SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O russo militar está planejando formar uma esquadra de navios de guerra com capacidade de quebra-gelo em 2014

RIA Novosti) - O exército russo está planejando formar um esquadrão de navios de guerra com capacidade de quebra-gelo em 2014 para proteger as rotas marítimas vitais no Ártico, ministro da Defesa, Sergei Shoigu nesta quarta-feira.
"Espero que possamos encontrar capacidade adicional de transporte de carga no Ártico, incluindo o suporte de navios que se deslocam ao longo das rotas do Ártico", Shoigu disse em uma sessão de vídeo-conferência do Ministério da Defesa.
Novos equipamentos também serão fornecidas para as forças de infantaria para lutar na região, disse ele.
O Ártico, que se acredita ter vastos recursos naturais inexplorados, tem sido cada vez mais nocentro das disputas entre o Canadá, a Dinamarca, a Noruega, a Rússia e os Estados Unidos nos últimos anos. O aumento das temperaturas estão causando uma redução na cobertura de gelo do mar, facilitando o acesso aos depósitos de gás offshore de petróleo e lucrativo.
Shoigu reiterou que a região do Ártico é uma base de recursos chave, com importância estratégica para o desenvolvimento econômico da Rússia e da segurança energética.
De acordo com a doutrina do Ártico da Rússia, aprovada em 2008, o Kremlin criou oficialmente o objetivo de implantar uma força de armas combinadas até 2020 para proteger os seus interesses políticos e econômicos na região, incluindo os militares, borda e unidades da guarda costeira.
Como parte do ambicioso programa, os militares russos planeja reabrir aeroportos e portos nas ilhas Novas siberianos e da Terra de Franz Josef arquipélago que foram desactivadas em 1993.
Além disso, o governo russo anunciou planos para gastar no ano passado cerca de 1,3 trilhão de rublos (44.000 milhões dólares) em projectos económicos e sociais no Ártico em 2020.
Atualmente, no entanto, a Rússia ainda édespreparada para uma guerra em potencial no Ártico , segundo um relatório do Ministério do Desenvolvimento Regional divulgado segunda-feira.
O relatório citou a falta de infra-estrutura de segurança das fronteiras, formação insuficiente de pessoal para o combate no clima severo e declínio da população local como as principais ameaças à segurança da Rússia na região que compõe um quinto do território do país.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG,,SNB

Presidente colombiano diz que bombardeiros russos violaram o espaço aéreo

RIA Novosti) - Autoridades colombianas irá emitir uma nota de protesto em Moscou após dois russo Tupolev Tu-160 bombardeiros estratégicos entrou no espaço aéreo do país sem autorização, na semana passada, o presidente da nação latino-americana disse.
O avião entrou no espaço aéreo colombiano deVenezuela última sexta-feira enquanto se dirigiam para a Nicarágua , o presidente Juan Manuel Santos, disse terça-feira, de acordo com um relatório sobre NTN24 estação de televisão da Colômbia.
Rússia não pedir autorização para os bombardeiros para sobrevoar Venezuela para a Nicarágua e para trás sobre o espaço aéreo colombiano na semana passada, disse ele.
No caminho de volta, a aeronave foi interceptado por dois caças Kfir colombianos durante o vôo no espaço aéreo da Colômbia.
Colômbia fará "uma respectiva notificação" para o governo russo após o incidente, disse Santos.
Autoridades russas disseram anteriormente que os dois bombardeiros voaram sobre as águas internacionais do Mar do Caribe e chegou na Nicarágua na semana passada depois de decolar de uma base aérea na Venezuela.
O Ministério da Defesa russo disse que a missão foi realizada "em linha com o programa de treinamento de combate" e ficou em linha com todas as normas internacionais.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG ,,SNB