terça-feira, 30 de abril de 2013

Ao estilo Pong, vídeo mostra como um ataque DDoS funciona


Os ataques DDoS são usados por hackers para derrubar servidores do ar, impossibilitando que os internautas acessem sites e serviços específicos. Geralmente, esse tipo de investida tem como objetivo principal a intimidação, já que os sistemas não são invadidos.
Ontem (25), os servidores da VideoLAN, companhia que mantém o famoso reprodutor multimídia VLC Media Player, foram alvo de um ataque dessa natureza.
Com a ajuda de um programa chamado Logstalgia, o qual oferece o recurso de visualização do fluxo de logs de um sistema a partir de animações ao melhor estilo Pong (sim, o clássico jogo de rebater bolinha das décadas de 70 e 80), a empresa foi capaz de gravar de forma lúdica como ocorre esse processo malicioso.
Como você pode observar no vídeo acima, postado por Ludovic Fauvet, funcionário da companhia, a técnica utilizada pelos hackers cria um fluxo intenso e contínuo de solicitações aos servidores da VideoLAN, sendo que todas elas são redirecionadas para uma única entrada. Essa sobrecarga é a responsável por derrubar o sistema e tirar o site ou serviço do ar.

SNB

Nenhum comentário: