SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

terça-feira, 20 de março de 2012

Nasa divulga imagens de aurora boreal no Hemisfério Norte

A Nasa, a agência espacial americana, divulgou imagens, que registram o fenômeno da aurora boreal no Hemisfério Norte.
As imagens foram captadas pela equipe da Estação Espacial Internacional e foram registradas entre janeiro e fevereiro desse ano. As cenas foram registradas principalmente no norte dos Estados Unidos e no Canadá.
O fenômeno da aurora boreal é um fenômeno ótico que ocorre em decorrência do impacto de partículas de partículas provenientes do sol - o chamado vento solar - e a poeira espacial da Via Láctea em contato com a alta atmosfera terrestre.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.segurança nacional

Por Malvinas, Peru cancela visita de navio britânico


ROBERTO CARLOS DOS SANTOS - Agência Estado
O governo do Peru cancelou, nesta segunda-feira, a visita de uma fragata da Marinha do Reino Unido ao país, em solidariedade à Argentina, que reivindica a posse da Ilhas Malvinas (Falkland), controladas pela Grã-Bretanha.
A decisão reforça o apoio do Peru à Argentina na questão envolvendo a soberania do arquipélago, disse o chanceler peruano Rafael Roncagliolo à agência de notícias oficial "Andina". A fragata britânica Montrose deveria atracar quinta-feira no porto de Callao, em Lima, para uma visita de cortesia. Roncagliolo disse que o evento foi cancelado como parte do acordo promovido pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul) em apoio à Argentina.
Chanceleres de 12 nações da Unasul solicitaram, no sábado, que o Reino Unido discuta a soberania das ilhas com a Argentina, "em conformidade com as resoluções das Nações Unidas." A embaixada do Reino Unido em Lima "lamentou" o cancelamento da visita, cujo convite havia sido feito pelo Peru. As informações são da Dow Jones. segurança nacional

Irã diz que responderá a ataque de Israel e dos EUA


AE - Agência Estado
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, declarou nesta terça-feira que seu país vai revidar qualquer ataque realizado pelos Estados Unidos ou por Israel, elevando as tensões no Ocidente sobre o programa nuclear iraniano.
"Nós dissemos que não temos armas atômicas e não vamos construir nenhuma. Mas se houver ataque de nossos inimigos, independentemente dos Estados Unidos ou do regime sionista, vamos atacar no mesmo nível que eles nos atacarem", disse ele em discurso ao vivo, transmitido pela televisão, para marcar o início do ano novo iraniano.
Khamenei, que falou da cidade de Mashhad, no oeste do país, disse que o Irã tem o direito divino de retaliar, caso seja atacado.
"O Corão diz que se qualquer inimigo atacar você primeiro, o inimigo certamente será derrotado", disse ele. "Esta é a lei de Deus. Não estamos pensando em atacar ou em agredir, mas estamos ligados à existência de uma identidade para a república islâmica." As informações são da Dow Jones. segurança nacional