SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Francês, malianos retomar Timbuktu

Por Adama Diarra..Reuters) - As tropas francesas e maliense retomaram o controle de Timbuktu, um Património Mundial da UNESCO, na segunda-feira depois de rebeldes islâmicos ocupantes fugiram da cidade antiga de comércio do Saara e incendiaram vários edifícios, incluindo uma biblioteca manuscrito de valor inestimável.
Os Estados Unidos ea União Européia estão apoiando uma intervenção franco-americana, em Mali, que visa suprimir a ameaça de radicais islâmicos jihadistas norte usando o Ocidente estado Africano do deserto inóspito como um trampolim para ataques internacionais.
A recuperação de Timbuktu seguiu a captura rápida pelas forças francesas e do Mali no fim de semana de Gao, uma outra grande cidade no norte do Mali, que também tinha sido ocupada pela aliança de grupos militantes islâmicos desde o ano passado.
A missão de duas semanas de idade, pela França em sua colônia Sahel anterior, a pedido do governo do Mali, mas também com o apoio internacional de largura, tem impulsionado o norte islâmicos rebeldes fora das cidades para o deserto e montanhas.
Sem que um tiro fosse disparado, 1.000 soldados franceses e pára-quedistas e 200 soldados do Mali apreenderam Timbuktu aeroporto e cercaram a cidade nas margens do rio Níger, olhando para bloquear a fuga de Al Qaeda aliados insurgentes.
Em ambos Timbuktu e Gao, multidão aplaudindo acabou por acolher as tropas francesas e do Mali.
A terceira cidade no vasto deserto norte do Mali, Kidal, permaneceram em mãos de militantes islâmicos. Mas os rebeldes tuaregues do Mali seculares MNLA disse na segunda-feira que havia se encarregado de Kidal depois de combatentes islâmicos abandonaram.
Um diplomata baseado em Bamako confirmou a aquisição MNLA de Kidal, dizendo que os tuaregues eram susceptíveis de tentar pressionar antigas exigências de autonomia para a sua região norte.
Um porta-voz militar francês disse que as forças de assalto em Timbuktu foram tomando o cuidado de evitar o combate dentro da cidade de modo a não danificar os tesouros culturais e mesquitas e santuários religiosos no que é considerado um lugar de aprendizado islâmico.
Mas Timbuktu prefeito Ousmane Halle informou que partem atiradores haviam incendiado uma biblioteca Africano-financiado pelo Sul da cidade, contendo milhares de manuscritos de valor inestimável.
"Os rebeldes incendiaram a recém-construída Instituto Ahmed Baba construído pelos sul-africanos ... Isso aconteceu há quatro dias", Ousmane disse à Reuters por telefone, de Bamako.Ele disse ter recebido a informação de seu chefe de comunicações que viajaram ao sul da cidade um dia atrás.
Ousmane não foi capaz de dizer imediatamente quanto o edifício de concreto havia sido danificado. Ele acrescentou que os rebeldes também atearam fogo a seu escritório e na casa de um membro do parlamento.
O porta-voz da UNESCO Roni Amelan disse que a ONU com sede em Paris agência cultural foi "horrorizado" com a notícia do incêndio, mas estava aguardando uma avaliação completa dos danos.
Marie Rodet, um professor de história na Escola Africano da Grã-Bretanha de Estudos Orientais e Africano, disse Timbuktu realizada uma das maiores bibliotecas de manuscritos islâmicos do mundo.
"É uma retaliação pura. Eles (os rebeldes islâmicos militantes) sabia que eles estavam perdendo a batalha e eles bateram onde realmente dói", Rodet à Reuters. "Essas pessoas não estão interessados ​​em qualquer debate intelectual. Eles são anti-intelectual".
Islâmicos "todos fugiram"
O Instituto Ahmed Baba, uma das várias bibliotecas e coleções em Timbuktu contendo documentos frágeis que datam do século 13, é nomeado após um contemporâneo Timbuktu-nascido de William Shakespeare e casas mais de 20.000 manuscritos acadêmicos. Alguns foram armazenados em cofres subterrâneos.
Os franceses e os malianos ter encontrado nenhuma resistência até agora em Timbuktu, mas enfrentam uma tarefa difícil de pentear através do labirinto de antigas mesquitas e monumentos e casas de tijolos de barro entre becos a fim de purgar todos os combatentes islâmicos escondidos.
Timbuktu membro do parlamento El Hadj Baba Haidara disse à Reuters em Bamako os rebeldes islâmicos abandonaram a cidade. "Eles todos fugiram. Antes da sua partida, eles destruíram alguns edifícios, incluindo casas particulares", disse ele.
As forças islâmicas compreendem uma aliança que os grupos Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), com o grupo islâmico Ansar maliense Dine e MUJWA lasca AQMI.
Eles recuaram em face de implacáveis ​​ataques aéreos franceses e poder de fogo superior, e acredita-se ser abrigados em Adrar des robusto Ifoghas serra, ao norte de Kidal.
Os MNLA rebeldes pró-autonomia tuaregues que dizem que agora detêm Kidal se ofereceram para ajudar a ofensiva francesa liderada Qaeda contra os filiados al islamitas. Não ficou claro, porém, se os franceses e os malianos que orientar a sua ofensiva no sentido de Kidal, ou negociar com o MNLA.
FRANÇA: MALI "SER LIBERADA"
Com seus tesouros culturais, Timbuktu tinha sido anteriormente um destino para os turistas aventureiros e estudiosos internacionais.
O mundo ficou chocado por sua captura em 01 de abril por tuaregues do deserto, cujos combatentes separatistas rebelião mais tarde foi sequestrado por radicais islâmicos que impuseram a sharia grave (lei islâmica).
Provocando indignação internacional, os militantes muçulmanos - que seguem uma marca mais radical salafista do Islã - destruíram dezenas de santuários antigos em Timbuktu sagrado para muçulmanos moderados Sufi, condenando-os como idólatras e anti-islâmico.
Eles também aplicada amputações de ladrões eo apedrejamento de adúlteros sob a sharia, enquanto forçando as mulheres a ir velada.
No domingo, muitas mulheres entre os milhares de moradores de Gao que saíram para comemorar a expulsão dos rebeldes fez questão de ir revelada. Outros moradores fumavam e tocava música para desrespeitar as proibições definidas anteriormente pelos rebeldes islâmicos.
Centenas de soldados do Níger e Chade foram levados à Gao do vizinho Níger para ajudar a proteger a cidade.
"Pouco a pouco, o Mali está sendo liberado", o chanceler francês Laurent Fabius disse TV France 2.
"Clean-up" OPERAÇÃO VISTO
Como as tropas francesas e maliense empurrou para o norte do Mali, as tropas africanas para uma força de intervenção da ONU, apoiado continental para o Mali, com previsão de número 7.700, estão sendo voado no país, apesar de graves atrasos devido a problemas logísticos.
Outgoing Africano União Presidente Presidente Thomas Boni Yayi do Benin repreendeu UA estados no fim de semana uma cúpula em Adis Abeba por sua resposta lenta para ajudar Mali enquanto o ex-potência colonial, a França assumiu a liderança na operação militar.
Burkina Faso, Benin, Nigéria, Senegal, Togo, Níger e Chade estão fornecendo soldados para a força AFISMA. Burundi e outras nações se comprometeram a contribuir.
Paz e Segurança da UA comissário Ramtane Lamamra disse que essas tropas regionais podem desempenhar um papel de manutenção da paz útil uma vez que as principais operações militares contra rebeldes islâmicos no final.
"Se há células dormentes, aqui e ali, criminosos em locais e, claro, o ambiente dá a estes grupos a oportunidade de bater e correr, que se poderia chamar de uma estratégia para ajudar a limpar a região", disse Lamamra.
Yayi colocar o custo da força de intervenção Africano, para cima agora revistos, em US $ 1 bilhão e disse que até 10 países africanos pode ser obrigado a enviar tropas.
A UA deverá buscar centenas de milhões de dólares em apoio logístico e financiamento para a força Africano Mali em uma conferência de doadores que será realizada em Adis Abeba na terça-feira.
Falando em Addis Abeba na segunda-feira, a ONU Secretário-Geral Ban Ki-moon disse que a ONU foi "ativamente considerando" ajudar os países que contribuem com tropas africanas com apoio logístico.
No início deste mês, ele havia advertido que o apoio das Nações Unidas, tais para operações de combate no Mali poderia colocar pessoal civil da ONU na região em risco.
Yayi do Benin exortou outros membros da Otan e países asiáticos a seguir o exemplo da França e enviar tropas para o Mali. "Nós temos que libertar o cinto Sahel da ameaça do terrorismo", disse ele.
Reportagem adicional de Richard Valdmanis em Sevare, Mali, Bate Felix e David Lewis, em Dacar, Maria Golovina em Londres, Alexandria Sage, Vicky BufferY e Emmanuel Jarry, em Paris, Tiemoko Diallo em Bamako, Abdoulaye Massalatchi em Niamey, Richard Lough e Aaron Masho em Adis Abeba; escrito por Pascal Fletcher; edição por Daniel Flynn e Heinrich Mark)
SNB

24 horas - Haiti

SNB

Projeto SARA Segue Sem Interrupção

Campo Montenegro, Após a pausa entre Natal e Ano Novo, os integrantes do Projeto SARA retornaram ao trabalho já na primeira semana de janeiro em regime integral com o objetivo de cumprir o cronograma de lançamento de 2013.
Atualmente, as equipes do IAE e da empresa CENIC estão empenhadas na integração do Modelo de Voo das Redes Elétricas. A principal atividade relacionada a este modelo é a integração da cablagem do veículo. São cerca de 4000 origens e destinos de sinais que têm que ser corretamente organizados. Para que isso ocorra sem prejudicar os equipamentos de voo, foram construídos modelos “dummies” dos equipamentos para avaliar corretamente o caminho das conexões, apesar do projeto de integração já ter sido feito em CAD.
Após o correto estabelecimento do caminho da cablagem, os sinais serão testados um a um e, posteriormente, serão objeto de um teste automático. Só então começarão a ser integrados os equipamentos e, mesmo assim, serão os equipamentos de qualificação.
Os equipamentos de voo só serão integrados quando os testes de continuidade com os equipamentos de qualificação forem concluídos.
Para que os inúmeros detalhes que surgem durante uma tarefa tão complexa como esta sejam resolvidos, as equipes envolvidas na integração do SARA estão realizando uma reunião geral semanal. Esta reunião procura cuidar de todos os detalhes relativos à integração e resolver pendências. A reunião desdobra-se em diversos itens de ação e reuniões de assuntos específicos. Uma das reuniões de assuntos específicos mais importante refere-se ao desenvolvimento do Banco de Controle para o veículo. Este assunto tomou forma no final de 2012 com implementação pela AEB do contrato para o desenvolvimento deste vital meio eletro-eletrônico de solo (EGSE). As atividades relativas a este EGSE estão sendo iniciadas sem maiores problemas.


Nas próximas semanas serão intensificadas as discussões de preparação da campanha entre o grupo do SARA, a empresa CENIC, o sistema veículo VS-40M e o centro de lançamento, o que permitirá consolidar um cronograma do lançamento.

Fotos: Laboratório de Registro de Imagens/ IAE
IAE..SNB


Irã lança ao espaço foguete com macaco a bordo


O Irã lançou ao espaço uma cápsula com um macaco, informa o canal de televisão oficial iraniano em língua árabe Al-Alam TV.

Anteriormente, tinha sido relatado que o lançamento seria realizado no início de fevereiro de 2013. De acordo com o canal, a cápsula espacial com o macaco pousou em segurança. No entanto, não há informações sobre o estado do animal.
O lançamento de animais ao espaço é uma etapa de preparação para um voo tripulado, previsto para 2021. Os cientistas iranianos pretendem estudar o corpo do macaco a fim de analisar o funcionamento dos órgãos em condições de ausência de gravidade.
Anteriormente, o Irã já tinha enviado animais vivos para o espaço – um rato, uma tartaruga e alguns vermes. Em 2011, a tentativa de lançamento de um macaco fracassou
VOZ DA RUSSIA..SNB

Vítimas da tragédia em Santa Maria


Alan Rehbein de Oliveira

Alex Giacomolli
Alex Giacomolli - Nascido em Tapera (RS), era estudante de agronomia da UFSM e trabalhava como técnico agropecuário na empresa Stara.

Alexandre Anes Prado

Alisson Oliveira da Silva

Allana Willers
Allana Willers - Nascida em Ijuí, a jovem de 18 anos morava em Santa Maria e estudava jornalismo na UFSM

Ana Carolini Rodrigues - Estudava tecnologia de alimentos na UFSM

Ana Paula Anibaletto dos Santos
Ana Paula Anibaletto dos Santos - Estudava tecnologia de alimentos na UFSM

Ana Paula Rodrigues

André Cadore Posser
André Cadore Posser - Estudava engenharia florestal na UFSM. Natural de Alegrete (RS).

Andressa Ferreira Flores

Andressa Inaja de Moura Ferreira - Estudava medicina veterinária na UFSM

Andressa Rooz Paz - Estudante do curso superior de tecnologia em agronegócios da UFSM

Andressa Thalita Farias Brissow
Andressa Thalita Farias Brissow - - Era de Itaqui e morava em Santa Maria, onde estudou na Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Irmã de Louise Brissow, que também morreu no incêndio

Andrieli Righi da Silva

Andrise Farias Nicoletti - Cursava agronomia na UFSM.

Ângelo Nicolosso Aita
Ângelo Nicolosso Aita - Nasceu em Alegrete (RS), morava em Santa Maria, estudava medicina veterinária na UFSM e torcia para o Grêmio

Ariel Nunes Andreatta
Ariel Nunes Andreatta - Natural de Jóia, morava em Santa Maria; cursava tecnologia de alimentos na UFSM.

Augusto Cesar Neves - Cursava ciências da computação na UFSM

Augusto Malezan de Almeida Gomes
Augusto Malezan de Almeida Gomes - Segundo perfil no Facebook, estudou no colégio Cilon Rosa, em Santa Maria, e torcia para o Grêmio; formou-se no terceiro ano do ensino médio em 2011.

Augusto Sergio Krauspenhar da Silva
Augusto Sergio Krauspenhar da Silva - Cursava filosofia na UFSM e direito no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); era estagiário na 1ª Vara Cível de Santa Maria.

B


Bárbara Moraes Nunes

Benhur Retzlaff Rodrigues
Benhur Retzlaff Rodrigues - Estudante de engenharia civil na UFSM.

Bernardo Carlo Kobe

Bibiana Berleze

Brady Adrian Gonçalves Silveira

Bruna Brondani Papalia
Bruna Brondani Papalia - Tinha um escritório de advocacia e consultoria jurídica em Santa Maria

Bruna Camila Graeff
Bruna Camila Graeff - Estudava tecnologia de alimentos na UFSM. Nascida em São José Do Inhacorá (RS). Tinha 20 anos.

Bruna Eduarda Neu
Bruna Eduarda Neu - Estudava Tecnologia de Alimentos na UFSM e nasceu em Agudo (RS). Torcia para o Grêmio. Era namorada de Thailan de Oliveira, que também morreu no incêndio.

Bruna Karoline Gecai - Cursava mestrado em bioquímica toxicológia na UFSM

Bruno Kraülich
Bruno Kraülich - Cursava mestrado em agronomia na UFSM

C


Camila Massulo Ramos
Camila Massulo Ramos

Carlitos Chaves Soares

Carlos Alexandre dos Santos Machado

Carolina Simões Côrte Real
Carolina Simões Côrte Real - Estudava tecnologia de alimentos na UFSM

Cássio Garcez Biscaino
Cássio Garcez Biscaino - Nascido em Santa Maria, era enfermeiro do Hospital Universitário Santa Maria e estudou na UFSM.

Cecília Soares Vargas

Clarissa Lima Teixeira
Clarissa Lima Teixeira - Natural de Porto Alegre, morava em Santa Maria e estudava letras na UFSM

Crisley Caroline Saraiva Freitas da Palma

Cristiane Quevedo da Rosa - Cursava terapia ocupacional na UFSM

D


Daniel Knabbem da Rosa

Daniel Sechim - Cursava tecnologia em agronegócios na UFSM

Daniela Betega Ahmadw
Daniela Betega Ahmadw - Natural de Cacequi (RS), morava em Santa Maria e estudava agronomia na UFSM

Daniela Dias de Mattos - Capitã médica cardiologista do Rio de Janeiro que passava férias em Santa Maria (RS)

Danilo Brauner Jaques
Danilo Brauner Jaques - 30, sanfoneiro da banda Gurizada Fandangueria, que se apresentava na boate quando o incêndio começou. Leia Mais

Danriei Darin

David Santiago de Souza - Estudante de odontologia da UFSM

Débora Chiappa Forner

Deives Marques Gonçalves - 33, trabalhava como conferente de remédios na loja de uma rede de farmácias. Ele tinha sido convidado pelo irmão mais novo para ir a um churrasco, que não aconteceu. Eles decidiram ir a boate, onde ele morreu. O irmão Gustavo Marques Gonçalves, 25, está internado em um hospital em Porto Alegre.

Diego Comim Silvéster

Dionatha Kamphorst Paulo
Dionatha Kamphorst Paulo - 18 anos, nasceu em Santana do Livramento, mas morava em São Gabriel e teria ido para Santa Maria para participar da festa. Formou-se em 2011 na Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, em São Gabriel.

Douglas da Silva Flores
Douglas da Silva Flores

Dulce Raniele Gomes Machado

E


Elizandro Oliveira Rolin
Elizandro Oliveira Rolin - Segundo página no Facebook, o empresário, que morava em Itaara, era sócio da Lojas Estilo Jovem; cursou processos gerenciais na Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba) e fez o ensino médio no colégio estadual Coronel Pilar, em Santa Maria.

Emerson Cardoso Pain - Cursava relações públicas na UFSM

Emili Contreira Nicolow

Ericson Ávila dos Santos

Erika Sarturi Becker - Cursava agronomia na UFSM

Evelin Costa Lopes

F


Fábio José Cervinski
Fábio José Cervinski - Gremista, estudava agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Felipe Vieira

Fernanda de Lima Malheiros
Fernanda de Lima Malheiros

Fernanda Tischer - Cursava veterinária na UFSM

Fernando Michel Devagarins Parcianello

Fernando Pellin
Fernando Pellin - Segundo perfil no Facebook, era natural de Chapada, mas morava em Sarandi (RS) e trabalhava na Caixa Econômica Federal.

Flávia di Carli Magalhães
Flávia di Carli Magalhães - 18 anos, cursava administração no campus de Palmeira das Missões da UFSM. Namorava Luis Fernando Donati, que também morreu no incêndio.

Flávia Maria Torres Lemos - Cursava pedagogia na UFSM

Franciele Soares Vargas - Cursava mestrado em bioquimica toxicológica na UFSM

Francielli Araujo Vieira

Francile Vizioli
Francile Vizioli - 20, natural de Erechim, era estudante de engenharia civil na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

G


Gabriela Corcine Sanchotene

Gabriella dos Santos Saenger
Gabriella dos Santos Saenger - Nascida em Uruguaiana (Rio Grande do Sul), morava em Santa Maria e estudava no Centro Universitário Franciscano (Unifra).

Geni Lourenço da Silva

Gilmara Quintanilha Oliveira

Giovane Krauchemberg Simões

Greicy Pazzini Bairro

Guilherme Pontes Gonçalves
Guilherme Pontes Gonçalves - 19 anos, nasceu em Cachoeira, mas morava em Santa Maria, onde cursava agronomia desde 2011 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Namorava Stefani Posser Simeoni, que também morreu no incêndio.

Guido Ramom Brites Burro - paraguaio, estudante, 21 anos Leia Mais

Gustavo Ferreira Soares

H


Heitor Santos Oliveira
Heitor Santos Oliveira - Cursava ciências econômicas na UFSM

Heitor Teixera Gonçalves
Heitor Teixera Gonçalves - 19 anos, filho de Inocêncio Gonçalves, presidente do PP de São Gabriel (RS), torcedor colorado, cursava administração na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)

Helena Poletto Dambros - Cursava medicina veterinária na UFSM

Helio Trentin Junior

Henrique Nemitz Martins
Henrique Nemitz Martins - Natural de Manoel Viana (RS), estudava medicina veterinária na UFSM

Herberth Magalhães Charão
Herberth Magalhães Charão - Cursava terapia ocupacional na UFSM

I


Igor Stefhan de Oliveira

Ilivelton Martins Koglin

Isabela Fiorini - Cursava medicina veterinária na UFSM

Ivan Munchem - Cursava medicina veterinária na UFSM

J


Jacob Francisco Thiele
Jacob Francisco Thiele - Estudava medicina veterinária na UFSM

Jaderson da Silva
Jaderson da Silva - 29, natural de Itaqui (RS), estudava tecnologia de alimentos na UFSM

Janaina Portella

Jennefer Mendes Moreira

Jéssica Almeida Kongen - Cursava licenciatura em educação especial na UFSM

João Aluisio Treuliebe

João Carlos Barcellos Silva

João Paulo Pozzobom
João Paulo Pozzobom - Cursava agronomia na UFSM e namorava Michele Cardoso, que também morreu no incêndio.

João Renato Chagas de Souza

José Luiz Weiss Neto

José Manoel Rosa da Cruz
José Manoel Rosa da Cruz - Nascido em Santa Maria, cursava zootecnia na UFSM. Era irmão de Mirela Cruz, que também morreu na tragédia.

Julia Cristofali Saul

Juliana Moro Medeiros - Estudante de odontologia na UFSM.

Juliana Oliveira dos Santos - Cursava enfermagem na UFSM

Juliana Sperone Lentz
Juliana Sperone Lentz - Moradora de Santa Maria e estudante de agronomia na UFSM

Juliano de Almeida Farias - Cursava engenharia de controle e automação na UFSM

K


Karen Fernanda Knirsch

Kelen Aline Karsten Favarin

Kellen Pereira da Rosa

Kelli Anne Santos Azzolin
Kelli Anne Santos Azzolin - Natural de São Luiz Gonzaga (RS), morava em Santa Maria e cursava mestrado em educação ciências da vida e saúde na UFSM

L


Larissa Hosbach - Cursava tecnologia de alimentos na UFSM

Larissa Terres Teixeira
Larissa Terres Teixeira - Professora, era natural de Santa Maria e estudou na UFSM.

Lauriani Salapata - Cursava terapia ocupacional na UFSM

Leandra Fernanda Toniolo
Leandra Fernanda Toniolo - Natural de Santa Maria, estudava técnico em radiologia na UFSM. Leia Mais

Leandro Avila Leivas
Leandro Avila Leivas - Natural de Santa Maria, estudou agronomia na UFSM.

Leandro Nunes da Silva - 20, trabalhava em uma churrascaria e estudava Administração e Arquivologia na Universidade Federal de Santa Maria. Pouco antes da festa na boate, os amigos haviam feito uma "vaquinha" e comprado uma camiseta oficial do Grêmio, que foi colocada sobre seu corpo. O caixão foi coberto com duas bandeiras e uma toalha do time.

Leonardo de Lima Machado

Leonardo Lemos Karsburg
Leonardo Lemos Karsburg - Cursava agronomia na UFSM

Leonardo Machado de Lacerda
Leonardo Machado de Lacerda - Natural do Rio, morava em Santa Maria, onde atuava como primeiro-tenente do Exército. Receberá as honras fúnebres no Rio Leia Mais

Leonardo Schoff Vendrúsculo - Cursava agronomia na UFSM

Letícia Baú

Letícia Ferraz da Cruz - Cursava medicina veterinária na UFSM

Letícia Vasconcellos

Lincon Turcato Carabagiale
Lincon Turcato Carabagiale - atural de Ijuhy (RS), morava em Santa Maria e trabalhava no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Cursava metereologia na UFSM

Louise Victoria Farias Brissow
Louise Victoria Farias Brissow - De Itaqui, estudava tecnologia em alimentos na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Gremista, era irmã de Andressa Brissow, que também morreu no incêndio.

Luana Behr Vianna
Luana Behr Vianna - Natural de Santa Maria, estudou psicologia no Centro Universitário Franciscano.

Luana Faco Ferreira

Lucas Fogiato

Lucas Leite Teixeira

Luciane Moraes Lopes

Luciano Ariel Silva da Silva

Luciano Tagliapetra Esperidião

Luiz Antonio Xisto - Cursava medicina veterinária na UFSM

Luiz Carlos Ludin de Oliveira

Luiz Eduardo Viegas Flores - Cursava ciência da computação na UFSM

Luiz Fernando Riva Donati - Cursava agronomia na UFSM

Luiz Felipe Balest Piovesan - Cursava agronomia na UFSM

Luiz Fernando Rodrigues Wagner

Luiza Alves da Silva

Luiza Batistella Silva
Luiza Batistella Silva - Natural de Tapera (RS), era estudante de odontologia na UFSM.

M


Maicon Afrolinario Cardoso

Maicon Douglas Moreira Iensen
Maicon Douglas Moreira Iensen - Morador de Santa Maria, estudava educação física na UFSM

Maicon Francisco Evaldt

Manuele Moreira Passamane - Cursava tecnologia de alimentos na UFSM

Marcelo de Freitas Salla Filho
Marcelo de Freitas Salla Filho - Natural de Santa Maria, estudava no Centro Universitário Franciscano

Marcos André Rigoli

Marfisa Soares Caminha

Maria Mariana Rodrigues Ferreira
Maria Mariana Rodrigues Ferreira - Cursava medicina veterinária na UFSM

Mariana Comassetto do Canto - Cursava desenho industrial na UFSM

Mariana Machado Bona

Mariana Moreira Macedo - Cursava metereologia na UFSM

Mariana Pereira Freitas

Marilene Iensen Castro - 33, trabalhava como caixa no cinema da cidade e estudava enfermagem. O marido, que é triatleta, estava competindo fora da cidade quando a mulher morreu. Ele disse que ela gostava de sair para dançar e que ao menos estava feliz.

Manina de Jesus Nunes

Marina Kertermann Kalegari

Martins Francisco Mascarenhas de Souza Onofre

Marton Matana
Marton Matana - Natural de Ibarama (RS), estudava engenharia florestal na UFSM

Matheus de Lima Librelotto
Matheus de Lima Librelotto - Morador de Santa Maria, era estudante de agronomia da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), onde trabalhava no Laboratório de Agricultura Especial

Matheus Engert Rebolho
Matheus Engert Rebolho - Vivia em Santo Ângelo e estudava no Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo

Matheus Pacheco Brondani

Mauricio Loreto Jaime
Mauricio Loreto Jaime - Natural de Caçapava (RS), estudava zootecnia na UFSM e trabalhava da empresa Perin Agropecuária

Melissa Berguemaier Correia
Melissa Berguemaier Correia - Nascida em São Francisco de Assis (RS), era estudante de agronomia na UFSM

Melissa do Amaral Dalforno
Melissa do Amaral Dalforno - Natural de São Gabriel (BA), estudava tecnologia de alimentos na UFSM

Merylin de Camargo dos Santos
Merylin de Camargo dos Santos

Michele Dias de Campos - Cursava medicina veterinária na UFSM

Michele Cardoso - A jovem postou um pedido de socorro em uma rede social, avisando sobre o incêndio na boate Leia Mais

Miguel Webber May - Cursava agronomia na UFSM

Mirela Rosa da Cruz
Mirela Rosa da Cruz - Estudante de pedagogia na UFSM, era irmã de José Manuel da Cruz, que também morreu na tragédia

Monica Andressa Glanzel - Cursava matemática na UFSM

Murilo de Souza Barone Silveira

Murilo Garcez Fumaco - Cursava farmácia na UFSM

N


Natana Pereira Canto - Completaria 21 anos no final desta semana. Trabalhava no fórum e estudava Direito na Faculdade Metodista de Santa Maria. Ela gostava de dançar e viajar.

Natascha Oliveira Urquiza - Cursava ciências econômicas na UFSM

Nathiele dos Santos Soares
Nathiele dos Santos Soares - Segundo perfil no Facebook, era atendente no Restaurante Maccherone, em Santa Maria; namorava de Alan Rehbein de Oliveira, que também morreu no incêndio e perdeu o irmão.

Neiva Carina de Oliveira Marin

O


Odomar Gonzaga Noronha
Odomar Gonzaga Noronha - Natural de Canoas (RS), estudava ciências econômicas na UFSM e trabalhava como supervisor nas Lojas Americanas. Tinha 27 anos e foi à boate para comemorar um aniversário. Adorava videogames, histórias em quadrinhos e assistir filmes como o Senhor dos Anéis

Octacílio Altíssimo Gonçalves
Octacílio Altíssimo Gonçalves - Sobrinho de Inocêncio Gonçalves, presidente do PP de São Gabriel (RS), era gremista e cursava zootecnia na UFSM

P


Pâmella de Jesus Lopes

Patrícia Pazzini Bairro

Paula Batistela Gatto
Paula Batistela Gatto - Era estudante de agronomia da UFSM

Paula Porto Rodrigues Costa

Paula Simone Melo Prates

Pedro de Oliveira Salla - Cursava agronomia na UFSM

Pedro Morgental Silva
Pedro Morgental Silva - Nascido em Santa Maria e torcedor do Internacional, morava em Porto Alegre

Priscila Ferreira Escobar - Trabalhava como secretária no Hospital de Caridade, onde várias das vítimas foram socorridas. Ela foi em um aniversário na boate com uma amiga, que também morreu. Ela tinha 20 anos. A mãe definiu a filha como uma pessoa muito alegre e responsável.

R


Rafael de Oliveira Dorneles - 28, programador de computador. Morava em São Leopoldo e estava passeando em Santa Maria, onde moram seus pais

Rafael Dias Ferreira - Cursava ciências biológicas na UFSM

Rafael Quilião e Oliveira

Rafael Paulo Nunes de Carvalho

Rafaela Schimidt Nunes

Raquel Daiane Fischer - Cursava tecnologia de alimentos na UFSM

Rhaissa Gross Cúria
Rhaissa Gross Cúria - Cursava agronomia na UFSM

Rhuan Scherer de Andrade
Rhuan Scherer de Andrade - Trabalhava na base aérea de Santa Maria

Ricardo Custódio

Ricardo Dariva - Tinha acabado de se formar em Economia e trabalhava como coordenador de filiais em uma empresa de concreto. Ele era apaixonado pelo time do Grêmio e chegava a ir a Porto Alegre para assistir aos jogos. Ele tinha 24 anos.

Ricardo Stefanello Piovesan - Cursava agronomia na UFSM

Robson Van der Hahn
Robson Van der Hahn

Rodrigo Belling Hausen Bairros Costa

Roger Barcellos Farias

Roger Dall'Agnol
Roger Dall'Agnol - 21, estava na boate com a namorada, Susiele Cassol, que também morreu Leia Mais

Rogério Cardoso Ivaniski - nasceu em Santa Maria, cidade onde ainda mroava. Se formou em administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) e trabalhava em uma Consultoria em Fight Wear e Suplementação Esportiva.

Rogério Floriano Cardoso

Rosane Fernandes Rechermann - 45, trabalhava como oficial de Justiça na vara criminal e fazia parte do sindicatos dos Trabalhadores da Justiça. Ela estava muito feliz porque tinha passado no mestrado em Gestão Ambiental. Foi a boate como marido Luiz Antonio Xisto, 36, que se formou em veterinária. Ela deixa dois filhos.

Ruan Pendenza Callegari - Cursava medicina veterinária na UFSM

S


Sabrina Soares Mendes

Sandra Leone Pacheco Ernest

Sandra Victorino Goulart

Shaiana Tauchem Antoline - Cursava licencitura em teatro na UFSM

Silvio Beurer Junior

Stefani Posser Simeoni
Stefani Posser Simeoni - Nascida em Maraú (RS), estudava odontologia UFSM. Era namorada de Guilherme Pontes Gonçalves, que também morreu na tragédia

Suziele Cassol
Suziele Cassol - 19, estudava tecnologia de alimentos na UFSM e estava na boate com o namorado, Roger Dall'Agnol, que também morreu Leia Mais

T


Tais da Silva Scaphin de Freitas

Taise Carolina Vinas Silveira - Cursava artes visuais na UFSM

Taize Santos dos Santos

Tanise Lopes Cielo
Tanise Lopes Cielo - A professora de dança foi ao local para ver alunos que iriam se apresentar. Ela tinha 23 anos e deixa dois filhos.

Thailan Rehbein de Oliveira
Thailan Rehbein de Oliveira - De Agudo (RS). Estudava no colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Trabalhava com serviços de montagem na empresa Bottero Calçados, em Agudo. Era namorado de Bruna Neu, também morta na tragédia.

Thais Zimermann Darif - Estudava medicina veterinária na UFSM

Thanise Correa Garcia

Tiago Amaro Cechinatto
Tiago Amaro Cechinatto - Nascido em Ijuí (RS), estudava agronomia na UFSM. Cursou ensino médio no colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte

Tiago Dovigi Cegabinaze

U


Uberafara Soares Bastos Junior

V


Vagner Rolin Marastega - Cursava agronomia na UFSM

Vandelcork Marques Lara Junior

Vanessa Vancovitch Soares

Victor Datria Mcagnam - Estudava agronomia na UFSM

Victor Martins Shimitz

Vinicius Greff
Vinicius Greff - Natural de Tupanciretã, estudava na UFSM e trabalhava no Laboratório de Bromatologia e Nutrição de Ruminantes. Segundo sua página no Facebook, era torcedor do Grêmio

Vinicius Montardo Rosado
Vinicius Montardo Rosado - 26, nascido em Cruz Alta (RS), morava em Santa Maria. Estudou educação física na Fames (Faculdade Metodista de Santa Maria). Era educador social no Coletivo Coca-Cola Vento Norte de Santa Maria.

Vinicius Paglnossim de Moraes - Cursava engenharia de controle e automação na UFSM

Vinicius Silveira Marques de Mello

Vitória Dacorso Saccol - Cursava nutrição na UFSM

Viviane Tólio Soares

W


Walter de Mello Cabistani
Walter de Mello Cabistani - Estava na área vip da boate com amigos, que também morreram. Ele tinha 20 anos e foi levado ainda com vida ao Hospital de Caridade, onde deu o próprio nome e morreu.
FOLHA D S PAULO SNB