terça-feira, 21 de agosto de 2012

BID - Radar SABER M60 e COAAe foram destaques


A OrbiSAT, empresa da Embraer Defesa e Segurança, especializada em tecnologias complexas para radares de vigilância terrestre, antiaérea e de sensoriamento remoto, participou da primeira Mostra BID-Brasil, realizada em Brasília (DF), com a participação de 70 empresas brasileiras do setor.

Um dos destaques da Mostra, a OrbiSAT irá expor dois importantes sistemas de patrulhamento e vigilância, que demonstraram grande eficiência durante a Rio+20. Operando durante a Conferência das Nações Unidade Sobre Desenvolvimento Sustentável, o Exército Brasileiro, pode verificar a eficiência do COAAe (Centro de Operações de Artilharia Antiaérea) e do radar SABER M60. Os dois equipamentos, que operam em conjunto, são fortes apostas para atuar dentro dos projetos que serão contemplados pelo governo na área de Defesa.  A OrbiSAT espera que os sistemas também possam atender eventos como a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos, de 2016.

O COAAe, desenvolvido pela OrbiSat, em parceria com o CTEx (Centro Tecnológico do Exército) e a RF COM, foi projetado para receber os dados obtidos pelo radar SABER M60 e pelos Postos de Vigilância, integrá-los e transmiti-los para os operadores e para as Unidades de Tiro, dando suporte na tomada de decisões. O sistema opera embarcado em uma cabine especialmente desenvolvida e integrada a uma viatura, também de fabricação nacional.

Sem similares no mercado brasileiro, o COAAe pode ser utilizado para coordenação da defesa de tropas e instalações militares, em situações de combate. Já em grandes eventos, como a Copa e as Olimpíadas, o COAAe funciona como uma base para o comando e controle das informações enviadas pelo radar SABER M60, informando, em tempo real, toda a movimentação aérea em um raio de 60 quilômetros.

O COAAe foi projetado par a agregar valor à usabilidade do SABER M60, permitindo que fossem extraídas mais possibilidades de todo o sistema. A OrbiSat é a primeira empresa a desenvolver tal tecnologia no Brasil. Isso a coloca entre as principais empresas do mundo a atuarem no setor de defesa nacional. Além disso, o COAAe atende as necessidades do Exército Brasileiro, sem requerer adaptações aos padrões já adotados.

Sobre o SABER M60

O radar SABER M60 permite rastrear alvos em um raio de até 60 quilômetros e a uma altitude de até cinco mil metros, transmitindo as informações em tempo real a um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea. O sistema auxilia de forma eficaz na proteção de pontos e áreas sensíveis como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes como a Copa do Mundo de 2014. Com isso, o Brasil passa a dominar uma tecnologia estratégica para defesa e segurança, contribuindo para soberania do País.

Por ser móvel e de baixo peso, pode ser facilmente transportado para qualquer local do território nacional ou empregado em missões de paz no exterior. Sua instalação para entrar em operação pode ser feita em menos de 15 minutos e por apenas três pessoas. Outro ponto importante é que o radar pode ser integrado a sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos.
Sobre a OrbiSat

A OrbiSat é uma empresa privada, 100% nacional,  especializada em sensoriamento remoto e radares para vigilância aérea e terrestre. A empresa integra a Embraer Defesa e Segurança. Com unidades em São José dos Campos e Campinas, a OrbiSat conta com 200 colaboradores especializados nas mais diversas áreas.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG  .defesanet

Nenhum comentário: