sexta-feira, 21 de novembro de 2014

COMPLETADA MAIS UMA FASE DE PREPARATIVOS PARA LANÇAR O CBERS-4

 A revisão de prontidão do satélite (SRR, na sigla em inglês), necessária para a autorização do enchimento dos tanques de combustível do satélite Cbers-4, foi concluída na terça-feira (18) pelos especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (npe) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast).
O satélite sino-brasileiro de sensoriamento remoto está na base chinesa de Taiyuan, de onde está previsto para ser lançamento em 7 de dezembro próximo.
“Os resultados dos testes elétricos realizados no satélite mostraram que não houve danos durante o seu transporte do centro espacial de Beijing para o Taiyuan Satellite Launch Center (TSLC). As atividades de preparação final do satélite e a instalação do painel solar foram realizadas com sucesso”, informa o coordenador do segmento espacial do Programa Cbers, Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior.
Após a operação de enchimento dos tanques, o satélite será instalado na coifa de proteção e transferido para a torre de lançamento. A seguir, será acoplado ao foguete Longa Marcha-4 para a realização dos testes de pré-lançamento.
O Cbers-4 é o quinto satélite do programa. Foram lançados com sucesso o Cbers-1 (1999), O Cbers-2 (2003) e o Cbers-2B (2007). Uma falha no lançador chinês impediu a colocação em órbita do Cbers-3, em dezembro de 2013.
Fonte: Inpe
SEGURANÇA NACIONAL BLOG.SNB

Nenhum comentário: