quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ex-funcionário da CIA divulga programas de vigilância secretos norte-americanos

RIA Novosti) - Fugitivo de inteligência dos EUA contratante Edward Snowden vai ficar no aeroporto de Moscou, que foi sua casa por mais de um mês para o futuro imediato, um advogado ajudar com sua oferta de asilo nesta quarta-feira.
Advogado Anatoly Kucherena falava aos jornalistas no aeroporto Sheremetyevo, em Moscou na quarta-feira à tarde, após reunião com Snowden.
Em uma entrevista coletiva improvisada transmitido na TV russa, Kucherena disse que a candidatura da Snowden de asilo temporário está sob consideração, não foi recusado, e que eles esperam de uma resolução rápida.
Nesse meio tempo, disse Kucherena, Snowden vai ficar onde está: a zona de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo.
As declarações do advogado seguido relatos da mídia russa antes da reunião que citou fontes não identificadas nas autoridades migratórias russas e no aeroporto, dizendo que Snowden tinha sido emitido um documento que lhe permitiria sair do aeroporto.
Lançando luz sobre essa confusão, Kucherena disse que o serviço de imigração da Rússia não emitiu Snowden uma autorização para deixar a zona de trânsito. Ele acrescentou que está em contato diário com as autoridades migratórias russas sobre a permissão para Snowden para sair do aeroporto.
Kucherena Snowden também disse que pretende ficar na Rússia por algum tempo e se tornar mais familiarizado com o país e sua cultura .
Snowden, que é procurado pelos Estados Unidos por vazar dados sigilosos sobre as atividades de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos EUA, asilo temporário solicitado formalmente na Rússia em 16 de julho.
Ele foi enfurnado na zona de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo desde que chegou lá em um vôo de Hong Kong em 23 de junho.
SNB

Nenhum comentário: