segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Satélite sino-brasileiro CBERS-3 será lançado nesta segunda

Brasil e China realizam na madrugada desta segunda-feira (9), o lançamento do satélite CBERS-3, construído através de uma parceria entre os dois países. O lançamento será da base de Taiyuan Satellite Launch Center, na China, e está previsto para acontecer às 1h26 (no horário de Brasília; 11h26 em Pequim), segundo informou em nota em seu site o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.No Brasil, a entrada em órbita do satélite será acompanhada pelos técnicos do Centro de Controle e Rastreio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.
Da China, todas as etapas do lançamento do satélite sino-brasileiro serão informadas por meio de teleconferência pelo diretor do INPE, Leonel Perondi, e pelo coordenador do segmento espacial do Programa CBERS, Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior, ao chefe do Centro de Controle e Rastreio, Pawel Rozenfeld.
O satélite é o quarto desenvolvido pelo Programa CBERS (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), parceria com a China que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.
No Brasil, o programa é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Na China, pela Chinese Academy of Space Technology (CAST).
O Cbers-3, que deveria ter sido lançado em 2011, irá substituir o Cbers-2B, que já teve sua vida útil encerrada. O novo satélite irá ajudar no controle de desmatamento e queimados, monitoramento recursos hídricos, áreas agrícolas, crescimento urbano, ocupação do solo, educação e inúmeras outras funcções. O INPE fornecerá imagens gratuitamente aos usuários.
Programa CBERS
Satélites de sensoriamento remoto são uma poderosa ferramenta para monitorar o território de países de extensão continental, como o Brasil e a China. Por meio da parceria entre o INPE e a CAST, três satélites já foram lançados (CBERS-1, em 1999; CBERS-2, em 2003; e CBERS-2B, em 2007).
O CBERS é importante indutor da inovação no parque industrial brasileiro, que se qualifica e moderniza para atender aos desafios do programa espacial. A política industrial adotada pelo INPE permite a qualificação de fornecedores e contratação de serviços, partes, equipamentos e subsistemas junto a empresas nacionais. Assim, além de exemplo de cooperação binacional em alta tecnologia, o CBERS se traduz na criação de empregos especializados e crescimento econômico.
O INPE distribui as imagens de satélite, pela internet, sem custo ao usuário. Os dados CBERS são usados no monitoramento de florestas, mapeamentos de áreas agrícolas e do crescimento urbano, entre outros. A disponibilidade dos dados resulta na criação de novas aplicações, com reflexos no desenvolvimento socioeconômico do país.
Matéria produzida com informações do INPE
SEGURANÇA NACIONAL BLOG,,,SNB

Nenhum comentário: