terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Exército russo receberá em breve novíssimo robô Soratnik

Veículo de combate não tripulado Soratnik, que já foi testado na Síria, entrará em funcionamento no exército russo em 2017, declarou à Sputnik na terça-feira (21), no âmbito de exposição de armamentos IDEX 2017, Aleksei Krivoruchko, o chefe do consórcio russo Kalashnikov que desenvolveu esse veículo.

Pela primeira vez, o Soratnik foi oficialmente apresentado na exposição de armamento EXÉRCITO-2016.
O que apresentamos no EXÉRCITO-2016, na verdade foi um protótipo experimental. Agora estamos colaborando ativamente com o Ministério da Defesa, aperfeiçoando o sistema e esperamos construir o primeiro veículo de série já este ano", afirmou Krivoruchko.
Quanto às modificações que se planeja realizar no Soratnik, apontou o interlocutor da Sputnik, se trata de novos sistemas de bordo e conjuntos de armamento mais potentes que irão equipar os veículos.
Estes veículos blindados estão equipados com um sistema de controle computorizado, bem como equipamento de detecção e vigilância, e podem transportar uma variedade de suportes para armas externas. Além disso, o veículo pode funcionar em conjunto com outros veículos não tripulados, incluindo drones aéreos.
O Soratnik pode funcionar em três regimes diferentes, o peso do carro não excede sete toneladas e o veículo é capaz de atingir velocidades de até 40 quilômetros por hora. Se for comandado remotamente e se a visibilidade for direta, o raio de ação do veículo será de até dez quilômetros.
O veículo de combate não tripulado Soratnik pode transportar metralhadoras de calibre 7,62 milímetros e 12,7 milímetros e lança-granadas de 30 milímetros de tipo AGS-17. O carro é capaz de detectar, acompanhar e destruir alvos, identificando seu tipo. Além disso, o Soratnik pode ser equipado com oito mísseis antitanque guiados de tipo Kornet.

Nenhum comentário: