SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Operação Ágata 6

...
 SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Encontro nacional discute setor espacial e defesa

A contribuição da tecnologia espacial na solução de problemas de defesa será tema de debate do XII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE), que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ). As inscrições para o evento já estão abertas.


Organizada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), com apoio do Ministério da Defesa, a iniciativa busca promover a reflexão sobre questões relevantes para o país, produzindo insumos para materializar políticas públicas mais eficazes em setores estratégicos e reunir civis e militares em torno de uma agenda de interesse do Estado.

A programação inclui duas conferências, além de seis painéis, nos quais participarão especialistas no tema central do evento: “O setor espacial brasileiro: cenário atual e perspectivas”.

Durante três dias, os palestrantes apresentarão o cenário nacional e internacional do setor espacial brasileiro, a condução da política nacional para o setor, as contribuições da tecnologia espacial para os impasses socioambientais e a participação da indústria nacional nos programas de desenvolvimento de tecnologias e sistemas espaciais.

As inscrições para o XII ENEE são gratuitas e as vagas limitadas. A organização do evento espera a participação de 800 pessoas, entre autoridades, especialistas, servidores públicos, acadêmicos, membros da comunidade científica, representantes de organizações não governamentais (ONGs) e do setor privado, militares e estudantes. O cadastro de participação pode ser feito na página eletrônica do evento.

O ENEE

Idealizado como ambiente de discussão de assuntos estratégicos para o Brasil, o Encontro Nacional teve sua primeira edição em 1994 e novas reuniões nos dois anos seguintes.

Em 1997 não houve evento e, em 1998, um conjunto de instituições acadêmicas promoveu o último dos encontros da série, dado o esvaziamento da Secretaria de Assuntos Estratégicos.

A partir de 2005, os eventos foram retomados anualmente. No ano passado, o XI Enee aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 18 de novembro, e teve foco na indústria nacional de defesa.

Confira a programação do XII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE)

Dia 07 de novembro, quarta-feira 

13h00 – 15h00 - Credenciamento 
15h00 – 15h15 - Boas-vindas do anfitrião 
15h15 – 15h45 - Conferência de Abertura 
15h45 – 16h15 - Conferência 
16h15 – 18h00 - Painel 1 – Cenário internacional: o setor espacial brasileiro no contexto global 
18h00 – 19h30 - Confraternização

Dia 08 de novembro, quinta-feira 

09h00 – 10h45 - Painel 2 – Cenário nacional: condução da política espacial brasileira 
10h45 – 11h15 - Intervalo 
11h15 – 13h00 - Painel 3 – Contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas de Defesa 
13h00 – 14h30 - Almoço 
14h30 – 16h15 - Painel 4 – Contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas socioambientais 
16h15 – 16h45 - Intervalo 
16h45 – 18h30 - Painel 5 – Contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas de comunicações

Dia 09 de novembro, sexta-feira 

09h00 – 10h45 -
 Painel 6 – A participação da indústria nacional nos programas de desenvolvimento de tecnologias e sistemas espaciais 
10:45 – 11h15 - Intervalo 
11h15 – 11h45 - Conferência de encerramento  
11h45 – 12h00 - Encerramento

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa... SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Modelo Mecânico de Voo do Sara Suborbital é aprovado

 O Modelo Mecânico do veículo Sara Suborbital, que recentemente foi submetido ao ensaio dinâmico de aceitação no shaker do IAE, passou pela FRR (Flight Readiness Review) nas dependências de Divisão de Sistemas Espaciais (ASE). A FRR é a revisão que comprova o apronto do modelo para o embarque para o voo. A aprovação ocorreu nesta terça-feira, dia 9 de outubro de 2012, através da constatação de que os resultados de ensaio correspondiam aos resultados obtidos com o Modelo de Qualificação.

A FRR foi cumprida conforme prevista contratualmente. A campanha de ensaios dinâmicos realizada no Modelo de Voo Mecânico foi bem sucedida. O modelo de elementos finitos foi elaborado pela CENIC e permitiu que a empresa pudesse comprovar a boa aderência entre as curvas que representavam o comportamento dinâmico previsto e as obtidas experimentalmente.

Com a aprovação do Modelo Mecânico de Voo, ele já pode ser utilizado para a integração do Modelo de Voo das Redes Elétricas. A empresa CENIC deve iniciar os trabalhos de integração desta eletrônica embarcada já na próxima semana na Divisão de Eletrônica do IAE (AEL), o que garante uma importante etapa das atividades de preparação para o voo do Sara Suborbital.


SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Produção em série do caça russo PAK FA T-50 foi adiada por cinco anos


A produção em série do caça russo da quinta geração PAK FA T-50 começará apenas em 2020, declarou o ministro da Defesa Anatoli Serdiukov.

Anteriormente, planejavam começar a produção em série do caça em 2015, enquanto os primeiros aviões deveriam ser fabricados em 2013. Esperavam que primeiros caças entrariam em serviço da Força Aérea da Rússia já em 2016. O ministro não especificou o que provocou tal atraso da produção em série.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Helicópteros de ataque Mil-Mi-28N para o Iraque

A visita do premier do Iraque, Nouri al-Maliki, à cidade de Moscou, permitiu a assinatura um contrato avaliado em US$ 4,2 bilhões, e que inclui a aquisição de helicópteros de ataque e sistemas de defesa antiaérea. As negociações poderão incluir no futuro jatos de combate MIG. O dirigente iraquiano foi recebido na capital russa pelo seu par, Dimitry Medvedev.Com a confirmação do acordo, segundo a agência de notícias Ria Novosti, o Iraque se tornou um dos cinco maiores importadores de armamento russo na atualidade. O pacote inclui 30 helicópteros de combate Mil Mi-28N e 50 unidades do Pantsyr-S1, um sistema antiaéreo de curta e média distância que combina o uso de canhões de 30mm e mísseis 57E6-E guiados por radar e sistemas eletro-ópticos.Um contrato suplementar poderá incluir a venda de um o mais esquadrões de caça MiG-29M/M2, radares, veículos blindados, entre outros. O governo iraquiano, de maioria xiita, busca diminuir assim a onipresente influência americana nas vendas de material bélico, desta forma se aproximando mais do Irã.
segurança nacional blog