SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

domingo, 3 de junho de 2012

EUA propõem ao Canadá VANT “ártico”


A empresa norte-americana Northrop Grumman e L-3 MAS propôs ao Departamento de Defesa de Canadá uma versão acabada de veículo aéreo não tripulado (VANT) RQ-4 Bloco 30 Global Hawk.
O novo VANT Polar Hawk foi adaptado para operações de inteligência na região do Ártico.
Os detalhes sobre o equipamento de espionagem a ser instalado nos VANTs não foram divulgados.
O dispositivo será capaz de voar com temperaturas abaixo de zero. É capaz de atingir velocidades de até 800 km/h e voar a altitudes de até 19,8 mil metros. A duração do seu vôo autônomo é de 36 horas.
segurança nacional blog

Submarinos israelenses dotados com armas nucleares


A revista Der Spiegel publicou um artigo, no qual informou que os submarinos da classe Dolphin alemães, comprados por Israel, estão dotados com armas nucleares.
Segundo afirma a edição, o estudo deste tema, que abarca fontes nos EUA, Alemanha e Israel, não deixa lugar para dúvidas – os submarinos estão armados com mísseis Popeye Turbo SLM adaptados para ogivas nucleares. “Esta tecnologia naval permitirá a Israel criar um esconderijo flutuante de armas nucleares no Oriente Próximo, escreve a revista.
Segundo Der Spiegel, personalidades oficiais de Berlim estavam a par do destino desses submarinos mas preferiram fechar os olhos para esse fato, apoiando a segurança de Israel. A revista salienta que a chanceler Angela Merkel declarou antes que esses submarinos careciam de potencial nuclear.
Atualmente, a marinha de guerra israelense dispõe de três submarinos “Dolphin”. O quarto será botado na água em breve, o quinto está na fase de construção e será entregue a Israel em 2018. Recentemente, Israel celebrou com a RFA um contrato de compra do sexto submarino desta classe...segurança nacional blog

Irã diz que vai reagir a qualquer ataque de Israel


AE - Agência Estado
O líder supremo do Irã, o aiatolá Khamenei, alertou que qualquer ataque de Israel será respondido rapidamente pela república islâmica e sugeriu que o programa nuclear do seu país não pode ser limitado por embargos de países do Ocidente. Os líderes ocidentais esperam um acordo diplomático que reduza as preocupações com as ambições nucleares iranianas, mas autoridades israelenses afirmam que todas as opções estão em aberto para tentar parar o enriquecimento de urânio pelo Irã.
Os países do Ocidente temem que o Irã possa produzir armas nucleares, mas Khamenei disse que essa acusação é uma mentira e repetiu que seu país apenas quer construir reatores para energia e pesquisas médicas. "Se eles derem qualquer passo errado, qualquer movimento inadequado, (a resposta) cairá sobre suas cabeças como um raio", alertou o aiatolá sobre Israel, durante um discurso para marcar o 23º aniversário da morte de seu antecessor, o aiatolá Ruhollah Khomeini, que foi líder da Revolução Islâmica de 1979.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou que não vai tirar conclusões sobre o impacto que o discurso de Khamenei terá nas negociações que acontecerão em Moscou, Rússia. Em entrevista à imprensa em Estocolmo, Suécia, Clinton destacou que o Irã tem consistentemente dito que agirá para se defender de um ataque.
Segundo Clinton, os líderes nacionais frequentemente dizem coisas com propósitos internos. Ela acredita que o Irã trabalhará para alcançar uma solução diplomática para a questão. As informações são da Associated Press. 
segurança nacional blog

Vírus usa linguagem de games feita na PUC-Rio


GUSTAVO CHACRA, CORRESPONDENTE / NOVA YORK - O Estado de S.Paulo
Uma linguagem desenvolvida nos laboratórios da PUC do Rio de Janeiro no início dos anos 90 e conhecida por seu uso em jogos de videogames e aplicativos de celulares foi a escolhida para a fabricação de uma das mais poderosas armas cibernéticas de todos os tempos.
Denominado Flame, o vírus atingiu uma série de computadores em todo o Oriente Médio com a intenção de espionagem internacional e de sabotagem de órgãos governamentais e militares. Empresas de segurança de informática, como a Kaspersky Lab, da Rússia, e a Symantec, dos EUA, admitem nunca terem visto algo semelhante.
Até agora, da mesma forma que em outros ataques cibernéticos, ninguém assumiu a responsabilidade pelo Flame. No entanto, todos os dedos apontam para os EUA e Israel em razão dos alvos da operação terem sido, principalmente, nações como Irã, Líbano, Síria, Egito.
Vítimas. O dado mais significativo é o fato de o território iraniano ter sido o que registrou a maior incidência de ataques, de acordo com a Kaspersky - os governos israelense e americano buscam desesperadamente interromper o programa nuclear de Teerã e impedir que o país tenha capacidade de produzir uma bomba atômica.
"A complexidade desse código é paralela ao que vimos no Stuxnet e no Duqu, que foram os dois mais complexos vírus que analisamos até hoje. Assim como eles, o código não deve ter sido escrito por um indivíduo, mas por um grupo de pessoas organizadas, bem financiadas e seguindo ordens. Alguns arquivos são idênticos aos descritos no incidente envolvendo o Ministério do Petróleo Iraniano", afirma relatório da Symantec.
Uma reportagem do jornal New York Times publicada esta semana, usando como base o livro Confront and Conceal: Obama's Secret Wars and Surprising Use of American Power, de David Sanger, afirma que o presidente dos EUA, Barack Obama, teria mantido o programa de guerra cibernética contra o Irã de seu antecessor George W. Bush.
A operação, em colaboração com Israel. foi batizada de "Jogos Olímpicos" e foi foi responsável, segundo o jornal, pela criação do Stuxnet, embora não faça menções ao Flame.
Especulações. O especialista em tecnologia Bob Sullivan, em artigo no site da NBC, afirma que os fabricantes do Flame podem ser gênios "à frente de seu tempo, usando uma linguagem única de programação, como a Lua (criada na PUC), para fabricar seu monstro cibernético e confundido profissionais de segurança de informática. Ou podem ser amadores criadores de videogame que não se importam em deixar rastros".
Um dos enigmas envolvendo o Flame é seu tamanho: 20MB, incomum para um vírus, que costuma ser mais discreto - Stuxnet, por exemplo, tinha 500 KB. Além disso, alguns questionam o uso maior da linguagem Lua em jogos de videogame, incluindo o Angry Birds, que é um dos aplicativos de maior sucesso em celulares.
Um dos criadores da linguagem Lua, Roberto Ierusalimschy, professor da PUC do Rio, disse não ter ficado surpreso com seu uso na fabricação do vírus. "Realmente, a linguagem Lua é muito usada em videogames. No entanto, também é utilizada em várias outras áreas. Algumas ferramentas de segurança de redes já usam Lua há algum tempo, como o Nmap (mapeamento de redes), Snort (um detector de invasão de sistemas) e o Wireshrak (ferramenta para monitorar o tráfego em uma rede)", afirmou o professor ao Estado.
Ierusalimscy disse que ele e seus colegas ainda não foram procurados por nenhuma agência de segurança para tentar ajudar no esclarecimento dos códigos do vírus. O professor frisa que, pelo que tem lido, "as análises ainda estão em uma fase superficial". "Muita informação nova ainda deve aparecer", disse...segurança nacional blog