quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Satélite norte-coreano orbita a Terra normalmente


AE - Agência Estado
O satélite norte-coreano lançado a bordo de um foguete de longo alcance na quarta-feira está orbitando a Terra normalmente, informaram autoridades sul-coreanas nesta quinta-feira. Washington e seus aliados fazem pressão pela imposição de novas punições contra Pyongyang, que surpreendeu a comunidade internacional com o lançamento.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse nesta quinta-feira que o satélite orbita o planeta a uma velocidade de 7,6 quilômetros por segundo, embora sua missão seja desconhecida. Autoridades espaciais da Coreia do Norte dizem que o satélite será usado para o estudo do clima e de colheitas agrícolas.
O porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Kim Min-seok, disse que geralmente são necessárias duas semanas para determinar se um satélite está funcionando corretamente após o lançamento, citando dados do Comando de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos.
O lançamento do foguete de três estágios - cujo desenho é semelhante ao modelo capaz de levar uma ogiva nuclear até a Califórnia - elevou as tensões e o impasse internacional sobre o crescente arsenal atômico da Coreia do Norte. O próximo paso, acreditam especialistas, deve ser a realização de um terceiro teste nuclear, já que o país continua a aperfeiçoar sua tecnologia nuclear. As informações são da Associated Press.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: