sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Quando a cooperação é mais prejudicial que benéfica


Em 31 de outubro de 2012, teve lugar o primeiro voo de um novo caça chinês, J-31, construído na empresa aeronáutica em Shenyang.

Não há dados exatos sobre o novo avião. Mas, a julgar por imagens publicadas, é um caça bimotor leve, parecido com o MiG-29 ou com o F-16. O novo avião é equipado com os motores russos RD-93 ou, menos provavelmente, com seus análogos chineses WS-13.
Dos fatos conhecidos pode ser tirada a conclusão de que o J-31, tal como a primeira máquina chinesa de nova geração, o J-20, imita diretamente tecnologias estrangeiras. A produção em série de caças J-11 testemunha abertamente esta tendência. Estes aviões são praticamente uma cópia dos Su-27SK de projeção soviética, fornecidos em tempos à China.
Destaque-se que o problema de copiar armamentos soviéticos e russos surgiu há muito e não se reduz apenas ao Su-27.
TChina está construindo dezenas de bombardeiros porta-mísseis... endo recebido ainda em 1940-1960 grandes quantidades de armamentos soviéticos e várias linhas de produção, a China começou a construir dinamicamente os equipamentos desenvolvidos nos tempos soviéticos, não suspendendo a construção após o agravamento das relações e a suspensão da cooperação técnico-militar entre a URSS e a China nos anos 60.H-6A China produziu e, na medida de suas possibilidades, desenvolveu modelos de armamentos de todas as espécies – armas de fogo, lança-minas, sistemas de artilharia, veículos de combate blindados, inclusive tanques, sistemas de defesa antiaérea e, finalmente, bombardeiros porta-mísseis de longo curso Tu-16 que, sob o nome de H-6, continuam a constituir a base da aviação estratégica da China.
Todos estes armamentos eram exportados. O material bélico produzido na China foi utilizado (e continua a ser) por países em desenvolvimento ou por aqueles que não podiam comprar armas à União Soviética ou ao Ocidente, tais como a Albânia, Camboja de Pol Pot e outros. Fuzis automáticos AK-47 e metralhadoras DShK de fabricação chinesa eram fornecidos a quaisquer “frentes de libertação” de lemas e a reputação duvidosas.
Estas armas eram utilizadas também contra a URSS, em particular, no Afeganistão: a esmagadora maioria dos armamentos de fogo utilizados por combatentes afegãos foi produzida na China.
Os sistemas soviéticos continuaram a ser copiados após a normalização das relações entre Moscou e Pequim. A China fabricou análogos de modernos mísseis de cruzeiro, de motores de aviação e, finalmente, dos caças Su-27 mencionados acima.
Infelizmente, por enquanto, as relações entre a Rússia e China nesta esfera continuam a não estar regularizadas.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Voo não tripulado: Seminário exibe novas aplicações e discute regulamentação de uso da nova tecnologia

Uma das versões do Falcão proposta pela Avibras é destinada à vigilância marítima-Notar as novas carenagens que abrigam as antenas SATCOM e do radar de vigilância marítima. Estes aparelhos serão utilizados na região do Pré-Sal-Imagem Avibras..
Promovido pela MundoGEO, empresa especializada em soluções integradas de mídia e comunicação voltadas para o setor de atividades geoespaciais, aconteceu no dia 25 de outubro último no Bourbon Convention Ibirapuera, São Paulo, um seminário presencial e online sobre Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). Com ênfase no setor de mapeamento (fotogrametria e levantamentos aéreos especiais, entre outros) nas áreas de meio ambiente, florestal, agrícola, infraestrutura, gestão territorial, entre outras, o evento contou com a presença de palestrantes envolvidos com pesquisas, desenvolvimento, fabricação e comercialização de VANTs, bem como no processo de regulamentação operacional dessas aeronaves tanto para uso regular no setor de segurança e experimental quanto no campo comercial. Entre eles figuraram os nomes de Onofre Trindade Junior (Pesquisador da USP), Renato Bastos Tovar (gerente de projetos  da Avibras), Ailton José de Oliveira Junior e Lívia Camargos Rodrigues de Oliveira (Especialistas em Regulação de Aviação Civil da ANAC) e Floriano Peixoto (Pesquisador do Projeto Albatroz da Universidade de Santa Catarina-Unisanta).Além da apresentação de modelos de aeronaves não tripuladas e tecnologias aplicadas nas áreas já mencionadas, um dos pontos que despertou mais interesse nos participantes do seminário foi à questão da regulamentação da operação de VANTs em um espaço aéreo que terá que ser dividido com aviões comerciais e utilizados pela aviação geral (entre eles, executivos, táxi aéreo, de treinamento de pilotos civis, desportivos e de pulverização agrícola), bem como helicópteros.
Segundo Lívia Camargos Rodrigues de Oliveira, disciplinar a operação de VANTs no Brasil é uma necessidade, incluindo a criação de licenças especiais para voos com aparelhos experimentais ou usados como plataformas envolvidas em experimentos de diversas naturezas. Em novembro de 2011 foi expedida pela ANAC uma autorização especial para que o Departamento de Polícia Federal empregue VANTS em suas operações, notadamente nas tarefas de vigilância e controle de fronteiras.
A tecnologia aplicada atualmente em VANTs já alcança refinados metodos de navegação e controle. Na imagem um laptopo utilizado para controlar um miniVANT de sensoriamento remoto-Foto Ivan Plavetz
A questão de regulamentação da operação regular de VANTs esta sendo estuda a nível global, sendo que a quantidade de obstáculos e de soluções que terão que ser implementadas para chegar-se a esse objetivo torna a tarefa complexa, e ao mesmo tempo, urgente por força do rápido crescimento dessa atividade aérea. Essa meta esta sendo perseguida não somente pelos países emergentes, mas também, pelos Estados Unidos e países desenvolvidos da Europa.
As medidas que serão implementadas para a regulamentação brasileira em discussão deverão ser divididas em fases de curto, médio e longo prazo.
Em curto prazo esta sendo aguardada a divulgação de um roadmap (plano de metas) brasileiro de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS) atualmente em elaboração conjunta pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e ANAC, o qual apresentará as expectativas das autoridades para regulamentação no Brasil, incluindo datas prováveis de conclusão. Adicionalmente, deverá ser implantado um fórum presencial , iniciativa ainda em fase de estudos, com o objetivo de discutir com a sociedade em um ambiente centralizado a regulamentação de RPAS. Neste ponto cabe esclarecer que RPAS (sistema comumente chamado internacionalmente de UAS-Unmanned Aerial System) é a sigla que esta sendo utilizada pelos organismos brasileiros para designar o conjunto de equipamentos necessários para operar um VANT, ou seja, plataforma aérea, estações de controle de superfície, sistemas de transmissão de comandos, de telemetria e recepção e transmissão de dados, entre outros.
Em médio prazo se promoverá a elaboração de um regulamento para permitir a operação de RPAS com fins lucrativos. Por último, em longo prazo, serão estabelecidos os requisitos para a certificação de RPAS, certificação de organizações produtoras de RPAS e Certificação Operacional e habilitação de pilotos de RPA (Aeronave Remotamente Pilotada). Esses requisitos serão condicionados à admin/publicação dos padrões e práticas recomendadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para esses assuntos.
Atualmente, para conseguir concessões especiais para operar VANTs, o interessado deve cumprir três exigências. A primeira é entrar em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) com a finalidade de obter autorizações para exploração do serviço de telecomunicações e de uso das radiofrequências, procedimento este que pode ser realizado em paralelo com o requerimento encaminhado para a ANAC (a emissão do certificado de aeronavegabilidade concedido pela ANAC está atrelado à autorização da ANATEL e vice-versa). A segunda exigência é encaminhar para a ANAC requerimento de autorização para operações experimentais ou com fins lucrativos especificando detalhes das atividades a serem praticadas. O item segurança operacional aparece como foco prioritário das autoridades do organismo. O terceiro e último passo é de responsabilidade do DECEA, o qual este incumbido de autorizar o uso do espaço aéreo. Eventualmente, dependendo da natureza de uso do RPAS do requisitante, há a necessidade de emissão de autorização do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica conforme a Lei 11.182.
     tecnodefesa ...     SEGURANÇA NACIONALBLOG

Colômbia para desenvolver seu programa de Combate à própria Drone


O governo colombiano anunciou recentemente planos para desenvolver seus próprios aviões não tripulados para uso militar por toda a nação andina, um sinal do uso evoluindo o país da tecnologia no combate ao tráfico de drogas eo crime organizado.
Colômbia está em obras de desenvolvimento de seus aviões próprios que serão utilizados tanto para fins civis e militares, incluindo o monitor de rede de gasodutos do país vasto óleo que vem sob ataques freqüentes do grupo guerrilheiro, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) . Desde 2006, a Colômbia tem usado aviões de vigilância não tripulados fornecidos por os EUA no combate ao terrorismo e operações antidrogas.
As autoridades colombianas foram vagos sobre se ou não os drones seriam equipados para participar em operações de combate.
"Aqui na Colômbia, decidimos seguir o mesmo caminho que a Coréia e Israel tomou, com o desenvolvimento tecnológico grande", disse o vice-Colômbia ministro da Defesa, Janeth Giha, de acordo com o jornal colombiano El Tiempo .
Junto com o desenvolvimento drone, Colômbia também vai instalar, até 2015, na província de radar militar do país Meta central com a assistência, ainda-a-ser-aprovado da Coréia do Sul.
Um classificado de Estado dos EUA divulgado pelo Departamento de cabo Wikileaks volta em 2011 revelou que o governo dos EUA forneceu o pequeno avião não-tripulado ScanEagle para a Colômbia em 2006. O zangão, que transmite em tempo real para monitores de vídeo de volta, foi usado pela primeira vez "para apoiar os esforços de resgate de reféns americanos e ajudar" militar da Colômbia.
"Mas promete ser igualmente útil para o combate contra os terroristas e na interdição de drogas ribeirinha", escreveu o então embaixador na Colômbia, William B. Wood, de acordo com o Los Angeles Times .
O Estado cabo Departamento de não entrar em detalhes para os militares dos EUA se mantiveram os drones ou se eles foram dadas para o governo colombiano, como parte de um programa de ajuda de bilhões de dólares.
O drones ScanEagle foram primeiramente implantado em 2005 pela Marinha dos EUA e fuzileiros navais para coleta de inteligência no Iraque e já foram usados ​​no Afeganistão e no Caribe, bem como em operações de combate à pirataria realizadas pela Marinha dos EUA. Os drones de quatro metros de comprimento, com uma envergadura de 10 pés estão na demanda devido à sua capacidade para tomar o vôo usando um sistema de catapulta hidráulica, negando assim a necessidade de uma pista de decolagem.
O uso de drones está sob escrutínio crescente em todo o mundo, especialmente nas operações norte-americanas ao longo da fronteira entre Afeganistão e Paquistão. As questões de soberania nacionais, bem como civis mortos em ataques aéreos criaram uma esfera de críticas em torno do uso dos dispositivos.
Apesar da controvérsia internacional, em julho, o Departamento de Segurança Interna anunciou planos para iniciar vôos de vigilância não tripulados para o Caribe e no Golfo do México, em um movimento que seria mais do que o dobro de milhas agora coberto pela frota do departamento de nove drones de vigilância. Tecnologias anteriores na área não conseguiram cumprir as exigências de vigilância.
"EUA Customs and Border Protection monitora constantemente a atividade e tendências das organizações criminosas transnacionais e trabalha em estreita colaboração com os governos federal, estadual, local, tribal e parceiros internacionais para combater o contrabando na fonte e zonas de trânsito," Proteção de Alfândega dos EUA e Fronteiras (CBP) O porta-voz disse em um e-mail para a Fox News Latino . "Este é um exemplo de um bi-nacional, multi-agência, a abordagem de aplicação da lei para resolver o contrabando de drogas no Caribe."
O DHS espera que os drones será capaz de detectar semi-submersíveis e submarinos noturnos passeios de barco rápido usados ​​por traficantes para transportar a cocaína e outras drogas da América Central para Porto Rico, República Dominicana e de outras ilhas do Caribe. As estatísticas mostram que os EUA apreendeu cinco semi-submersíveis na região, mas este é apenas um pequeno número dessas autoridades acreditam viagem através das águas do Caribe.
"Há muito mais acontecendo no Caribe profundo, e gostaríamos de saber mais", disse um oficial da lei familiarizado com o programa, de acordo com o LA Times.
No entanto, general da Força Aérea Douglas M. Fraser, o principal comandante militar do Comando Sul dos EUA (USSSOUTHCOM), onde ele relata as ações de navios e aviões de vigilância tripuladas à Conjunta Interagencial Força Tarefa Sul, questionou a eficácia da drones .
"Eu não tenho certeza", ele disse ao LA Times. "Só porque ele é um UAV [veículo aéreo não tripulado] que ele vai resolver e se encaixam no nosso conjunto de problemas."

foxnews...SEGURANÇA NACIONAL BLOG 

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SATÉLITE - Comitê inicia processo de edital

O comitê gestor do projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas pretende entregar, nas próximas duas semanas, o termo de referência que servirá de base para a elaboração do edital de compra do equipamento no exterior. A previsão é que a escolha do fornecedor seja anunciada no começo de 2013.

De acordo com o diretor de planejamento e investimentos estratégicos da Agência Espacial Brasileira, Petrônio Noronha de Souza, o documento será encaminhado para a VISIONA Tecnologia Espacial, uma associação entre a TELEBRAS e a EMBRAER, criada para fazer o gerenciamento dos contratos com os fornecedores do satélite.

A VISIONA, segundo Souza, terá ainda a responsabilidade de criar as oportunidades de transferência de tecnologia, que serão colocadas em prática a partir do segundo satélite, já que o primeiro está sendo comprado em caráter de urgência pelo governo brasileiro. "O decreto presidencial pede que o lançamento seja feito até o fim de 2014", disse o diretor durante uma palestra realizada em São José dos Campos, na segunda-feira.

O satélite vai operar em banda ka, para atender as demandas do setor de telecomunicações, o Plano Nacional de Banda Larga e a banda X - cinco transponders para as comunicações estratégicas do governo e das Forças Armadas. O custo do satélite, estimado em R$ 720 milhões, não inclui a transferência de tecnologia, que será tratada à parte.

A Agência Espacial ficará responsável por toda a parte que envolve a capacitação da indústria nacional e das instituições de pesquisa em tecnologias consideradas críticas e que estão ligadas ao satélite.

A lista de tecnologias de interesse do governo brasileiro ainda está sendo preparada, mas Souza adiantou que o programa espacial brasileiro tem muito interesse em capacitar ou melhorar a tecnologia nas áreas de propulsão de satélites, controle de altitude e órbita, gerenciamento de cargas úteis e gateways (antenas que ficam em solo e fazem a comunicação com o satélite).

O diretor da Agência Espacial disse que o processo de aquisição do segundo satélite deve acontecer cinco anos após o lançamento do primeiro. A vida útil estimada para o equipamento é de 15 anos. Segundo o Valor apurou, a VISIONA já teria recebido informações de potenciais fornecedores do satélite, dentro de um processo de pesquisa junto a potenciais parceiros comerciais.

Entre os fabricantes internacionais interessados no projeto estão as empresas europeias Astrium, do grupo EADS, e Thales Alenia Space. As americanas Space Systems Loral e Boeing também integram a lista de interessados em fornecer o satélite para o Brasil.


Também interessante ao colocar a  Agência Espacial Brasileira como: "responsável por toda a parte que envolve a capacitação da indústria nacional e das instituições de pesquisa em tecnologias consideradas críticas e que estão ligadas ao satélite." 


O grande diferencial das ofertas será aquela que conseguir oferecer o lançamento na janela que o governo pleneja, até o fim de 2014. O plano do Satélite Geoestacionário está atrasado pelo menos dois anos. 
segurança nacional blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Drone que penetrou em Israel é uma cópia de drone estadunidense


O porta-voz da Guarda Revolucionária Islâmica (GRI) declarou hoje que o drone do movimento Hezbollah, que penetrou no território israelense, é uma cópia do drone estadunidense fabricada no Irã.

O Irã abateu em dezembro de 2011 o drone estadunidense RQ-170 Sentinel. Segundo o porta-voz da GRI, Hezbollah lançou mais de uma vez tais aparelhos a Israel, com o objetivo de efetuar observações e recolher de informações.
Paralelamente, Ahmad Vahidi, ministro da Defesa do Irã, declarou que o drone que penetrara em Israel, não foi o modelo mais sofisticado desenhado por engenheiros iranianos.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Drones chineses vão espiar países vizinhos


A China está fortalecendo seu programa de desenvolvimento de aviação não-tripulada. Foi anunciada a criação de duas primeiras bases de veículos aéreos não-tripulados (VANTs) na província de Liaoning para monitorar a situação em águas costeiras.

Estas bases são um presente dos militares ao 18o congresso do Partido Comunista da China (PCC). A China precisa de grandes avanços na véspera deste importante evento político. A colocação em serviço do primeiro porta-aviões chinês e o anúncio do programa de pouso na Lua são outros exemplos da mesma série.
Anteriormente, a China anunciara a sua intenção de criar 11 bases para drones até 2015. As duas primeiras bases surgirão no nordeste do país. Esta é a área de maior atividade militar não só na Ásia, mas em todo o mundo. Em um ano, são realizados na zona cerca de 10 exercícios militares com a participação de marinhas e forças aéreas de EUA, Japão, Coreia do Sul. A China tão pouco fica para trás, porque considera a área como uma zona de sua influência. Drones chineses vão coletar dados de vídeo sobre os exercícios militares dos vizinhos e também coordenar as ações das forças aéreas e navais da China nos mares Amarelo e da China Oriental.
Serão os drones chineses equipados com armamentos? Não há uma resposta clara, embora se saiba que, além de drones de reconhecimento, a China está desenvolvendo drones de ataque também.
Muito provavelmente, a China irá inicialmente usar os VANTs para reconhecimento e para guiar seus mísseis balísticos anti-navais DF-21D. Os assassinos de porta-aviões, como são chamados pela mídia chinesa, irão garantir a supremacia em 70% das águas do Mar da China Meridional. Os restantes 30%, no futuro, poderão ser controlados por porta-aviões chineses.
Na China estão sendo desenvolvidos e estão em serviço cerca de 30 VANTs de várias modificações. Seu papel no re-equipamento do exército chinês só vai aumentar, refere Denis Fedukinov:
"A intensificação da atividade e o reforço da Força Aérea da China não podem deixar de preocupar os países limítrofes. Isto, em parte, explica o desejo dos países vizinhos da China de comprar equipamentos semelhantes".
A Coreia do Sul, com o apoio dos EUA, está desenvolvendo seu próprio programa de criação de drones, apesar de o considerar demasiado caro. Para além disso, não é de crer que os outros países da região assistam passivamente aos voos de drones chineses perto de suas fronteiras.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Projeto DPA-VANT realiza ensaio de corrida na pista


O Projeto DPA-VANT (Sistema de Decolagem e Pousos Automáticos para Veículos Aéreos Não Tripulados) realizou, em 25 de outubro de 2012, ensaio de corrida do Protótipo 02 do VANT Acauã na pista do Aeroporto de São José dos Campos. O objetivo principal do ensaio foi a aquisição de dados que serão utilizados para a identificação de parâmetros necessários para o controle automático da aeronave no solo.
O horário de execução do ensaio foi de madrugada, das 01h00 às 06h00, para evitar interferência na operação normal do aeroporto, que tem utilização tanto militar como civil, inclusive com voos comerciais regulares. 
O ensaio teve sucesso e consistiu em seis corridas com velocidades estabilizadas entre 10 e 40 km/h, com e sem utilização do leme de direção da aeronave. Os principais itens analisados foram a atuação da bequilha e a eficiência do sistema de freios. 
Cerca de 30 pessoas participaram do ensaio, incluindo integrantes do IAE/ASA, equipe SAR do IAE, DPAA, DTCEA-SJ e INFRAERO, o que possibilitou que todos os aspectos de segurança na operação fossem seguidos. 
As fotos do ensaio e do briefing de preparação estão a seguir. (Fotos de Cap. Guerra e Laboratório de Registro de Imagens do IAE).

SEGURANÇA NACIONAL BLOG