá participar de operações conjuntas no mar com os militares namibianos. O Apa é o segundo navio-patrulha oceânico dos três adquiridos junto à Inglaterra a ser incorporado à Marinha do Brasil.

Além de encontrar-se com o presidente da Namíbia, Celso Amorim manteve encontros de trabalho com outras autoridades do país, entre as quais o primeiro ministro, Hage Geingob. Oficiais-generais e superiores das Forças Armadas receberam grupo de empresários brasileiros numa reunião em que estes últimos puderam apresentar alguns de seus projetos e produtos.

Integrante da comitiva brasileira, o comandante do Exército, general Enzo Peri, foi recebido por seu contra parte namibiano. Durante a visita, a comitiva brasileira contou com apoio da embaixadora do Brasil no país, Ana Maria Sampaio Fernandes. Antes de passar pela Namíbia, a comitiva esteve em Angola, também em visita oficial.Fotos: Luiz Gustavo Rabelo
Ministério da Defesa...SNB

Ataques cibernéticos expõem Oracle

Uma série de ataques cibernéticos, nas últimas semanas, a empresas como a Apple, Facebook e Twitter expôs falhas generalizadas em um dos componentes de software mais usados no mundo da computação, segundo especialistas em segurança.

As vulnerabilidades na linguagem Java, incorporada à maioria dos navegadores de internet a bordo de computadores pessoais e smartphones, deixaram a Oracle, sua proprietária, em status emergencial para corrigir os considerados maiores "furos" nas defesas de computadores pessoais e smartphones, em meio a uma crescente onda de ciberataques.

"Neste momento, usar Java é um pesadelo. A Oracle simplesmente não foi capaz de blindar todos os furos", afirmou Jaime Blasco, chefe de pesquisas da AlienVault, uma companhia que atua na área de segurança.

Criminosos e outras pessoas que tentam invadir sistemas empresariais ou governamentais montaram um cerco à Java, elegendo os sistemas escritos nessa linguagem como sendo, atualmente, os mais fáceis pontos de ataque, disseram Blasco e outros especialistas em segurança.

Em uma decisão incomum, a Apple admitiu, na semana passada, que laptops usados por alguns de seus desenvolvedores foram infectados por um código prejudicial, introduzido por atacantes que tinham explorado uma falha em Java. Isso veio na esteira de anúncios similares feitos pelo Facebook e pelo Twitter, e é o terceiro problema envolvendo Java que foi amplamente comentado no ano passado.

A crise em formação obrigou a Oracle a deflagrar neste ano um esforço para reparar as falhas que têm surgido.

Em um dos esforços mais abrangentes possíveis desse tipo, a companhia desenvolvedora de programas de bancos de dados dos Estados Unidos liberou, no início deste mês, correções para cerca de 50 problemas diferentes. Além disso, duas semanas depois, divulgou outras cinco correções.

A companhia também está planejando a distribuição de correções emergenciais adicionais para abril, juntamente com uma atualização extra que anteriormente estava programada para junho. Empresas desenvolvedoras de software fazem correções com uma frequência mínima, uma vez que elas obrigam as empresas usuárias a atualizar todas as máquinas de seus funcionários a cada mudança.

Os problemas da Oracle são semelhantes aos que foram enfrentados pela Microsoft no início de 2000, quando a proliferação de furos na segurança no Windows XP indicava que um usuário de microcomputador desprotegido poderia esperar ser infectado com um vírus apenas segundos após conectar-se à internet, disse Kevin Mahaffey, cofundador e diretor de tecnologia da Lookout, uma empresa de segurança móvel.

A Oracle assumiu o controle da linguagem Java quando adquiriu a Sun Microsystems, em 2010, e problemas com o software estão profundamente enraizados há anos, segundo afirmaram pessoas familiarizadas com a linguagem.

Mas assim que as falhas são reparadas, novas são expostas. "Tem aparecido um problema crítico após outro", disse Chris Eng, vice-presidente de pesquisas da Veracode, outra empresa de segurança. Pessoas que procuram atacar os sistemas de computador criaram um estoque de problemas não detectados que usam como arma cibernética assim que velhos furos são sanados, disse ele. (Tradução de Sergio Blum)...Richard Waters e Tim Bradshaw
Financial Times..SNB

Base na Antártida tem novo sistema




Instalado pela Oi, sistema vai permitir acesso à internet, telefonia móvel e transmissão de TV a cerca de 70 pesquisadores e militares que vivem na estação....A operadora Oi inaugurou, ontem, em parceria com o Ministério das Comunicações e a Marinha, um novo sistema de telecomunicações para a Estação Antártida Comandante Ferraz, base brasileira na Antártida incendiada em fevereiro do ano passado.
A empresa já mantinha sistema semelhante na estação desde 2006, mas a infraestrutura foi destruída pelo incêndio que deixou dois mortos.
O novo sistema, criado para suportar o clima adverso da região, que chega a 20 graus negativos, permitirá que os cerca de 70 pesquisadores e militares instalados na base tenham acesso a serviços de internet, telefonia móvel e recepção de sinal de TV.
Instalado após um mês de trabalho de técnicos da empresa que viajaram ao local, o serviço tem antenas com sistema anticongelante, modems, roteadores, terminais para gerenciamento da estação, pressurizador e antenas de transmissão e recepção de sinais de telefonia móvel. Também foi reconstruída uma estação terrena de satélite para ligar a base à rede da Marinha.
"Os equipamentos permitirão que as pessoas que estão aqui possam se comunicar com seus familiares", disse o comandante da Marinha Julio Soares de Moura Neto, por videoconferência, da Antártida.
De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o custo de uma ligação da Antártida é igual ao de uma chamada local.
O governo brasileiro já liberou R$ 40 milhões para a estação, que ainda não foram totalmente gastos, informou o comandante Moura Neto. A expectativa é que a reconstrução da base custe € 40 milhões (em torno de R$ 105 milhões) e que a estação retorne à sua operação normal em 2014.
O comandante da Marinha afirmou que será promovida uma licitação para a construção de uma nova base na Antártida na segunda metade do ano, com o início das obras previsto para novembro ou dezembro.
O evento de lançamento do serviço ocorreu no edifício do centro de gerência de rede da Oi no Rio de Janeiro. Pedro Ripper, diretor de inovação da operadora, não informou o investimento feito pela empresa. Não houve custo para o governo.
No último ano, os militares e pesquisadores que retornaram à base na Antártida para retomar suas pesquisas tinham acesso à internet e ao telefone com a ajuda de uma antena via satélite montada e desmontada diariamente.
Luciana Bruno...NOTIMP..SNB