SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sexta-feira, 18 de julho de 2014

CHINESES ACEITAM PROPOSTA BRASILEIRA DE CONSTRUÇÃO DO CBERS-4A

 O ministro da Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa da República Popular da China, Xu Dazhe, afirmou nesta quarta-feira (16) que seu país concorda com a proposta brasileira de construção do exemplar 4A do Satélite Sino-Brasileiro de Sensoriamento Remoto (Cbers, na sigla em inglês).
O assunto foi tratado com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, e com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, nas visitas que o dirigente chinês fez a AEB e ao MCTI. Dazhe também disse que a continuidade do programa Cbers, com a produção dos satélites 5 e 6, deve ser incluída no Plano Decenal firmado entre Brasil e China e que será discutido em reunião até o final do ano.
Quanto ao Cbers-4, o ministro chinês disse seu processo de integração, compartilhado por técnicos dos dois países, está dentro do cronograma e o lançamento programado para 7 de dezembro próximo. Na oportunidade, Dazhe convidou o ministro Campolina a ir à China acompanhar o lançamento.
Na parte da manhã, quando visitou a AEB, o ministro chinês ainda manifestou interesse no programa Ciência sem Fronteiras Espacial (CsF-Espacial) afirmando que seu país tem interesse em aumentar as oportunidades para bolsistas brasileiros em suas instituições de ensino. Disse também que há o manifestou interesse de cientistas da China em desenvolver estudos junto com grupos de pesquisas em unidades brasileiras.
Dazhe destacou que a China também tem interesse na presença brasileira no plano de desenvolvimento de infraestrutura espacial para alta tecnologia em formatação pelo país. Manifestou ainda a satisfação para os chineses em ter uma presença mais ampla de brasileiros na sexta unidade do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (Unoosa), que será instalada na China em novembro deste ano. Hoje, existem duas representações na África, uma na América Latina, da qual o Brasil já faz parte, uma na Ásia e uma no Pacífico.
Além do presidente da AEB também participaram do encontro na sede da instituição os diretores Petrônio Noronha de Souza, de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Marco Antônio de Rezende, de Transporte Espacial e Licenciamento, e o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho.
Nesta quinta-feira (17) o presidente da Agência Espacial participou de solenidade no Palácio do Planalto, quando assinou Memorando de entendimento entre a AEB e a Administração Nacional Espacial da China (CNSA) sobre cooperação em dados e aplicações de sensoriamento remoto por satélite.
Cooperação – O Unoosa é o órgão das Nações Unidas (ONU) responsável pela promoção da cooperação internacional nos usos pacíficos do espaço exterior estando ligado as atividades do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (Copuos).
Por meio do Programa das Nações Unidas sobre Aplicações Espaciais, o Unoosa promove workshops internacionais, cursos de formação e projetos-piloto sobre temas que incluem sensoriamento remoto, navegação por satélite, meteorologia por satélite, tele-educação e ciências espaciais básicas para o benefício dos países em desenvolvimento.
Ele também mantém uma linha direta 24 horas como o ponto focal das Nações Unidas para os pedidos de imagens de satélite durante desastres e gerencia a Plataforma das Nações Unidas para a informação baseada em Espaço de Gestão de Desastres e Resposta de Emergência (ONU-Spider).
* A série do próximo Cbers é 4A e não 4B como anteriormente informado.
Fonte: Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)
SEGURANÇA NACIONAL BLOG,SNB 

Bater de Boeing Putin insiste em uma investigação objetiva (Kremlin)

Em uma conversa telefônica com o primeiro-ministro holandês Mark Rutte, o presidente russo, Vladimir Putin, sublinhou a necessidade de conduzir uma investigação completa e objetiva sobre o acidente do Boeing Malásia no leste da Ucrânia, anunciou sexta-feira Kremlin em um comunicado.
"O chefe do Estado russo ressaltou a importância de uma investigação internacional objetiva e abrangente sobre as causas e circunstâncias do acidente de avião. Neste contexto, a necessidade de um cessar-fogo imediato e incondicional em sudeste da Ucrânia é cada vez mais urgente ", lemos, em substância, no comunicado.
Vladimir Putin também ofereceu suas condolências ao acidente de avião que a Malásia tem muitas vítimas, a maioria dos quais são holandeses.
De acordo com o ministro dos Transportes da Malásia Liow Tiong Lai, 173 holandeses, malaios 44, 27 australianos, nove indonésios, New Britain, quatro alemães, quatro belgas, três filipinos, um canadense e um neozelandês estavam a bordo do vôo MH17 que garantiu a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur.
 RIA Novosti
SEGURANÇA NACIONAL BLOG,SNB