SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Militar russo Criando guerra cibernética Filial

RIA Novosti) - Um ramo separado dedicado a guerra cibernética está sendo criado nas Forças Armadas russas como a Internet pode se tornar um novo "teatro de guerra" no futuro próximo, disse um funcionário do R & D militar russo sênior.
"Espaço cibernético está se tornando a nossa prioridade ... a decisão de criar um comando de segurança cibernética e um novo ramo das forças armadas já foi feito", disse Andrei Grigoryev, o presidente da Fundação recém-criado para a pesquisa militar avançada.
"Estamos trabalhando sobre o conceito geral do programa a ser desenvolvido nesta área," Grigoryev disse em entrevista à rádio Eco Moskvy na segunda-feira.
A Fundação para a Pesquisa Militar avançada, semelhante em seu propósito de Defense Advanced Research Projects Agency dos Estados Unidos (DARPA), foi criado em outubro do ano passado para impulsionar o desenvolvimento de armamento avançado e ajudar a agilizar o processo de aquisição de armas na Rússia.
Grigoryev disse que sua agência havia escolhido três principais áreas de I & D militar - "armamento futurista", "futuro" engrenagem e "soldado guerra cibernética".
"Nós revimos até agora 700 projetos inovadores", disse ele, acrescentando que o orçamento da agência para 2013 é de 2,3 bilhões de rublos (US $ 70 milhões).
SNB

Britânicos são pressionados a explicar por que brasileiro foi detido em Londres

Autoridades brasileiras e britânicas elevaram a pressão sobre o governo do Reino Unido para que apresente mais explicações sobre por que o brasileiro David Miranda foi detido no domingo em um aeroporto de Londres.
O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, conversou sobre o tema por telefone com o chanceler britânico, William Hague. Segundo o Itamaraty, na ligação, feita por volta das 13h, Patriota reiterou a “grave preocupação” do governo brasileiro com o ocorrido, classificado como “injustificável”, e repetiu que espera que incidentes como esse não se repitam.
Em uma nota, o Ministério do Exterior da Grã-Bretanha disse que Hague e Patriota “concordaram que representantes do Brasil e do Reino Unido permanecerão em contato sobre o tema”. Por sua vez, a embaixada britânica em Brasília disse que o ocorrido é uma “questão operacional da Polícia” de Londres.
Antes, o Itamaraty já havia convocado o embaixador britânico em Brasília, Alexander Ellis, para demonstrar seu descontentamento com o ocorrido.
Após retornar de uma viagem a Berlim, na Alemanha, Miranda permaneceu detido por cerca de nove horas no aeroporto de Heathrow por agentes da Scotland Yard, a Polícia Metropolitana de Londres, com base em um artigo da polêmica Lei Antiterrorismo do país.
O brasileiro, de 28 anos, vive no Rio de Janeiro com o jornalista Glenn Greenwald, que revelou o esquema de espionagem virtual conduzido secretamente pelos Estados Unidos. As denúncias foram baseadas em informações vazadas por Edward Snowden, ex-agente da Agência de Segurança Nacional Americana (NSA, na sigla em inglês), e publicadas pelo jornal britânico The Guardian em junho.

EUA

Em Washington, Josh Earnest, vice-porta-voz da Casa Branca, revelou que os Estados Unidos foram avisados com antecedência por Londres sobre a decisão de deter Miranda, mas a medida em si "não foi feita a pedido ou com o envolvimento do governo americano".
Por sua vez, um porta-voz do Ministério do Interior britânico disse que não responderia a perguntas sobre as declarações de Earnest ou a decisão de deter Miranda, ressaltando que o artigo da Lei Antiterrorismo que autorizou que ele fosse detido, conhecida no país como Schedule 7, “forma uma parte essencial do esquema de segurança do Reino Unido – é prerrogativa da polícia decidir quando é necessário e sensato aplicá-lo”.
O responsável pelo órgão independente que fiscaliza a aplicação da lei antiterrorismo no Reino Unido, David Anderson, cobrou explicações do governo britânico sobre por que as autoridades recorreram à legislação – aprovada em 2010 - para deter Miranda. Ele disse considerar atípico que um passageiro seja detido nessas circunstâncias e afirmou querer entender "a fundo" o que aconteceu.
A parlamentar Yvette Cooper, do Partido Trabalhista (oposição), que acompanha as atividades do Departamento de Justiça, também reivindicou uma investigação sobre a aplicação da lei.
Horas antes, o responsável pela Comissão de Assuntos Internos do Parlamento britânico, Keith Vaz, havia afirmado à rádio BBC 4 que a detenção do brasileiro deveria ser explicada pela polícia.
O Schedule 7 se aplica em aeroportos, portos e áreas de fronteira, permitindo aos agentes deter e interrogar indivíduos sem a necessidade de um mandado. Durante o interrogatório, o acusado também não precisa ter acesso a um advogado.
Miranda havia viajado à capital alemã para se encontrar com a documentarista Laura Poitras, que está fazendo um documentário sobre as revelações sobre o programa de vigilância do governo dos Estados Unidos.
Na volta da Alemanha, ele faria uma escala de duas horas em Londres.

Outro lado

A Scotland Yard se limitou a explicar os critérios de aplicação da lei, por meio de comunicados divulgados desde domingo.
"(A lei) é usada de maneira apropriada e devida e sempre está submetida ao escrutínio de um revisor independente das leis antiterroristas do Reino Unido", informou a Polícia Metropolitana.
"Deter e usar apropriadamente a inteligência a partir de tais detenções é um elemento chave para lutar contra o crime, perseguir agressores e proteger o público", acrescentou o comunicado.
A Scotland Yard afirmou que "não está preparada para discutir" se agiu a pedido de outra organização ou agência.
O governo americano também comentou a detenção do brasileiro. Segundo o vice-porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, os Estados Unidos não tiverem "qualquer envolvimento" na decisão das autoridades britânicas.
No entanto, Earnest disse que os Estados Unidos foram alertados sobre a detenção de Miranda.

Outras reações

Entidades internacionais criticaram a detenção de Miranda. A ONG Anistia Internacional afirmou, em nota, que o brasileiro foi vítima de vingança do governo britânico pelas denúncias divulgadas por Greenwald.
"A detenção de David é ilegal e indesculpável (...) sua prisão mostra como a lei pode ser abusiva por razões mesquinhas e vingativas", informou o comunicado.
A organização Repórter Sem Fronteiras também condenou a ação das autoridades britânicas, classificando a detenção de Miranda como "inaceitável".
Já Greenwald afirmou que a detenção de Miranda foi motivada por suas reportagens sobre o esquema de espionagem do governo americano.
"Eles (governo britânico) claramente quiseram enviar uma mensagem de intimidação a todos aqueles que vêm cobrindo o caso envolvendo a NSA", disse Greenwald.
BBC BRASIL...SNB

Satélite geoestacionário vai ampliar capacidade de cobertura das comunicações militares

O novo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas – SGDC, a ser lançado pelo Brasil, vai possibilitar o aumento da capacidade de cobertura das comunicações das Forças Armadas.

O equipamento contará com a Banda X, composta por cinco transponderes suficientes para ampliar a largura de banda de 160 MHz, e o aumento de potência em cerca de dez vezes, em comparação ao satélite da Star One, atualmente alugado pelo Ministério da Defesa (MD).

Segundo fontes do ministério, o aumento possibilitará ampliar o atendimento aos demais projetos da Defesa, principalmente o Sisfron, de monitoramento das fronteiras terrestres. O projeto do SGDC prevê, ainda, o lançamento de mais dois satélites espaçados em mais ou menos cinco anos.

A expectativa do MD é que o satélite seja lançado em agosto de 2016. Esta semana, o Comitê Diretor do Projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) anunciou a indicação das empresas Thales Alenia Space (TAS), para fornecimento do satélite, e da Arianespace, para o lançamento do artefato. Foram analisadas três propostas: Mitsubishi Eletric Corporation, Space System/Loral e Thales Alenia Space.

De acordo com comunicado divulgado pelo Ministério das Comunicações e pela Telebras, o processo de escolha pelo Comitê Diretor levou em consideração os seguintes critérios de análise: solução técnica, cronograma, riscos, condições contratuais, condições de absorção e transferência de tecnologia e custo global do projeto. O Comitê é composto por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério das Comunicações e do Ministério da Defesa.

O SGDC atenderá às necessidades do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), da Telebras, e também um amplo espectro de comunicações estratégicas brasileiras nos âmbitos civil e militar.
“Com o satélite geoestacionário, o Brasil ampliará o acesso à banda larga de internet para todo o território brasileiro e terá assegurada a soberania em suas comunicações estratégicas, tanto na área civil quanto na militar”, afirma o presidente da Telebras, Caio Bonilha.

Atualmente, existem mais de 2 mil municípios brasileiros com condições de difícil acesso para chegada de uma rede de fibra óptica terrestre. Eles seriam atendidos por meio do satélite.

Para o presidente da Visiona, Nelson Salgado, “a seleção destes fornecedores encerra uma etapa importante do processo de definição do sistema SGDC, criando condições para que o contrato entre Visiona e Telebras seja assinado e o trabalho de desenvolvimento do sistema possa ser efetivamente iniciado”. Os termos e condições do contrato entre Visiona e Telebras serão divulgados oportunamente, quando da sua assinatura.

Centros de controle

Outro fator considerado importante pelo MD é que os centros de controle – principal e reserva – do satélite geoestacionário ficarão em Organizações Militares (OM) e operados conjuntamente pela Defesa e pela Telebras. Atualmente, os satélites alugados têm seu centro de controle em uma área da Star One, no estado do Rio de Janeiro.

Banda larga e Visiona

O Programa Nacional de Banda Larga foi criado pelo Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. O objetivo do Programa é expandir a infraestrutura e os serviços de telecomunicações, promovendo o acesso pela população e buscando as melhores condições de preço, cobertura e qualidade. A meta é proporcionar o acesso à banda larga a 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014 à velocidade de no mínimo 1 Mbps.

A Visiona Tecnologia Espacial S.A. é uma empresa dos grupos Embraer (51%) e Telebras (49%), controlada pela Embraer e constituída com o objetivo inicial de atuar na integração do sistema do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) do governo brasileiro, que visa atender às necessidades de comunicação satelital do Governo Federal, incluindo o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e um amplo espectro de comunicações estratégicas de defesa. A Visiona deverá também se capacitar como uma futura empresa integradora e mesmo fornecedora de novos satélites no mercado brasileiro. 

SNB