quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

As tropas do Mali acusados ​​de execuções sumárias

A Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH) na quarta-feira acusado de soldados maliense sumariamente executado pelo menos 11 pessoas na cidade central de Sevare.Segundo a FIDH, há relatos de que as tropas adicionais maliense executados mais de 20 pessoas em Sevare e jogaram os corpos em poços. FIDH é uma organização global de direitos humanos com sede em Paris.
As vítimas teriam sido acusado de colaborar com os militantes islâmicos que controlam grande parte do norte do Mali. Em abril passado, os grupos islâmicos Ansar Dine, a Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e MUJWA arrancados norte do Mali, do governo central e impôs a lei sharia em várias cidades.
FIDH também expressou preocupação de que as execuções podem ter uma dimensão étnica, com pele mais clara tuaregues e árabes, possivelmente, sendo apontada como militantes islâmicos pelo exército em grande parte negra do Mali.
"As represálias, ligados a extrema tensão que já existe entre as comunidades, é um cocktail explosivo que faz uma temer o pior, especialmente no contexto da reconquista do norte", disse Souhayr Belhassen, presidente da FIDH.
Ministro da Defesa francês Jean-Yves Le Drian instou o maliense corpo de oficiais para manter os seus soldados responsáveis.
"Devemos ser extremamente vigilantes". Le Drian disse. "Estamos contando com sentido oficiais do Mali" de responsabilidade para garantir os abusos sejam evitados. É a sua honra que está em jogo. "
Accordingto a agência de notícias Reuters, o exército maliano fechou Sevare aos jornalistas.                                                                                                      
Tropas africanas para o norte
Enquanto isso, as primeiras tropas de uma coalizão de países Africano começaram a abanar fora da capital do Mali, Bamako, e implantar em direção ao centro do país. A ONU havia autorizado a CEDEAO bloco ocidental Africano para implantar cerca de 3.300 soldados para o Mali. A central Africano nação Chade concordou em contribuir com mais 2.000 soldados.
O chanceler francês Laurent Fabius, disse na quarta-feira que cerca de 1.000 tropas africanas já havia chegado no Mali.
"A força Africano está a implantação muito mais rápida do que o esperado", disse Fábio. "Obviamente que coloca uma série de dificuldades logísticas, mas eu tenho que dizer que eu tenho visto um esforço muito grande por parte de nossos amigos africanos".
A força Africano foi originalmente programado para implantar em Mali muito mais tarde, mas foi forçado a acelerar os seus planos operacionais quando militantes islâmicos feito um esforço rápido do norte em direção à capital, Bamako.
O avanço islâmico precipitou uma intervenção militar francês em 11 de janeiro, ataques aéreos e compreendendo a implantação de tropas terrestres. Paris tem atualmente cerca de 2.300 soldados mobilizados no Mali, uma ex-colônia francesa. 
AFP, , Reuters) SNB

Nenhum comentário: