segunda-feira, 12 de novembro de 2012

China apresentará avião não-tripulado nesta semana


A China apresentará nesta semana, em que também será escolhida a nova liderança do país, um novo avião não-tripulado em uma feira aeronáutica na província de Cantão, informou neste domingo o jornal South China Morning Post.

Segundo a publicação, o modelo Wing Loong, fabricado pela Corporação de Aviação Industrial Chinesa, quer concorrer com os aviões americanos e israelenses, únicos países a terem a tecnologia, com preços muito mais baixos que os adversários.
O jornal informa que a aeronave tem 1.100 kg, 9 metros de comprimento e 14 de largura, sendo parecido com o MQ-9 Reaper, de fabricação americana. O avião pode chegar a 5.300 metros de altitude e tem um alcance de 4.000 km.
Segundo o analista chinês Wong Dong, consultado pelo South China Morning Post, a aeronave custará cerca de US$1 milhão. Ele acredita no sucesso da nova invenção chinesa.
"À medida que o Wing Loong pode levar dois mísseis ar-terra, além de outras características dos UAV, como o tamanho pequeno e o fato de ser mais silencioso, dúzias de países, sobretudo os do terceiro mundo, terão um grande interesse em comprá-los", afirmou Wong.
No mesmo evento, é esperado que Pequim apresente também uma réplica de seu segundo caça, o J-31, que é uma réplica do F-35 americano, e foguetes de longo alcance, capazes de atingir alvos em um raio de 400 km.
Em setembro, a China anunciou que pretende usar os aviões não tripulados para a vigilância de águas territoriais, tentando cobrir todo o litoral até 2015. A operação acontece em meio à tensão com Japão e países do sudeste asiático pelo controle de algumas ilhas.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: