quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Índia lança missão espacial para Marte

AE - Agência Estado
A Índia lançou seu primeiro veículo espacial em direção a Marte nesta terça-feira, colocando o país no caminho de se tornar o único país asiático a chegar ao planeta vermelho. A primeira etapa do lançamento, na qual os cientistas colocam o satélite na órbita terrestre, foi concluído uma hora depois da decolagem.
"A jornada apenas começou", disse o presidente a Organização de Pesquisa Espacial da Índia, Koppillil Radhakrishnan, a agência espacial civil do país. "Dias desafiadores estão por vir", acrescentou.
O satélite de Marte, equipado com instrumentos que podem examinar de cima a superfície do planeta, vai circundar a Terra em uma órbita elíptica até o final de novembro. Em seguida, os cientistas pretendem colocá-lo em uma trajetória para começar sua jornada de mais de 400 milhões de milhas em direção a Marte.
"Em setembro [de 2014], esperamos entrar precisamente na órbita de Marte... para fornecer conhecimento para a comunidade indiana e para a humanidade", disse Radhakrishnan. O satélite possui equipamentos para procurar metano na atmosfera marciana, analisar a superfície do planeta e tirar fotos em três cores de cima. Se a missão for bem sucedida, a Índia se juntará aos EUA e a Europa na exploração de Marte. Fonte: Dow Jones Newswires. 
SEGURANÇA NACIONAL BLOG,,BLOG 

Nenhum comentário: