SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sábado, 31 de agosto de 2013

EUA lançaram 231 ciberataques em 2011

Documentos vazados por Snowden ao WPost mostram Rússia, China, Irã e Coreia do Norte como principais alvos

O governo americano lançou 231 ciberataques en 2011 contra "alvo prioritários" na Rússia, China, Irã e Coreia do Norte, informou na sexta-feira (30) o jornal americano Washington Post, que atribui a informação a documentos secretos vazados pelo ex-analista da CIA Edward Snowden .
Os documentos revelados por Snowden e entrevistas com ex-funcionários descrevem uma campanha de ciberataques planejada pelo governo do presidente americano, Barack Obama, "muito mais ampla e agressiva" do que se previa inicialmente, de acordo com o jornal.
Um dos exemplos apontados pelo WPost é um projeto chamado Genie, que conta com um orçamento de US$ 652 milhões e consistente na infiltração em redes estrangeiras para deixá-las sob controle dos EUA. Até o fim deste ano, prevê-se que, por meio do Genie, os EUA terão o controle de ao menos 85 mil computadores no mundo, cifra quatro vezes maior do que a de 2008, quando foram pouco mais de 21 mil.
Stuxnet, um vírus informático desenvolvido pelos EUA e Israel que destruiu centrífugas nucleares do Irã em ataques em 2009 e 2010, é citado frequentemente como uma das "armas" usadas nesses ciberataques. O orçamento que as 16 agências de espionagem dos EUA destinam aos trabalhos de inteligência - entre as quais estão as dos ciberataques - e à luta contra o terrorismo foi de US$ 52,6 bilhões no ano fiscal de 2013, segundo o WPost.
FONTE..  IG.. SNB